quinta-feira, 28 de abril de 2016

Verdade(s)

       O que é a verdade?  Somos capazes de  encontrar, reconhecer, apreender e comunicá-la? O que há de fundamental na existência e que a ela dá sentido? Essas e outras perguntas perseguem a filosofia desde seus primórdios. Atrevo-me a dizer que  a filosofia não existiria sem esses questionamentos.
       Esse documentário, que sugiro abaixo, tenta debater esse tema de forma introdutória, mas passando pelos principais pontos que tangem o assunto. Verdade e mentira, verdade e visão religiosa de mundo, verdade e filosofia, verdade e linguagem, verdade e poder... Deem uma olhada e exponham suas opiniões!

     

59 comentários:

  1. Guilherme Vitor da silva / 9-2 / colégio providência:

    Em minha opinião, a verdade, que distingui o verdadeiro do falso, existe, mas só quem tem o poder terá a verdade e que todas as "verdades" que temos em nosso mundo não são totalmente verdade, pois o ser humano que cria a verdade no mundo materialista. talvez o que vivemos também possivelmente é mentira e que nunca vamos encontrar a verdade enquanto estivermos vivos. Uma das coisas que sabemos sobre a verdade que ela tem que haver provas para ser verdade, já para os filósofos há quatro tipos de verdade e algumas são mutáveis e outras imutáveis. O mais importante sobre verdade é a sua existência, pois não tem como afirmar que ela não existe, pois quando se afirma algo está automaticamente falando uma verdade . pode se concluir que a verdade é algo difícil de se encontrar e que o ser humano sempre vai procura-la, ela pode ser mudada no mundo em que vivemos, mas não no mundo "verdadeiro", e também ninguém sabe onde está a verdade só quem possui o "poder".

    ResponderExcluir
  2. O ser humano passa sua vida toda em busca da verdade e procurando maneiras de encontrá-la. No nosso dia a dia nos deparamos com inúmeras coisas que para nós é a verdade, mas Platão, por exemplo, fala sobre o mundo em que vivemos e o fato de ser mera aparência, a “verdade verdadeira” se encontra no mundo das idéias onde tudo é imutável, imortal e perfeito. Já para Santo Agostinho, a verdade só pode ser buscada em Deus e é Deus. A verdade é diferente da certeza porque a certeza pode ser mudada como no caso da ciência. No final do vídeo percebemos que fomos enganados o tempo todo porque aqueles depoimentos eram de atrizes e o que relatavam não era sua vida real, mas sim algo inventado e seguido por roteiro. Podemos concluir, então, que na maioria das vezes corremos o risco de ser enganados por algo que sempre acreditamos ser a verdade. A verdade é algo que não muda que não nos causa dúvida, mas que é movida pela dúvida. Gostei do documentário e achei muito interessante o modo como foi explicado o tema da verdade.
    Fernanda Ribeiro. 9°2- Colégio Providência

    ResponderExcluir
  3. Verdade para a filosofia tem uma grande importância se não a mais importante. Mas também é muito ampla essa ideia e por isso vários filósofos a discutem e formulam opiniões diferentes.
    As nossas aulas nos deu um grande conhecimento e capacidade de analisar e julgar coisas como verdadeiras ou falsas. Mas ao mesmo tempo, não existe uma regra para classificar as coisas como verdadeiras, pois há vários tipos de verdade, como a Aletheia (descobrimento/imutável), a Emunah (consenso/mutável), a Véritas (verdade linguística e lógica/mutável) e a Pragmática (científica/mutável).
    É interessante também saber que as verdades mudam de filósofo para filósofo, como exemplo São Tomás de Aquino que acredita que a verdade é Deus e Descartes, que acredita que devemos duvidar de tudo para alcançar a verdade.
    Até hoje nos perguntamos o que é verdade e as respostas são distintas. Mas como dito anteriormente não existem uma só verdade, depende muito do que você acredita. Muito acreditam no Empirismo (defendido por David Hume), que diz que a origem do conhecimento deve ser comprovada através de experimentos. Já outros acreditam no Racionalismo (defendido por Descartes), que diz que a origem do conhecimento é a razão.
    Gosto bastantes desse estudo e acho legal o fato de serem trabalhados diversos pontos de vista.

    Colégio Providência
    Maria Angélica Santos Teixeira
    9º ano 2

    ResponderExcluir
  4. Observando o vídeo pude analisar que haviam pessoas que estavam sendo entrevistadas sendo elas pessoas que fazem, estudam, ou se divertem com o teatro, tendo como tema a verdade veritas, apresentando as ideias de especialistas e de filósofos do passado, além de analisarem o conceito de verdade e de mentira. Também pude crer que o vídeo me provocou uma verdade emunah por ter chegado pelo vídeo um consenso entre as explicações dos especialistas e a minha ideia sobre o que e verdade e o que não é. Pude perceber também que nenhum sufista estava preocupado em saber o que e verdade porque eles diziam o que quisessem o que não ajudaria ninguém e nem traria conhecimento ao contrário dos filósofos que tratavam como sua tarefa trabalhar em busca do discurso que expusesse a verdade, algo que fosse além do que falavam. Conclusão a verdade só foi ser supervalorizada quando implantada na religião, sendo alguns adeptos da filosofia materialista tendo como ideia de que a verdade absoluta não existe, por mais que pressuponha uma verdade assim obtendo uma contradição. Atila Henrique

    ResponderExcluir
  5. Pude concluir a partir do documentário e das aulas estudadas que cada filósofo tem sua maneira de expressar e dizer “O QUE É A VERDADE” .Cada um entende e acredita a partir de sua forma o que melhor define a VERDADE.Também pude descobrir que existem várias formas de saber se a pessoa está mentindo ou falando a verdade através dos gestos,expressões,etc.
    Se alguém no caso me perguntasse O QUE É A VERDADE eu não conseguiria responder, e provavelmente diria que a verdade é Deus.
    Muitas vezes pessoas nos dizem algo e nós acabamos acreditando (aceitando) como verdade sem realmente conhecê-la,não nos preocupamos em procurar,descobrir a verdade.Deixamos passar batido.
    Achei muito interessante o documentário e também as aulas que tivemos sobre as verdades,assim me deixou com mais curiosidades sobre a matéria e me fez pensar ainda mais sobre O QUE A VERDADE .Acho também que podíamos ter mais aulas como a que tivemos para descobrirmos o que outros filósofos acham a respeito e o que sabem sobre a VERDADE.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é sinceridade, verdadeiro e ausência de mentira. Só somos capazes quando estudamos e acreditamos em que os filósofos estão corretos em sua forma de pensar o fundamento de tudo sobre a verdade é suas verdades diferentes (aletheia ,emunah ,pragmática e véritas) para que haja a filosofia é necessário haver questionamento e,opiniões contrárias. A filosofia foi criada para termos dúvida de tudo e até de nossa existência ou por exemplo se estamos dormindo ou acordado.
    A filosofia aletheia é o descobrimento, a véritas é verdade linguística e lógica , emunah é consensual e pramática é científica essas erão uma das verdades usadas pelos filósofos.
    A filosofia nem todos compreendem seu propósito, a verdade sempre é bom saber, muitas vezes é melhor saber pela pessoa do que por outras que não tem nada a ver com o assunto.
    A verdade da filosofia não tem a ver com religião(independente qual seja) a não ser que você julgue relacionada .Esses tipos de verdades podem ser relacionadas com qualquer tipo de coisa como por exemplo um filme, novela etc .
    Vitoria Marques Araújo,Colégio Providência,9ano2

    ResponderExcluir
  7. Colégio Providência
    Aluna: Cecilia Ferreira
    Ano: 9°2
    O que é a verdade? Somos capazes de encontrar, reconhecer, apreender e comunicá-la? O que há de fundamental na existência e que a ela dá sentido? Bom, após ver o vídeo, que cita a frase: ´´ A verdade é pura e raramente é simples´´, nos movemos em busca da verdade, analisando-a de diversos pontos ela é essência, é um desejo.
    Para Francis Bacon, ´´ A dúvida: a escola da verdade´´, sem a dúvida não haveria, questionamento, assim, a filosofia não existiria, pois, os filósofos não haveriam um meio de combater uns aos outros com o diálogo.
    Para Platão, ´´ São filósofos verdadeiros aqueles que gostam de comtemplar a verdade´´, assim que a descobrimos, ela se tornou objeto de poder, que era muito valorizada na religião, sendo assim, quem a tinha ganhava seguidores e se tornava importante.
    Nietzsche, acreditava: ´´ Não há outro critério da verdade senão o crescimento do sentimento do poder´´.
    ´´´O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são, das coisas que não são, enquanto não são´´, para Protágoras, a verdade era material, estava acima de nós, servindo como um modelo para imitá-la.
    ´´Para pesquisar a verdade é preciso duvidar, quanto seja possível de todas as coisas, uma vez na vida´´, René Descartes, a dúvida é ponto culminante da verdade, pois quando se dúvida, se tem a verdade, através da pesquisa.
    ´´ Não há fatos apenas interpretações. ´´ Nietzsche, a ciência não há fundamentos, por poder ser mudada, assim, como a certeza não é certa, por não ser a verdade.
    Cada filosofo, tinha a verdade para si de uma maneira, basta a nos escolhermos em qual verdade acreditar.

