Platão, filósofo grego de grande importância, através da figura de Sócrates criou uma história que de tão importante tornou-se quase universal: a alegoria da Caverna. Com o intuito de apresentar sua teoria do mundo das ideias e ainda reverenciar a triste história de acusação, julgamento e morte de seu mestre acabou por indicar também como nós somos facilmente influenciados por verdades produzidas. Esse tipo de conhecimento que já vem pronto, acomoda nossa capacidade de nos esforçar para encontrar algo que seja mais seguro e real e que supra nossa necessidade de conhecimento. Vejamos abaixo a representação, em vídeo dessa história, que originalmente está descrita no Livro VI da República de Platão.
Percebamos agora, como nos dias atuais com o advento de tantas mídias, nós não estamos distantes de nos transformar nesses prisioneiros:
Em sua opinião é possível aproximarmos o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo? Você consegue listar alguns males ou bens provocados pelo crescimento das mídias e dos meios de comunicação e informação? Quais os caminhos você aponta para que possamos viver uma vida mais esclarecida? Deixe aqui seu comentário.
Somente é possível aproximar o mito da caverna com o vídeo, se tivermos em mente o princípio de que cada indivíduo tem sua percepção de mundo e toma a mesma como realidade indiscutível, inclusive aos outros, que não têm nada a ver com isso.
ResponderExcluirEm um povo bestializado como o nosso, é muito fácil para a mídia exercer uma engenharia social, isto é, manipular as mentes imbecilizadas em prol de algum interesse. Vivemos em um mundo em que “assistir jornal” é adquirir conhecimento... Ora, o jornal é uma fonte secundária, manipulada por uma equipe de jornalistas compromissados não com a verdade, mas sim com o que gera mais dinheiro. Infelizmente somos escravos disso. Não só jornais, mas documentários como o citado no texto também são MUITO parciais, a fim de cooptar novos militantes para seu exército de alienados, presos e agarrados a uma ideologia também divulgada pela mídia. Sim, a mídia! A mesma que eles tanto criticam no vídeo. Ora, qual seria um meio de divulgação mais eficaz?
Um ponto positivo é óbvio, teríamos uma população mais consciente da consequência de seu voto nas urnas. Mas SUPONHAMOS que os jornalistas não estão compromissados com a verdade, e sim com um interesse partidário, por exemplo, o que aconteceria? É, meu amigo, estamos num beco sem saída.
Num determinado ponto do vídeo, é dito que “a imagem substitui o pensamento”, se isso for verdade, não há nada que nos ajude a viver uma vida mais esclarecida, pois meras imagens não saciam nossa busca por informação e conhecimento.
Fazer uma pergunta dessas para um adolescente de 12 ou 13 anos é esperar não ter uma resposta efetiva, porque o mesmo não tem experiência, sabedoria e nem coragem para responder. Reafirmo: coragem, pois a frouxidão das mentes jovens é algo absurdo. E mesmo que o adolescente dê uma determinada resposta, ele dificilmente a pratica na vida cotidiana. Prefiro ser pé no chão e admitir isso do que sair por aí pregando coisas que eu não faço, ou pior ainda, posso nunca vir a fazer.
Se substituirmos a imagem pelo pensamento, criaremos uma geração de preguiçosos e alienados.
TIAGO OLIVEIRA – 7º ANO 3
Olá, Tiago. Obrigado pelo comentário. Realmente as diversas mídias e meios de comunicação carregam consigo ideologias. Creio que o papel da filosofia é ler além, ir aos fundamentos e procurar criar em nós consciência crítica e percepções de mundo que sejam autênticas. Realmente é um assunto um pouco difícil para pessoas na sua idade, mas precisamos dar o primeiro passo na abertura de nossas mentes e olhos para o mundo. Abraço!
ExcluirEstá acontecendo exatamente o que eu havia dito: Alunos dando lições de como viver de maneira esclarecida... Mas será mesmo que eles põem em prática tudo que pregam?
ExcluirTIAGO OLIVEIRA - 7o ANO 3
Não sei se são lições ou reflexões, Tiago. Precisamos ser cautelosos na hora de julgar. Agora se vivem o que pregam, também não sei. A vida é uma tentativa de acerto e aqui é um espaço para a reflexão, mesmo que limitada, incompleta... Eu pessoalmente acredito que o pensamento seja fruto da vida e não a vida o fruto do pensamento. Se penso assim não vivo escravo das minhas palavras, mas faço delas expressão de minhas mudanças constantes. Dessa forma, acredito que o pensamento das pessoas que foram aqui colocados sejam um ensaio, um esboço, assim como nossa vida o é. Vamos continuar tentando...
ExcluirEu acho que as mídias tanto nos ajudam quanto nos atrapalham.
ResponderExcluirComo elas ajudam? Essa pergunta e fácil de responder :elas nos traz alguns conhecimentos que nos ajudam ,motivam .Além dos conhecimentos elas distraem quando estamos cansados ,de um dia de trabalho ,por exemplo .