    ResponderExcluir
  8. Ao assistir o documentário percebi a importância do termo verdade para a filosofia e também para a minha vida.
    Ouvindo os entrevistados pude aprender mais sobre temas importantes como a verdade, mentira e verdade e poder. Aprendi também a diferença entre a filosofia espiritualista e a materialista.
    Acho mais interessante o modo de pensar da filosofia espiritualista, de Platão, onde o homem descobre a verdade (Aletheia). Ela existe apesar do ser humano. Ao contrário da materialista, que só acredita na existência matéria, onde o homem cria a verdade.
    Penso também que a verdade não é absoluta. Ela pode ser questionada. O que é verdadeiro hoje pode não ser no futuro. Mas, devemos estar sempre a sua procura.
    Ana Carolina Barbosa dos Santos - 9º ano 2 - Colégio Providência

    ResponderExcluir
  9. A verdade é algo essencial para a filosofia e para existência humana, temos o desejo de encontrá-la.
    No vídeo fala que “Não existiria filosofia, por exemplo, se não existisse o problema da verdade”,todos na filosofia são preocupados com a verdade por que como disse é essencial para a filosofia. Verdade é uma coisa absoluta e o falso é algo absolutamente ao contrário e a mentira é um falso proposital.
    A verdade começa a ser valorizada na religião, aqueles que afirmam que Deus existe.
    “O homem é a medida de todas as coisas, das coisas que são, enquanto são das coisas que não são enquanto são” Protágoras
    Protágoras quis dizer com essa frase que a verdade é produzida pela mente do homem a mente humana, diferente de Platão que fala que a verdade não está aqui onde vivemos ela está no tão falado, para ele, Mundo das ideias onde tudo é imutável e perfeito, diferente daqui, que para ele, é mutável e não perfeito. Para Platão a “eternidade da ideia” é a verdade.
    A ciência não pode ser considerada “literalmente” uma verdade por que a qualquer momento ela pode mudar então a ciência não nos dá a verdade por completo.
    Enfim, no final o que vamos descobrir é que sempre há outras possibilidades de verdade.

    ResponderExcluir
  10. O homem é um universo em si. Cada homem é um mundo. Pensamentos, vontades, direcionamento, tudo isto varia de homem para homem. O maior mistério da vida é para onde vamos? Porque estamos aqui e, principalmente, quem somos? Não tem uma resposta exata, única, um mesmo roteiro para todos. Ao mesmo tempo, que buscamos entender a vida, buscamos entender a nós mesmos.
    Conheça-te a te mesmo conforme disse Sócrates. Talvez o homem mais sábio da humanidade. Sócrates também dizia só sei que nada sei, referindo-se ao conhecimento do nosso mundo exterior. Então ele concluía que nada sabemos a respeito de nós mesmos e do mundo que nos cerca.
    A busca pela felicidade é a motivação pelo qual estamos aqui e, esta busca passa pelo conhecimento interno e externo de cada um. O que faz feliz, o que é necessário, varia de pessoa para pessoa. Em geral, trata-se de estar bem consigo mesmo, completa, plena, realizada, na dimensão mental e espiritual, para estar, em seguida, ficar bem com as outras pessoas. Consegue-se isto com amor, família, esporte, meditação, religião, etc. são vários os caminhos, porém todos eles levam à felicidade.

    ResponderExcluir
  11. O documentário “VERITAS” em comparação com a matéria filosofia que estamos estudando tem uma aparente relação, quando os estudiosos da filosofia relatam conceitos de verdade, ou seja, cada um com seus discursos. Assim cada qual seguindo uma vertente, uma maneira de conhecer e encarar a verdade, seja através do DOGMATISMO, que afirma a verdade como um conhecimento, uma certeza absoluta ,segura e universal. O CETICISMO afirmando que a verdade pode sofrer mudança, não é algo constante. Enquanto que o RELATIVISMO abrange a verdade de maneira mais ampla, afirmando que cada indivíduo tem a sua verdade e para as quais decisões só podem ser tomadas juntas, colocando em análise os diversos pontos de vista.
    Porém, na concepção latina VÉRITAS que significa verdade, que expressa a exatidão precisa nos fatos que contamos, a qual vai determinar se fato esse é verdadeiro ou falso.
    Já na concepção hebraica (EMUNAH) a verdade está baseada na confiança, algo mais espiritual que move esta concepção ( CRENÇA E FÉ). Nós os seres humanos teremos que cumprir o prometido, fatos que ainda virão a acontecer, pois, o contrário estaríamos traindo a Deus. Para a concepção (ALÈTHEIA) a verdade está nos fatos que realmente aconteceram, tais como se deram, como são relatados, como se manifestam agora ao nosso espírito.
    Portanto, este documentário é muito expressivo e instigante fazendo-nos repensar, refletir a verdade através das falas dos estudiosos da filosofia, sobre o que é verdade em diferentes concepções e vertentes.
    Assim, a verdade apresenta-se complexa, talvez impossível percebê-la dentro da nossa limitada racionalização. Estamos sempre em busca da verdade, mesmo porque cada estudioso, cada pensador têm suas opiniões, maneiras e a própria realidade histórica que os levam a formular seus conceitos de verdade.
    Ao final concluímos que estamos numa busca inconsciente e incessante da verdade. Percorrer este caminho é que o torna interessante, pois percebemos que cada um de nós têm o livre arbítrio de conceber o conceito de verdade, seja qual for ela, não deixará de ser a nossa “VERDADE”.
    João Pedro - 9º1

    ResponderExcluir
  12. Afinal o que é a Verdade? Como nós conhecemos a Verdade?
    O ser humano só conhece uma parte da verdade. A verdade está em constante mudança.
    Existem 4 tipos de verdade: Aletheia: é um descobrimento imutável, é descoberto através das coisas; Véritas: é lingüística e lógica, mutável de acordo com o contexto; Emunah, consenso mutável e decidido por um determinado grupo; Pragmática, é científica, experimental de acordo com as experiências.
    Para Tomás de Aquino a Verdade é Deus, e o ser humano é o ser mais próximo da verdade, ou seja, mais próximo de Deus. Quanto mais próximo de Deus mais verdadeiro, quanto mais longe, menos verdadeiro. As coisas são verdadeiras porque refletem Deus.
    Para Descartes a Verdade deve ser clara e distinta, a dúvida nos ajuda a chegar à verdade, os nossos sentidos nos enganam e não nos ajudam a chegar à verdade. Para Descartes Deus é uma idéia inata, então é a verdade.
    David Hume era meio que “Cético”, para ele não há como determinar e conhecer uma verdade que seja absoluta e imutável. A impressão é uma verdade imediata, já que a sensação é honesta com o indivíduo e as idéias são verdades não comprovadas.

    ResponderExcluir
  13. “Não existiria filosofia sem o problema da verdade”. A verdade é fundamental para a vida de todos. Sempre ficaremos na dúvida “o que é realmente verdade ?”. Algumas jamais saberemos de fato. A verdade depende, muitas vezes, do ponto de vista de cada um. Em outros casos, é única. É essencial para não vivermos em uma ilusão, muitas vezes pode ser ruim para nós, pode ser triste, nos dar raiva, enfim... A verdade é valorizada em todas as áreas. Para muitos não existe verdade absoluta, ou seja, é impossível encontrá-la de fato.
    Marina Moreira

    ResponderExcluir
  14. O documentário fala do tema (o que é a verdade?) é um tema no qual revela muitas opiniões de diferentes filósofos como duas opiniões diferentes uma da outra que é o lado da matéria e o lado religioso onde uma pessoa que vai a igreja iria falar se você perguntasse a ela o que é verdade ela responderia que a verdade está em Deus que quanto mais você o conhece mais você saberá a verdade já uma pessoa materialista responderia que não existi a verdade e que a verdade é algo que a mente humana cria para verdade está tanto em nosso dia a dia quanto no nosso cotidiano pois sem ela vá só estará conhecendo o lado ruim que é o lado das mentiras da falsidade onde a verdade não é revelada
    Devesse então sempre buscara a verdade dependendo em que acredite busque a verdade como em Deus assim saberá mais a verdade e também a pergunta (o que é a verdade?) e não terá mais dúvida desse assunto onde é falido desde os filósofos da antiguidade onde falava sobre a verdade tanto quanto hoje em dia
    Uma verdade interpelante é a verdade de Platão onde ele acredita que a verdade está no mundo das ideias onde tudo o que tem lá é verdade que é um mundo perfeito e que o mundo falso é o mundo onde nós vivemos

    PEDRO HENRIQUE /9 ANO 2 / COLEGIO PROVIDENCIA

    ResponderExcluir
  15. Bruno Henrique Ferreira 9ano 1

    O documentário fala sobre as verdades é como elas eram baseadas em filósofos ou em teorias , mas ele também fala sobre como a verdade é vista para determinados grupos de pessoas dependendo da situação em que o fato ocorreu é assim relacionando-se com a verdade EMHUNA ,mas também fala sobre as outras verdades e as como a aleteia que também esta relacionada com o documentário pois fala muitas vezes de verdades prontas em que o homem se baseia para criar novas verdades . O documentário além de todas as verdades que já citei também fala sobre a verdade pragmática que é a verdade cientifica baseada em experimentos e no documentário a varais pessoas que citam exemplos de situações que aconteceram com elas próprias , além disso ainda as situações citadas são fatos cotidianos que muitas vezes ocorrem no dia a dia de muitas pessoas .
    No geral o documentário fala sobre fatos que já ocorreram no passado é que ocorrem ate os dias de hoje , trata da realidade das verdades nos dias atuais .

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito deste documentário pois ele conta que a verdade pode ser considerada como um desejo, pois todos tentam encontrá-la. Podemos dizer que todos os filósofos buscam a verdade, e que muitos acreditam que a verdade se encontra em Deus.
    Alguns filósofos que não eram espiritualistas, ou seja que não acreditava em Deus; que não acreditavam em algo, eram chamados de materialistas. Como Protágoras que falava que o homem é a medida de todas as coisas, ou seja a verdade se encontra na mente humana.
    O documentário mostra também a mentira, que é uma falsidade imoral, ou seja ela é proposital. Em nosso dia a dia já podemos considerar que vivemos em uma mentira, como por exemplo: quando fazemos teatro, quando vemos um filme, quando lemos um livro. Pois acreditamos que aquela história que esta sendo contada é uma verdade. Mas que na verdade aquela história está em “outro mundo” ou seja, pode ser uma ficção. Pois aquilo é muito bem feito, encenado e que segue um roteiro que acaba nos passando uma ideia de realidade.
    Bernardo Pena e Carvalho.
    9°2.

    ResponderExcluir
  17. Aluno:Daniel Venâncio Ramos
    Série:9 ano 1
    Realmente a filosofia não existiria caso esses ''questionamentos'' não fossem propostos sobre ela.Uma questão bastante estudada na filosofia é a ''verdade''.O que seria a verdade?De acordo com o documento acima, a verdade é uma ''coisa'' linguística e lógica, mutável de acordo com o universo.
    Nós, que vivemos no século XXI, temos a tendência de crer que tudo que foi comprovado ou estudado pela ciência, pode conter o conceito de verdade, ou seja, temos a ideologia de que a ciência sempre fala a verdade, porém, tratando da verdade, ela pode ser ainda outra coisa.
    Relacionamos em sala de aula que o ser que possui a verdade, possui também poder, e uma das participantes do filme acima, diz isso e questiona, quem possui a verdade?Quem possui o poder? Ou seja, a verdade não passa de uma repetição de uma ideia, passando a ter um caráter de verdade, pelo fato de sempre se repetir, as pessoas acabam chamando de verdade.
    Mas a contradições, pois para cada pessoa, podemos encontrar um ''tipo de verdade'' diferente, como por exemplo um católico, que se para ele for dirigida uma pergunta sobre o que é a verdade, ele logo responderá que a verdade é Deus.Já para alguns filósofos ''céticos'' eles iriam dizer que a verdade não existe, porém, a ideia de que a verdade não existe, é uma frase que pressupõe uma verdade, ou seja, é uma frase que cai numa contradição.
    Outro fato interessante que vale ser ressaltado, é a seguinte frase citada por uma filósofa no vídeo acima:''A verdade não passa de uma repetição de uma ideia, passando a ter um caráter de verdade, pelo fato de sempre se repetir, as pessoas acabam chamando de verdade.''
    Então podemos concluir que no final de todo o processo de investigação, vamos descobrir que existe outras possibilidades, que aquilo que nós pensávamos anos atrás já não é mais o ‘’verdadeiro’’ nos dias de hoje e de que não é possível confiar 100% da ciência, apesar de sempre estar procurando conhecimento.Chegando então a conclusão de que a VERDADE é algo linguístico e lógico, mutável de acordo com o universo.

    ResponderExcluir
  18. O vídeo fala que a verdade é uma coisa principal na Filosofia sem a discussão sobre a verdade Filosofia não existe. Alguns dizem que a verdade não existe assim a ideia desta frase é uma verdade, muitas pessoas também falam que para você alcançar a verdade você precisa alcançar Deus, para a filosofia materialista o homem cria a verdade e não descobre com na outra filosofia. O filosofo Nietzsche disse que a verdade não passa de uma repetição de uma ideia que não pode ser negada pelo fato de ser muito repetido e de tanto ser repetido chamam de verdade, a certeza cientifica não pode ser considerada uma verdade, pois ela pode mudar durante o tempo e a verdade é uma coisa que sempre será a mesma, pois uma descoberta pode mudar toda a certeza, logo a verdade não pode ser tratada como uma certeza.A verdade nem sempre é uma verdade quando a ciência comprova isso, pois a qualquer hora isso que o cientista disse pode mudar e eles tentarem formular outra ‘’verdade’’ no lugar.A verdade é aquilo que é e a falsidade é aquilo que não é .A verdade que acreditávamos no passado agora pode não ser mais verdade.
    LUCAS GABRIEL DELGADO – 9° ANO 2

    ResponderExcluir
  19. O documentário véritas e sobre a verdade vista de varias maneiras diferentes por filósofos diferentes separando assim em doía grupos: da verdade materialista onde por exemplo o filosofo Protágoras afirma que a verdade e criada pela mente do ser humano. já na filosofia espiritualista o homem descobre a verdade.
    O documentário se torna muito interessante quando se esta estudando sobre o assunto abordado, que seria o meu caso, já que em sala de aula em específico nas aulas de filosofia a principal assunto discutido e sobre a verdade. Assim como no documentário, em sala de aula vimos muitas maneiras diferentes de como cada filosofo julga ser a verdade. Mesmo que exista uma verdade absoluta, não acreditaria se alguem se diregise a mim pra dizer que encontrou a verdade, pois assim como os filósofos materialistas, eu acredito na minha verdade, acredito no que e verdade para mim,sendo ela mutável ou nao.

    ResponderExcluir
  20. Colégio Providência Data: 07-02-2016
    Disciplina: Filosófia Série: 9º/1
    Professor(a): Bruno Nepomuceno Aluno: Pedro Henrique
    Este documentário mostra expõem certos pensamentos filosóficos sobre a verdade e sua relação com a filosofia. Sem a busca pela verdade, provavelmente a filosofia seria muito breve e sem conteúdo. Diversos filósofos pensaram em diversas teorias e hipóteses sobre '' O QUE É A VERDADE'' e como chegar até ela. Tales de Mileto associou a verdade com a religião, dizendo que Deus é a verdade, e tudo o que está ''próximo'' e tudo que é mais parecido com Ele, é verdadeiro. Nesse documentário, foi citado um pensamento de Nietzsche, que é ''Não há fatos, há interpretações''. Isso significa que o ser humano pode ter mais de uma teoria da verdade para o mesmo acontecimento. O homem é um ser que pensa e que pode ter diferentes pontos de vista (interpretações) do mesmo tema ou de uma teoria.
    A procura da verdade sempre foi um desafio para o homem, que, atualmente, tem base em seus conhecimentos na ciência experimental e na fé. Realmente, não se sabe qual caminho leva para a verdade, mas com certeza será a grande descoberta da raça humana.

    ResponderExcluir
  21. o video fala sobre a verdade veritas,No senso comum verdade é dizer o que se acredita de verdade, porque se viu com os próprios olhos ou se concluiu após sério esforço para conhecer as coisas tais como elas são, embora a filosofia afirme que não podemos conhecer em si mesmo qualquer coisa. Na concepção latina verdade é veritas significando exatidão, precisão, rigor do que se refere á linguagem como expressão de fatos acontecidos, a relatos ou enunciados que dizem as coisas ao os fatos tais como foram acontecidos.