Mas o lado ruim é que algumas pessoas não sabem distinguir a realidade da ficção, apresentada na maioria dos conteúdos, e por isso tomam como base para sua vida .
Isso pode fazer com que elas se iludam estragando suas vidas .
Além de iludir as vezes estimulam atos de violência ,vingança ,ódio ,traição como se fossem as coisas mais normais do mundo .
Temos também a ideia de perfeição ,pois as pessoas acham as coisas que passam perfeitas ,nem sequer imaginam que pode ter feito uma edição ,e por isso acham-se erradas ou imperfeitas através dessa ideia pode acontecer vários problemas psicológicos .
Olhando pelo lado da filosofia ,que busca a verdade e conhecimentos, as mídias nos afastam do caminho da verdade ,pois nos faz acreditar naquilo que vemos não no que esta por traz das câmeras ,celulares ,computadores enfim por traz de toda tecnologia .
Relacionando as mídia com a ALEGORIA DA CAVERNA temos os homens como prisioneiros só enxergando as sombras dos objetos ,nesse caso as mídias ,que as vezes não representam a realidade totalmente .
Para não desviar do caminho do conhecimento é preciso saber diferenciar o verdadeiro do falso ,o certo e o errado ,a realidade e a ficção .
Aluna :Marina Ercilia M. Ferreira
Serie :7 ANO 2
Professor :Bruno
Escola : Colégio Providencia
Obrigado por comentar, Marina. realmente a tarefa mais árdua de nossas vidas é diferenciar os caminhos que valem á pena ou não. Acredito que a filosofia possa ajudar. Sigamos firmes. Abraço.
ExcluirCOMENTÁRIO NO BLOG “DIZER O PENSAR” – FÁBRICA DE VERDADES
ResponderExcluirEm minha opinião, é possível aproximarmos o mito da caverna de Platão com as realidades expostas no vídeo. No mito da caverna, os prisioneiros só têm acesso àquilo que eles conhecem ou pensam conhecer e nem sempre esse conhecimento corresponde à realidade. No entanto, não estamos longe de sermos, assim como esses prisioneiros, pessoas alienadas pela mídia de forma que não queiram buscar os pontos de vista que são omitidos assim como no mito da caverna. Se por um lado, o crescimento da mídia trouxe circulação de informações, por outro, ele aumentou a alienação das pessoas frente ao que é apresentado, influenciando no comodismo delas com relação à aspiração na melhoria do conhecimento. Ou seja: com o avanço da tecnologia e, consequentemente, com o aumento dos meios de comunicação, é possível listar malefícios e benefícios dos mesmos. Por exemplo, o mundo virtual é mais rápido, encurta distâncias e, sendo assim, ganha-se “tempo” (benefícios). Por outro lado, as relações interpessoais e a afetividade são prejudicadas já que as pessoas se mantêm conectadas às redes sociais e alienadas ao modismo da televisão(malefícios). Com o exposto, faz-se necessário maior investimento na educação para que mais pessoas tenham acesso à informação, à escolaridade e/ou à alfabetização e à criticidade. Através da educação, é possível alcançar maior nível de conhecimento e instalar, de fato, a democracia no país; reduzir os interesses privados para diminuir o domínio das mídias por apresentar somente um lado dos fatos e, ainda, incentivar as relações sociais por vias diretas.
Pedro Henrique Ferreira Machado - 7º ano 3 - Colégio Providência
Realmente, Pedro. A educação e o diálogo podem ser os melhores caminhos para que sigamos esclarecidos em nossas vidas. Quanto mais tivermos acesso ao conhecimento, mais podemos nos livrar de nossas cavernas. Abraço!
ExcluirÉ possível aproximarmos o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo, porque no vídeo fábrica de verdades mostra como as pessoas ficam alienadas com as mídias sociais e perdem a noção do que está acontecendo fora das telas do computador, televisão, celular e etc.... um exemplo dado no vídeo é a forma de lazer que as pessoas levam hoje em dia, ou seja, ao invés de ler um livro, sair para passear, conversar com as pessoas, passam o tempo todo nas mídias sociais. Se relaciona com o mito da caverna na questão dos prisioneiros por ficarem a vida inteira sem conhecer e poder desfrutar do mundo.
ResponderExcluirUm mal provocado pelo crescimento das mídias e dos meios de comunicação e informação é o fato das pessoas ficarem menos críticas, porque hoje as pessoas gastam muito tempo nas mídias e então leem menos, aceitando as imposições, por exemplo, do governo e não lutam para melhorias. Poucas pessoas hoje em dia estão lutando pelos direitos de todos.
Os caminhos para que possamos viver uma vida mais esclarecida é através da leitura, onde seremos capazes de saber escrever, melhorar a leitura e assim sendo preparados para a construção de um pensamento crítico e assim lutarmos pelos nossos direitos.
Clarisse Antonela Cota,7 ano 1, Colégio Providência
Oi, Clarisse. Realmente acredito que a leitura e o acesso ao conhecimento possa nos tornar mais humanos, esclarecidos e solidários. Abraço.