    Se nos colocarmos pelo lado da concepção latina podemos observar que ela se afirma na capacidade dos seres humanos em descrever com precisão um acontecimento. Essa concepção depende muito da forma que os fatos são narrados. Nesse ponto a verdade como veritas se trata de descrever com detalhes o ocorrido no passado.Por isso gostei do video porque a mulher fala muito profundamente sobre a verdade veritas,o que é,e suas caracteristicas,gostei na parte que ela fala o que é verdade realmente.Conclui se que a verdade veritas significa exatidão,precisão e que se refere a uma linguagem.Joaohenrique/9ano2/colegioprovidencia

    ResponderExcluir
  22. No documentário se discute os variados tipos de verdade e em que cada uma se firma, temos as verdades criadas por um grupo de pessoas ou uma só pessoa, as descobertas, as consensuais e aqueles que alegam a inexistência da verdade, entretanto essa conclusão pode também ser considerada uma verdade.
    Creio que, nesse contexto vemos a verdade como algo mutável, pois depende muito das pessoas, o que é considerado verdade para aqueles que a dizem e para aqueles que ouvem e decidem se vão ou não aceita-la.
    Achei o documentário muito interessante, pois se encaixa com os temas estudados e reforça a matéria para que tenhamos melhor entendimento, percebe nele a relatividade da verdade e a opinião de cada um sobre o que é ela é e como encontra-la, pois cada ser cria para si uma verdade sobre variados assuntos e muitos, assim como os filósofos, tentam buscar uma verdade universal que se encaixe para todos, para mim, acho isso impossível, pois sempre haverá diferentes opiniões e diferentes formas de encarar a vida e tudo que acontece. Enfim, gostei muito do documentário e recomendo que assistam, pois nos leva a refletir sobre a verdade e como sua descoberta, ou não, e pontos de vista em relação a ela afetam nossa vida.
    Giovana Gomes 9° ano 1

    ResponderExcluir
  23. Esse documentário e muito interessante e informa bastante sobre o tema verdade , deu para entender mais sobre o tema da sala de aula aumentando meu conhecimento sobre a verdade, podemos ver também que verdade tem grande peso na sociedade, e que a verdade pode significar poder porque quem tem a verdade pode enganar os outros, e mostrado também que algo que ocorre varias vezes pode virar a verdade, no documentário vimos também que e possível perceber através das formas que as pessoas agem se elas estão mentindo sendo verdadeiros ou falsos, e que a certeza não e tão certa já que algum conhecimento que você diz ser verdadeiro pode mudar através de uma experiência, ser fruto de um engano ou mudar com o tempo, no documentário também e dito que a verdade e aquilo que e, vimos que a verdade e classificada em três tipos a verdade erro(âmbito moral), verdade falsidade(âmbito do conhecimento) e verdade e mentira (âmbito religioso), no documentário também mostra que a verdade que era a verdadeira a séculos passados não e a mesma nos dias de hoje e que a ciência nem sempre da verdade. Eu gostei bastante desse documentário porque nos ensina que a verdade esta sempre mudando e que uma coisa que e verdade agora não será verdade para sempre outro ponto que eu achei interessante neste documentário e o fato de que a verdade pode gerar poder.
    Kaique Souza Campos

    ResponderExcluir
  24. O documentário nos convida a pensar juntamente aos filósofos apresentados as teorias sobre o que é a verdade. Fica claro para nós que a Verdade não conseguirá ser alcançada, porque é impossível chegar até nós sem passar pelos nossos "filtros". Porém, conseguimos alcançar a verdade relativa. Há várias teorias sobre a verdade, como por exemplo a de Platão, que diz que há dois mundos: o das idéias e o sublunar que é a réplica dele. Há ainda uma teoria semelhante que diz que há dois de nós: nós mesmos e uma pessoa igual a nós além do buraco negro só que cada um pode ter profissões diferentes interessante né? Parece até inventado mais eu vi isso num documentário uma vez. Além dessa há muitas outras, e todas elas questionam o que é a verdade e isso inclui o depois da morte, se é que há um depois. Mas porque nós perguntamos isso? O ser humano é curioso por natureza, ele quer sempre ter o controle de tudo, dependendo do grau dessa curiosidade a pessoa pensa mais, ou menos sobre isso, alguns simplesmente ignoram, já outros praticamente se corroem de curiosidade. Bem, acho que só resta esperar pra ver, mas eu deixo uma pergunta no ar: se é que a Verdade existe, um dia poderemos conhecê-la? �� __Maria de Lourdes L. R. de Sousa

    ResponderExcluir
  25. Partindo do nome do documentário, ou seja, Véritas temos um principio de verdade que é logica e linguística que nos leva a saber que é um documentário que nos fala facilmente o que entender. Durante todo o documentário somos guiados por várias pessoas que tem sua função, e durante tudo (ao meu ver), somos enganados pelas mulheres que contam sua vida, já outras personagens nos dão dicas de que elas estão mentindo, como o psicologo que nos fala como identificar isto,e então percebemos que estão mentindo.
    Em minha opinião o documentário relata que " desde o passado as verdades veem mudando, pois os mesmos desejos do passado não são iguais ao do presente" e eu acho esta afirmação um pouco invalida pois como eles também falam que o homem é a medida de tudo, então porque a verdade mudaria? pois de acordo com meu pensamento desde o passado até o presente a verdade mudou pois alguns eram materialistas e outros espiritualista, mas o único elemento que não mudou é o homem então por isso muitos falam que o homem é a verdade, e por isso a afirmação "o homem é a medida de tudo"
    Este Documentário serviu para mim, para identificar a verdade da mentira e saber certas classificações, uma delas é a verdade da religião, temos varias verdades e na religião esta e por si só é Deus, mas esta verdade muda de filosofo pra filosofo, de religioso para religioso, cada um tem sua afirmativa diferente.
    Por tanto aprovo algumas partes do documentário e outras n concordo muito mas como disse, isso varia de opinião à opinião.

    ResponderExcluir
  26. Partir do documentário de véritas pode concluir que verdade é considerada um desejo, algo que gostaria de encontrar, sem a filosofia não existiria a verdade.
    havia filosofia espiritualista e havia também a filosofia de pilatos que era a materialista, quando ela é valorizada quando esta em religião que é como perguntar se Deus existe que logo a pessoa diria que sim que isso seria uma verdade em sentido que todo mundo deveria acreditar. A filosofia materialista diz que não existe a verdade, porem ela estaria afirmando algo sendo assim isto seria uma verdade.
    Sendo assim o dono da verdade a verdade seria um poder quem é dono da verdade é dono do poder ''não a outro critério de verdade senão o crescimento de poder.'' Nietzsche. Sofistas não se preocupavam com a verdade e falavam oque quisessem aleatoriamente, e filósofos diziam que eles deveriam falar trabalhar no discurso verdadeiro ''são filósofos verdadeiros aqueles que gostam de contemplar a verdade'' Platão.

    Vinícius Bryan Teixeira Souza 9º1

    ResponderExcluir
  27. Aluna: Alice Guimarães Série: 8°ano 81
    Eu achei o vídeo muito bom, me fez pensar se o que eu realmente considero a felicidade é “correto”. O vídeo mostra diferentes opiniões e diferentes situações sobre a felicidade, nos fazendo enxergar diferentes opiniões e nos dando a oportunidade de mudar a nossa forma de enxergar a felicidade. Depois de assistir eu mudei um pouco da minha opinião e maneira de enxergar as coisas.

    ResponderExcluir
  28. Este documentário discute praticamente sobre o que é a verdade, através da religião, filosofia, artes, etc.
    Na religião, a verdade seria Deus, aquele que criou tudo e todos, o ser onipotente e quem seria a resposta de toda as perguntas.
    A verdade criou a filosofia, pois um dos principais motivos da filosofia é a procura da verdade, o que é a verdade, se existe ou não a verdade.
    A filosofia é muito dividido, pois cada um tem seu próprio conceito de verdade, o que é a verdade para eles podem não ser a verdade para outros e acaba tendo uma disputa, discussão entre eles para saberem quem está certo ou errado. Um exemplo disso seria os adeptos materialistas, que acreditam na não existência da verdade, mas isso acaba caindo em um paradoxo, pois eles estariam acreditando em uma verdade, o que não existe a verdade.
    A verdade pode também ser utilizada como um poder, pois se alguém concorda com a verdade que eu acho, essa pessoa começa a me seguir, assim, eu tenho um ''poder'' sobre ela.
    A verdade para alguns, como os materialistas, é produzida pelos homens, pela mente humana.
    Este documentário fala sobre vários filósofos e o que era a verdade para eles, como o Protágoras, Platão, Santo agostinho, etc.

    Ricardo
    9º1

    ResponderExcluir
  29. Achei o documentário de véritas bem interessante , pois com ele aprendi um pouco mais sobre o que é a verdade e a mentira e como as outras pessoas à descrevem , como a Vanessa , que em seu pensamento , a verdade é um desejo , algo que gostaria de encontrar mas a vive , já o professor Antônio Marchionni , a verdade era uma pergunta " famosa " que Pilátos colocou a Jesus Cristo , mas Jesus não respondeu porque havia uma filosofia espiritualista , que era a de Jesus Cristo e a Filosofia de Pilátos , que poderia dizer que é uma filosofia Materialista . A verdade começa a ser super valorizada na religião , que afirma que Deus existe e com um sentido de que todo mundo devia acreditar . Então é isso a meu comentário.
    Marina Fernandes / 9 ano 2 / número 24

    ResponderExcluir
  30. O que é a verdade? Essa é a pergunta que move a vida humana, que aguça a curiosidade e nos faz querer, cada vez mais, buscar-lá,porém, na minha opinião, verdade um conceito que nós criamos, mas ela não existe, pois não pode ser tomada por completa e ela varia de pessoa para pessoa, pois nós tornamos como verdade aquilo que condiz com o que pensamos e com que vivemos.
    Para alguns filósofos, a verdade pode ser encontrada nas coisas,e para outros, ela não existe. "Não há fatos, apenas percepções" - Nietzsche. Essa seria a frase que mais condiz com o que eu penso, pois, pra mim, a verdade não existe, mas nós criamos esse conceito para representar aquilo que nós dizemos que são os fatos, aquilo que é verdade para nós mesmos para ter algo em que acreditar.
    A verdade move o mundo, pois ela nos faz querer saber investigar, cada vez mais, o por quê de nossa existência, se realmente existem criaturas perfeitas e divinas, etc. A verdade faz com que o ser humano pensa e se questione o por quê, ela cria uma das coisas mais fundamentais da vida, que sem ela, nós não seríamos nada; a dúvida.

    Laura Condé Figueiredo, 9° ano 2.

    ResponderExcluir
  31. A verdade, Para o meio materialista, é algo que é mutável, coisas que antigamente a ciência apontava como certas, atualmente são vistas como erros científicos (Posteriormente podem ser novamente vistos como verdade) . Os materialistas também falam que a verdade é algo de criação humana. Nietzsche via a verdade como uma mentira repetida diversas vezes. Já Platão via a verdade de modo espiritualístico, para ele o mundo em que vivemos é um mundo falso, o mundo da verdade seria o mundo das ideias. O conceito de verdade muda de filosofo para filosofo (E de pessoa para pessoa) A especie humana é biologicamente fadada a dividir as coisas. O bem do mal, a verdade da mentira, por exemplo. A verdade muda de cultura para cultura, assim como a moralidade. ( A verdade influência o que irá ser ou não moral para certa cultura) Alias, boa parte das guerras foram/são causadas pelas diferentes noções de moralidade de culturas diferentes. Por isso antes de expormos algo como verdadeiro deveríamos antes passar por um consenso, debates e testes.

    ResponderExcluir
  32. O documentário é muito bom, pois ele mostra a verdade de vários “ângulos” e o que ela representava para vários filósofos, como Platão, Protágoras e Nietzsche. A filosofia de Nietzsche me chamou muito a atenção, pois ele diz que a verdade não passa de uma repetição de uma ideia que, de tão repetida, passa a ter o caráter de não ser negado e se torna verdade, o que faz muito sentido. Para exemplificar o que Nietzsche diz, o documentário usa a ciência, pois ela comprova muitos fatos como verdadeiros, mas pode ser que um dia haja algo que torne falso aquele fato comprovado, ou seja, aquilo que um dia foi considerado verdade pode deixar de ser, mas foi tão dito que era verdade, que viemos a crer naquilo. A forma de o documentário explicar o tema abordado, que era a verdade, foi muito boa, dando exemplos e trazendo vários filósofos para explicar o que é a verdade. As partes que mostram as atrizes também foram uma boa forma de explicar, pois não sabemos se tudo o que elas disseram era verdade ou apenas representação. Gostei muito do documentário e aprendi muito com ele sobre a verdade.

    ResponderExcluir
  33. O documentário fala sobre verdades, inclusive a verdade Véritas, que é a verdade do linguística e lógica, imutável de acordo com o contexto. No mesmo, as pessoas não conseguem descrever o que é a verdade em si, mas sim, que quem a tem é poderoso e sábio e de nada precisa.
    As pessoas creem na verdade delas, que é fazer treato e etc, a verdade dos pais não significa nada pra elas, não é o que elas querem. Cada uma tem uma verdade diferente, gosta de algo diferente, chocolate, batata, mas isso não as faz de falsas.
    A verdade é uma coisa que nínguem conseguiu descrever e nem descobrir por inteiro, até hoje. Os religiosos diriam que a verdade é Deus, mas não sabemos.
    Cada uma das pessoas entrevistadas tem medo de algo por não saberem a verdade, não saberem o que vai acontecer depois.
    O fundamento da ciência é a verdade, por exemplo, nos experimentos não deixam entrar a religião, a crença, mas a verdade entra, eles procuram, pesquisam. Mas, no entanto, o fundamento da verdade não é a ciência. A ciência não nos dá a verdade por completo.
    Nada com que tratamos como científico é nescessariamente a certeza, e a certeza não é a verdade, é um paradigma provisório que pode ser mudado com novas descobertas que a contradizem.
    O documentário mostra os diferentes tipos de verdades, as diferentes opiniões das pessoas. O mesmo é muito completo e tem vários aspectos filosóficos.
    ‘’A verdade é aquilo que é. A falsidade é aquilo que não é. A mentira é uma falsidade proposital’’.

    ResponderExcluir
  34. O documentário fala sobre verdades, inclusive a verdade Véritas, que é a verdade do linguística e lógica, imutável de acordo com o contexto. No mesmo, as pessoas não conseguem descrever o que é a verdade em si, mas sim, que quem a tem é poderoso e sábio e de nada precisa.
    As pessoas creem na verdade delas, que é fazer treato e etc, a verdade dos pais não significa nada pra elas, não é o que elas querem. Cada uma tem uma verdade diferente, gosta de algo diferente, chocolate, batata, mas isso não as faz de falsas.
    A verdade é uma coisa que nínguem conseguiu descrever e nem descobrir por inteiro, até hoje. Os religiosos diriam que a verdade é Deus, mas não sabemos.
    Cada uma das pessoas entrevistadas tem medo de algo por não saberem a verdade, não saberem o que vai acontecer depois.
    O fundamento da ciência é a verdade, por exemplo, nos experimentos não deixam entrar a religião, a crença, mas a verdade entra, eles procuram, pesquisam. Mas, no entanto, o fundamento da verdade não é a ciência. A ciência não nos dá a verdade por completo.
    Nada com que tratamos como científico é nescessariamente a certeza, e a certeza não é a verdade, é um paradigma provisório que pode ser mudado com novas descobertas que a contradizem.
    O documentário mostra os diferentes tipos de verdades, as diferentes opiniões das pessoas. O mesmo é muito completo e tem vários aspectos filosóficos.
    ‘’A verdade é aquilo que é. A falsidade é aquilo que não é. A mentira é uma falsidade proposital’’.

    ResponderExcluir
  35. Véritas é uma verdade que é mutável pelo mundo,qualquer pessoa pode criar sua verdade e fazer com que a outra pessoa acredite.Um exemplo que resume o que eu disse são os Sofistas,no qual seus principais “adversários” eram Platão e Áristóleles.Os sofistas eram pessoas que ensinavam a argumentar sobre qualquer tema,e mesmo que os argumentos estivessem errados,eles não se preocupavam muito com isso,e sim se preocupavam em vencer as dicussões na qual se envolveram.A Véritas também pode atuar na visão religiosa no mundo.Uma pessoa qualquer pode “inventar” uma nova religião,um novo ídolo para ele seguir e adorar,e pode mostrar as pessoas isso.Cabe a pessoa se ela quer acreditar ou não no que ele criou.A verdade é uma afirmação do que é correto,até quando eu digo a frase “a verdade não existe”,eu estou dizendo uma verdade.A verdade pode ser também relativa,como por exemplo,se eu digo “foi comprovado por cientistas que a terra é redonda”,isso pode ser para um uma verdade e para outro pode ser uma mentira.Resumindo,a véritas é uma verdade que pode ser mutável por qualquer um e a pessoa decide se ela quer acreditar ou não.

    ResponderExcluir
  36. A verdade é um tema muito discutido pelos filósofos de atualmente e os de antigamente também. Isso acontece por este ser um assunto muito complexo e ter várias formas de ser abordada. A definição de verdade para os filósofos é a essência das coisas.
    Existem quatro tipos de verdade na Filosofia: 1°-Aletheia que é por meio do descobrimento, ou seja, a verdade já está lá basta “descobri-la” e é imutável, 2°-Verdade linguística e lógica, ou seja, por meio do discurso e é mutável, 3°-Emunah que é por meio do consenso, ou seja, a verdade que as pessoas entram em um consenso sobre algo e é mutável 4°-Pragmática que é a científica, ou seja, o que a ciência consegue provar que é “verdade” e é mutável.
    O filósofo Tomás de Aquino, por exemplo, acredita que Deus é a verdade já o filósofo David Hume acredita mais que a verdade é formada pelas sensações e impressões que já tivemos.
    Concluí-se que cada um tem a sua opinião, até mesmo na Filosofia, e acho que a verdade real nunca será descoberta, sempre será apenas hipóteses e suposições.
    Maria Júlia-9° ano 2

    ResponderExcluir
  37. A verdade é um tema muito discutido pelos filósofos de atualmente e os de antigamente também. Isso acontece por este ser um assunto muito complexo e ter várias formas de ser abordada. A definição de verdade para os filósofos é a essência das coisas.
    Existem quatro tipos de verdade na Filosofia: 1°-Aletheia que é por meio do descobrimento, ou seja, a verdade já está lá basta “descobri-la” e é imutável, 2°-Verdade linguística e lógica, ou seja, por meio do discurso e é mutável, 3°-Emunah que é por meio do consenso, ou seja, a verdade que as pessoas entram em um consenso sobre algo e é mutável 4°-Pragmática que é a científica, ou seja, o que a ciência consegue provar que é “verdade” e é mutável.
    O filósofo Tomás de Aquino, por exemplo, acredita que Deus é a verdade já o filósofo David Hume acredita mais que a verdade é formada pelas sensações e impressões que já tivemos.
    Concluí-se que cada um tem a sua opinião, até mesmo na Filosofia, e acho que a verdade real nunca será descoberta, sempre será apenas hipóteses e suposições.
    Maria Júlia-9° ano 2

    ResponderExcluir
  38. Colégio providência
    Disciplina: Filosofia 9ºano 1
    Professor: Bruno
    Aluno: João Otávio

    A verdade
    No mundo em que vivemos há vários conceitos da verdade, cada um tem a sua.
    Mas aquele que tem o melhor discurso terá mais pessoas ao lado de sua verdade.
    Cada um tem filosofias diferentes, para um pode ser verdade e para outra essa verdade é uma mentira,
    Como um ateu é um cristão, Para o cristão, Deus existe, mas já para o ateu Deus não existe, isso ocorre porque cada um tem um lado (um modo) de pensar.
    O cristão prova a existência de Deus de um modo, como os milagres que ele fez e pela fé.
    Agora o ateu já encontra um outro modo para justificar que Deus não existe, usando várias vezes a ciência.
    Esses dois exemplos são um dos mais disputados para impor a sua verdade.
    A verdade existe, pois àquele que afirma que não existe a verdade ele mesmo está impondo uma verdade.
    Quem é o dono da verdade é o dono do poder e quem é o dono do poder domina o outro. Assim é como por exemplo a política.
    No entanto, há varias verdades no ponto de vista de cada pessoa, e as pessoas sempre vai querer impor a sua verdade. E assim surge um ciclo de várias pessoas querendo colocar a sua verdade, seja como essa verdade for.

    ResponderExcluir
  39. Em minha opinião viemos para mundo cumprir uma missão, como um jogo, que Deus nos propôs,e nesse "jogo" tínhamos que amar de verdade e também ser feliz, feliz com o que nos completa de verdade e não com bens materiais, feliz em compartilhar sentimentos puros, de alma, com outras pessoas e não se entregar simplesmente para um objeto. Nessa vida temos que viver, viver nos entregando por inteiro para tudo que nos faz sentir bem, pois depois que passar só restará o arrependimento, por não ter feito aquilo que mais queria, por não ter sentido aquele frio na barriga. Não há explicação de quem somos nós, para que estamos aqui, e nem o por que. Simplesmente estamos, e sabemos que temos que curtir tudo o máximo possível! Dar valor sempre ao que temos e não ficar lamentando pelo que não tem por que as vezes aquilo que se tem te fará mais feliz, só que você não enxerga como deveria.E é feita disso a vida, escolhas, amor, dor, perdas e ganhas. Temos que estar sempre preparado e sabendo lidar com todo tipo de acontecimento, por que nunca sabemos o que está por vir, pode ser a morte, sim a tão temida morte, esse tabu que todos temem. Ela pode não ser o fim, mas sim um recomeço para todos nós.

    ResponderExcluir
  40. O vídeo fala exclusivamente a respeito da verdade na filosofia e aborda diferentes pontos de vistas em relação a essa verdade, o que é a verdade? Como podemos alcançá-la? Qual sua importância para a filosofia? Como diferenciar a verdade da mentira? Essa são algumas das perguntas em que o vídeo tenta falar e mostra diferentes ângulos de pessoas diferentes a respeito disso.
    Com o vídeo a partir das explicações das pessoas conseguimos aprender um pouco a respeito da filosofia, como por exemplo onde surgiu o tema da verdade na filosofia, como os sofistas conseguiam fazer com que tudo que eles diziam virasse uma verdade para as pessoas que os ouviam, e o que os filósofos, os verdadeiros “amigos” da verdade se sentiam a respeito daquilo, e como esse expressavam para proclamar essa verdade ao mundo. Para eles a verdade estava além do discurso, e existiam diferentes meios de transmiti-las, o que era diferente dos sofistas, que acreditavam que a verdade estava no discurso.
    No vídeo as pessoas fazem inúmeras comparações a respeito da verdade, além de mandar diferentes opiniões a respeito dela, como por exemplo a verdade de Jesus, que era uma verdade espirituosa e a verdade de Pilatos, que é uma verdade materialista, a partir disso podemos concluir que não existe apenas um tipo de verdade e sim muitos, só depende da personalidade da pessoa e em qual verdade ela vai decidir acreditar.
    Algo que também é retratado são os gestos que uma pessoa que está dizendo a verdade fala, ou seja, os gestos feitos quando se diz uma verdade são diferentes daqueles quando você diz uma mentira, eles comparam isso com a atuação.
    Bom se for falar cada exemplo do que o vídeo fala a respeito da verdade iria demorar muito, porem podemos concluir que o vídeo é muito informativo e define de uma for culta e clara para quem assiste o que ele quer informar.
    Algo muito interessante no vídeo são as frases dos grandes filósofos que aparecem, que tem como função de resumir o que aquelas pessoas disseram ou até mesmo completar isso.
    Arthur Souza Sales Cardoso
    9° ano 2

    ResponderExcluir
  41. O documentário fala sobre verdade, e o que, necessariamente, é a verdade? Tendo em vista o que o professor de filosofia Antonio Marchionni disse, verdade é aquilo que é. O documentário é bem interessante e pude perceber que o tema abordado (verdade) ficou bem claro. Particularmente, o que mais me chamou atenção foram as observações dos gestos que uma pessoa faz quando está mentindo, dada pelo psicólogo Sergio Dlah. Achei que o documentário não aprofundou nos tipos de verdades estudados em sala de aula, e sim, generalizou o tema já dito. Recomendo o documentário para pessoas que tem interesse em saber um pouco mais sobre o que é a verdade de acordo com a filosofia. Aprendi nesse documentário varias coisas, mas uma que gostei muito de aprender foi a diferença entre o falso e a mentira, dada pelo professor de filosofia Antonio Marchionni mencionado no inicio. A falsidade é aquilo que não é, já a mentira é uma falsidade imoral, ou seja, proposital. Também achei interessante que foram 3 ou mais pessoas expondo seus conhecimentos sobre verdade e fazendo com que as pessoas tenham um conhecimento mais expandido.
    - Sabrina Stephanny, Colégio Providência. 9º 2.

    ResponderExcluir
  42. O vídeo é comentários de alunos e professores sobre o que representa a verdade para eles ,o que é a verdade e onde se encontra a verdade .
    As pessoas que aparece no vídeo tenta a discussão do tema de varias formas , como retratando sobre todos os filósofos que trabalhou com o tema o que é a verdade , apresentando fatos do seu cotidiano .
    Fala também sobre a verdade veritas que vem da verdade que não é oculta (que não se esconde )

    O vídeo é fácil para usar como uma fonte de estudo apesar que não aconselho a ninguém pois é muito cansativo não vão direto ao ponto.

    ResponderExcluir
  43. O que é a verdade ? A verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero,que é verdadeiro, é a ausência da mentira.Eu gostei do video, pois ele fala de como se a uma enorme duvida quando se trata da verdade e não se da para saber onde está a verdade pois tem pessoas que acreditam que a verdade está na em Deus ,tem pessoas que acham que a verdade n existe.É como Platão pensa que existem dois mundos o nosso e o das ideias e Platão acredita que o mundo das ideias é o verdadeira e o nosso é apenas um imitação.Alem de que para ele aletheia é um descobrimento. Veritas era quando a pessoa tentava usar a linguistica para mudar a opinião das pessoas .Emunah é quando as pessoas entram em um concenso e decidem o que está certo. e tambem a verdade Pragmatica acredita que a verdade está na mutavel cientifica.Daniel reis de jesus/9 ano 2/Colégio Providência.

    ResponderExcluir
  44. O documentário é bem interessante, pois mostra que a busca pela verdade vem desde o século V a.C, quando os sofistas pregavam a verdade de acordo com o que queriam e não o que ela realmente é, e a filosofia se originou com o objetivo de mostrar para as pessoas realmente a verdade. O documentário explica que existem dois tipos de verdades; a espiritual que defende a existência da verdade, porem ela é inalcançável, e a materialista que defende o fato da verdade não existir, no entanto quando afirmam que a verdade não existe estão criando uma verdade para eles mesmos.
    Pude perceber através do documentário, o paralelo traçado entre a filosofia de vários filósofos, tanto materialistas quanto espiritualistas, além de explicar a diferença entre a verdade e a mentira.
    Gostei bastante do momento em que falam sobre a ciência, e explicam que ela é uma verdade que todos nós acreditamos, porem ela é mutável, pois novos experimentos podem surgir e fazerem uma teoria ser totalmente contraria a anterior.
    Aconselho a todas as pessoas a assistem esse documentário, pois a verdade está em pequenas coisas do nosso dia a dia por isso devemos saber pelo menos um pouco sobre ela, e quais são as teorias a seu respeito.

    ResponderExcluir
  45. O que é a verdade?
    Se formos procurar VERDADE no dicionário ira aparece dessa maneira: Está ligado à ausência da mentira, ao que é totalmente verdadeiro e sincero. Quaisquer fatos que sejam afirmativamente certos. Mas falar sobre a verdade ainda é muito complexo. O homem ao longo dos anos vem tentando desvendar o que seria realmente a verdade, como foi visto falar que a verdade não existe seria muito contraditório, pois ao afirma que não existe isso passa a ser uma verdade. Vário filósofo ao longo dos anos vem tentando afirma o que é a verdade mais será que algum conseguiu? A verdade para uns nada mais é do que esta de acordo com a realidade e os fatos, uma verdade hoje pode deixar de ser uma verdade amanha. Há pessoas que não acreditam na verdade essas pessoas são os céticos. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, vário teorias e visões a cerca da verdade existem e continuam sendo debatidas. Então você seria capaz de dizer o que é a verdade?
    Ana Clara Nóbrega Zacarias n 3
    9 ano 2 Colégio Providência

    ResponderExcluir
  46. Oque e A Verdade
    Bom um dos temas mais estudados na sala foi oque e a verdade e aprendemos vários conceitos desse tema.Oque eu Acho em relação a oque e a verdade e que não existe uma única verdade e sim noque cada pessoa acredita ou que alguém acredita noque algum diz no exemplos dos filósofos que criaram vários conceitos de verdade mas ninguen pode comprova que e realmente certo oque ele diz mas faz com que acreditem que realmente aquilo que ele disse e real um exemplo e quando você ta na escola o professor te explica uma coisa e te garante que aquilo e o certo mais quem comprova que realmente e o certo.

    Descutimos vários tipos de ‘’ verdades ‘’ de cada filosofo como a que a verdade está em deus e so pode alcançarla pela fé ou a Aletheia Que e que mais acredito que a verdade e aquilo que se descobre, ou seja, que o ser humano desvenda tem a veritas que e a verdade que pode ser comprovada por fenômenos ou coisas que acontecem a emunah que e a verdade que você tem confiança que tem uma certeza.

    ResponderExcluir
  47. Oque e A Verdade
    Bom um dos temas mais estudados na sala foi oque e a verdade e aprendemos vários conceitos desse tema.Oque eu Acho em relação a oque e a verdade e que não existe uma única verdade e sim noque cada pessoa acredita ou que alguém acredita noque algum diz no exemplos dos filósofos que criaram vários conceitos de verdade mas ninguen pode comprova que e realmente certo oque ele diz mas faz com que acreditem que realmente aquilo que ele disse e real um exemplo e quando você ta na escola o professor te explica uma coisa e te garante que aquilo e o certo mais quem comprova que realmente e o certo.

    Descutimos vários tipos de ‘’ verdades ‘’ de cada filosofo como a que a verdade está em deus e so pode alcançarla pela fé ou a Aletheia Que e que mais acredito que a verdade e aquilo que se descobre, ou seja, que o ser humano desvenda tem a veritas que e a verdade que pode ser comprovada por fenômenos ou coisas que acontecem a emunah que e a verdade que você tem confiança que tem uma certeza.




    Nome: Gabriel Henrique
    Turma : 9 ano 2

    ResponderExcluir
  48. Gostei muito do vídeo apresentado, pois há várias pessoas falando do mesmo assunto cada um com um ponto de vista diferente, mas no final vi que queriam chegar ao mesmo argumento.
    Todas as pessoas que debatem o tema verdade, exceto as três mulheres, usam os quatro tipos de verdade: Aletheia, Véritas, Emunah e Pragmática.
    Usam a Aletheia para falar sobre o tema da verdade em geral, que pelo vídeo podemos ver é muito abrangente, ela já está pronta é só descobrimos.
    Usam a Véritas para falar que a verdade é como a verdade linguística, pois de filósofo para filósofo a interpretação da verdade muda, mas ela em si é a mesma é uma só.
    Usam a Emunah para chegar num consenso de como a verdade será discutida e falada no documentário.
    E por fim, usam a Pragmática para falar sobre a ciência, pois nada que pensamos pode existir sem a certeza e ela pode ser mudada facilmente com a ideia que tínhamos como certa, provada é claro, cientificamente.
    Mila Albuquerque Barbosa Martins/9 ano 2/Colégio Providência.

    ResponderExcluir
  49. O documentário fala sobre a verdade ele e muito interessante porque mostra três pessoas explicando sobre a verdade e três meninas contando sobre a vidas delas.
    O documentário começa falando que os Sofistas não se preocupavam em pregar a verdade , mas sim em pregar o que eles queria , e assim os filosofias tinham a obrigação de pregar o discurso verdadeiro.
    No documentário tem um psicólogo que explica que o ser humano precisa ter táticas para falar a verdade , e preciso observar o comportamento da pessoa , olhar nos olhos da pessoa e gesticular direito.
    E no decorrer do documentário o professor , a filosofa e a outra mulher falam muito da verdade. Eles dizem que a verdade se da pelo dialogo, se eu acreditar em você as suas palavras se tornam verdade para mim. A verdade e um poder , quem se torna dono dela domina o outro.
    Para Platão a verdade existe no mundo das ideias , e a verdade se desvela ao homem e para os materialistas a verdade não se passa de uma criação da mente do homem .
    A verdade tem um valor maior que tudo , a verdade e incerta. Existem as verdades do senso comum pro exemplo , o professor explica no vídeo , se eu dizer que estou com fome isso e uma verdade do senso comum.
    O documentário também diz que a verdade pode mudar sempre , pois uma coisa que era verdade para mim hoje não pode ser verdade daqui 10 anos.
    Eu adorei o documentário , ele e muito interessante , reúne varias ideias importantes sobre a verdade, mostra muitos conceitos importantes . E eu recomendo ele para todos que gostam de Filosofia.

    ResponderExcluir
  50. O documentário fala sobre a verdade ele e muito interessante porque mostra três pessoas explicando sobre a verdade e três meninas contando sobre a vidas delas.
    O documentário começa falando que os Sofistas não se preocupavam em pregar a verdade , mas sim em pregar o que eles queria , e assim os filosofias tinham a obrigação de pregar o discurso verdadeiro.
    No documentário tem um psicólogo que explica que o ser humano precisa ter táticas para falar a verdade , e preciso observar o comportamento da pessoa , olhar nos olhos da pessoa e gesticular direito.
    E no decorrer do documentário o professor , a filosofa e a outra mulher falam muito da verdade. Eles dizem que a verdade se da pelo dialogo, se eu acreditar em você as suas palavras se tornam verdade para mim. A verdade e um poder , quem se torna dono dela domina o outro.
    Para Platão a verdade existe no mundo das ideias , e a verdade se desvela ao homem e para os materialistas a verdade não se passa de uma criação da mente do homem .
    A verdade tem um valor maior que tudo , a verdade e incerta. Existem as verdades do senso comum pro exemplo , o professor explica no vídeo , se eu dizer que estou com fome isso e uma verdade do senso comum.
    O documentário também diz que a verdade pode mudar sempre , pois uma coisa que era verdade para mim hoje não pode ser verdade daqui 10 anos.
    Eu adorei o documentário , ele e muito interessante , reúne varias ideias importantes sobre a verdade, mostra muitos conceitos importantes . E eu recomendo ele para todos que gostam de Filosofia.

    ResponderExcluir
  51. Eu achei bem interessante o documentário onde fala que a verdade é um desejo e que as pessoas vivem em busca de encontrar essa verdade. A Filosofia só existe porque existe a dúvida sobre a verdade. Cada filósofo tem a sua verdade, mas todos buscam a Deus através dela. Podemos chamar a filosofia de Jesus espiritualista.
    Para algumas pessoas a verdade não existe. Mas quem acredita na sua existência fala que a verdade é Deus.
    Protágoras era um típico exemplar de um filósofo materialista e ele dizia que o homem é a medida de todas as coisas. Com isso ele quer dizer que a verdade é produzida pela mente humana.
    O vídeo também fala que nada é mais importante do que a verdade, e ela é algo que ainda está para ser descoberto. Existem mais de uma verdade e a mentira é uma falsidade imoral, ou seja, proposital. O teatro, novelas e etc representam algo que não é a verdade, mas nós acabamos acreditando que é por ser muito bem feito e encenado, seguindo um roteiro, nos passando a ideia de algo rea
    Pedro Roque 9ºano 1.

    ResponderExcluir
  52. O documentário é bem interessante, pois mostra que a busca pela verdade vem desde o século V a.C, quando os sofistas pregavam a verdade de acordo com o que queriam e não o que ela realmente é, e a filosofia se originou com o objetivo de mostrar para as pessoas realmente a verdade. O documentário explica que existem dois tipos de verdades; a espiritual que defende a existência da verdade, porem ela é inalcançável, e a materialista que defende o fato da verdade não existir, no entanto quando afirmam que a verdade não existe estão criando uma verdade para eles mesmos.
    Pude perceber através do documentário, o paralelo traçado entre a filosofia de vários filósofos, tanto materialistas quanto espiritualistas, além de explicar a diferença entre a verdade e a mentira.
    Gostei bastante do momento em que falam sobre a ciência, e explicam que ela é uma verdade que todos nós acreditamos, porém ela é mutável, pois novos experimentos podem surgir e fazerem uma teoria ser totalmente contraria a anterior.
    Aconselho a todas as pessoas a assistem esse documentário, pois a verdade está em pequenas coisas do nosso dia a dia por isso devemos saber pelo menos um pouco sobre ela, e quais são as teorias a seu respeito.
    Nome: Bianca Guimarães Vieira
    Turma: 9º2

    ResponderExcluir
  53. Verdade para a filosofia tem uma grande importância se não a mais importante. Mas também é muito ampla essa ideia e por isso vários filósofos a discutem e formulam opiniões diferentes.
    As nossas aulas nos deu um grande conhecimento e capacidade de analisar e julgar coisas como verdadeiras ou falsas. Mas ao mesmo tempo, não existe uma regra para classificar as coisas como verdadeiras, pois há vários tipos de verdade, como a Aletheia (descobrimento/imutável), a Emunah (consenso/mutável), a Véritas (verdade linguística e lógica/mutável) e a Pragmática (científica/mutável).
    É interessante também saber que as verdades mudam de filósofo para filósofo, como exemplo São Tomás de Aquino que acredita que a verdade é Deus e Descartes, que acredita que devemos duvidar de tudo para alcançar a verdade.
    Até hoje nos perguntamos o que é verdade e as respostas são distintas. Mas como dito anteriormente não existem uma só verdade, depende muito do que você acredita. Muito acreditam no Empirismo (defendido por David Hume), que diz que a origem do conhecimento deve ser comprovada através de experimentos. Já outros acreditam no Racionalismo (defendido por Descartes), que diz que a origem do conhecimento é a razão.
    Gosto bastantes desse estudo e acho legal o fato de serem trabalhados diversos pontos de vista.

    Colégio Providência
    Maria Angélica Santos Teixeira
    9º ano 2

    ResponderExcluir
  54. Colégio Providência
    Disciplina:Filosofia
    Ano:9°1
    Aluno:Bernardo Saraiva O Duarte

    O documentário acima fala sobre a verdade sob a ótica da filosofia e da psicologia (aquele psicólogo que falava de gestos que representam algo na psicologia) e mostra as várias teorias diferentes dos mais variados filósofos.
    O que mais me chamou a atenção foi a filosofia dos materialistas que dizem "a verdade é algo que não existe absolutamente, o ser vivo cria a verdade própria em sua cabeça" pois condiz com o fato das pessoas, mesmo acreditando em uma religião ou crença, tenham diferentes pontos de vistas sobre sua religião.
    Gostaria de destacar a frase do Nietzsche que diz "a verdade é algo que de tanto ser repetitivo vira uma" que reflete muito o que acontece em religiões famosas como catolicismo que as pessoas tendem a virar cristãs por causa que a maioria de conhecidos dela é desta religião e não gostariam de ser pressionadas pelas pessoas por terem opiniões diferentes sobre a verdade

    ResponderExcluir
  55. O que é a Verdade
    O tema mais estudado em sala de aula é a verdade. O documentário foca mais na verdade Véritas. Também usam a verdade Aletheia para falar sobre o tema em geral, que no vídeo mostra claramente que já esta pronta basta nós descobrirmos. Usam a Emunah para chegarem em um consenso de como a verdade esta sendo falada no vídeo. E também a Pragmática que é usada para falar sobre a ciência pois nada que falamos ou pensamos pode existir sem a certeza.
    Ao decorrer do documentário o professor e uma professora dizem que a verdade pode ser considerada dos sofistas pois o que você fala pode virar uma verdade para mim.
    No vídeo também fala que a verdade sempre pode esta mudando, pois o que pode ser verdade hoje para mim daqui uns 5 anos talvez não seja, a verdade véritas é uma verdade lógica e linguística.
    Em minha opinião eu achei o documentário bom, pois ele mostra a verdade de vários ângulos, e o que ela representava para os filósofos Platão, Nietzsche e Protágoras. Quem gosta de filosofia eu recomendo mas o documentário não vai direto ao ponto, mas ele é uma ótima ferramenta de estudos.
    Colégio Providência
    Nome: Gabriela Tete Ferreira
    Numero: 13
    Turma: 9 ano 2

    ResponderExcluir
  56. Cada um tem sua crença baseado na verdade como Deus. Deus é uma das verdades que nós humanos acreditamos , um ser perfeito e criador de todas as outras coisas. Há muitas outras teorias que acreditamos.
    Hábitos muitos acreditam que há verdades mas é somente o ato de ver aquilo acontecer muitas vezes que acabam que acreditem que aquilo irá acontecer para sempre , mas nós ainda não conseguimos saber se aquilo realmente voltará a acontecer nos próximos dias ou anos.
    Filósofos são como pensadores da humanidade as pessoas que nos incentivam e nos ajudam a pensar mais sobre a verdade e o que ela é e se realmente conseguimos um dia descobri-la. Alguns acham que a verdade é um ser perfeito (Deus) que cria todas outras coisas, há também filósofos que criaram termos importantes como o penso logo existo que foi algo que mudou muito a maneira de outros pensarem e terem dúvidas.
    Eu não me considero uma pessoa que acredito totalmente em um ser perfeito mas como também não confio totalmente á ciência.

    ResponderExcluir
  57. A verdade, Para o meio materialista, é algo que é mutável, coisas que antigamente a ciência apontava como certas, atualmente são vistas como erros científicos (Posteriormente podem ser novamente vistos como verdade) . Os materialistas também falam que a verdade é algo de criação humana. Nietzsche via a verdade como uma mentira repetida diversas vezes. Já Platão via a verdade de modo espiritualístico, para ele o mundo em que vivemos é um mundo falso, o mundo da verdade seria o mundo das ideias. O conceito de verdade muda de filosofo para filosofo (E de pessoa para pessoa) A especie humana é biologicamente fadada a dividir as coisas. O bem do mal, a verdade da mentira, por exemplo. A verdade muda de cultura para cultura, assim como a moralidade. ( A verdade influência o que irá ser ou não moral para certa cultura) Alias, boa parte das guerras foram/são causadas pelas diferentes noções de moralidade de culturas diferentes. Por isso antes de expormos algo como verdadeiro deveríamos antes passar por um consenso, debates e testes.
    Nilson.

    ResponderExcluir