ExcluirCom certeza é possível aproximarmos o mito da Caverna com as realidades expostas no vídeo pois em ambas situações só se acredita naquilo que se vê.
ResponderExcluirO crescimento da mídia e dos meios de comunicação provocam alguns males quando é utilizada de forma inadequada , quando passam informações distorcidas e não mostrar a realidade que nosso país esta vivendo , principalmente nas novelas , onde se mostra o mundo ideal , porém não condiz com a nossa realidade.Isso faz com nós fiquemos excluídos da sociedade pois não temos uma vida igual das novelas, nosso país passe por muitos problemas políticos, econômicos e sócias que não são transmitidos .
Eu acredito que se a mídia transmitir as coisas como elas são de fato , poderíamos ter uma visão melhor e real da nossa sociedade , podendo assim enxergar com outros olhos onde estão nossas falhas e procurar melhorar enquanto pessoas para termos um mundo com menos desigualdades e mais humano .
Vitória Eduarda Freitas Oliveira 7º ano 2
Oi, Vitória. Realmente a mídia às vezes não favorece nosso conhecimento da realidade, por isso precisamos ir atrás da verdade através de um melhor conhecimento de mundo. Abraço.
ExcluirAo rever o “Mito da caverna” e ao assistir algumas cenas demonstradas no vídeo postado no blog “Dizer o pensar” podemos exercitarmos e reportarmos no tempo.As imagens nos mostram o “caos” em que o mundo se transformou e o quão ainda estamos aprisionados na caverna, só que mais moderna. Devido á grande exposição de fatos absurdos noticiados em demasia e com tanta banalização da TV, jornais e outros meios de comunicação, estamos perdendo até a capacidade de nos indignarmos. Balas perdidas, assassinatos, crueldade, desrespeito a idosos, crianças e deficientes físicos, sequestros, estupros, violência no trânsito, dentre outras atrocidades transformaram-se em “coisas naturais”. Estamos tão acostumados a ver, ouvir, vivenciar a corrupção corrente em nosso país que não conseguimos mais encontrar a política “boa” e quando a encontramos não sabemos quem a pratica. A obediência cega em “massa” emanada do poder político nos conduz como seres “bestializados”, aliados às leis que não se cumprem. Por quê não conseguimos eleger políticos idôneos, ou melhor onde eles estão? Por quê as políticas públicas não atingem a todos? Por quê a desigualdade ainda prevalece? Por quê os presídios só são ocupados por aqueles que o construíram e não cabem a quem burlam as leis realmente? Por quê estamos destruindo o nosso mundo, quando deveria ser o lugar mais equilibrado e lindo se viver? Onde vai parar o consumismo? As perguntas são muitas. Tantas e complexas, são as respostas. O excessivo tempo que passamos frente a TV ou atrativos celulares, computadores deixam-nos cada vez mais alienados, fazendo com que esqueçamos quem somos, qual o nosso papel de cidadão, preocupando-nos mais em ter do que ser, de viver a felicidade. E assim vamos caminhando como dizia Toquinho numa “passarela de uma aquarela, que um dia enfim descolorirá”. Quando a população acordar que também precisa ter fome e sede de educação,cultura, política correta, bons exemplos, dentre outros anseios essenciais á vida, chegaremos ao fim dessa passarela pelo menos dignamente. ( Fábrica das verdades) Dulce Malta dos Santos – mãe de aluno do 7º 2 – 21/07/16
ResponderExcluirOi, Dulce. Como sempre suas contribuições enriquecem nosso debate. Realmente o melhor caminho é a educação, tanto para que nos tornemos melhores, quanto para que lutemos para um mundo melhor. Abraço!
ExcluirFábrica da verdades - Olá Bruno, observei que o vídeo nos aproxima do mito da caverna, pois mostra as realidades e lutas do dia a dia. Podemos constatar essa realidade entendendo como ainda podemos estar mos presos a ela, como o uso da mídia por exemplo, quando não conseguimos dosá-la a nosso favor e ficamos muitas vezes escravizados pelos instrumentos tecnológicos. Ao longo do nosso dia a dia vemos pessoas raqueando informações usando-as de formas indevidas. O tempo passado pelas pessoas no telefone, ou redes sociais, impede que elas leiam um bom livro, façam atividades culturais, exercitem a cidadania. Mas por outro lado a mídia pode ser boa, para os jogos quando a usamos para fazer pesquisa. Podemos buscar cultura em pouco espaço de tempo numa velocidade muito grande.Também permite que ao escolhermos um candidato por exemplo, podemos utilizar desse meio para investigarmos toda a sua vida política a fim de sabermos se vale a pena elegê-lo , ou não. Para não ficarmos eternamente presos a qualquer mito que seja, penso que a solução seria que todos tivessem educação de qualidade, segurança, lazer, eleição de bons políticos, respeito aosdireitos e deveres cumprimento das leis, saúde acessível a todos e outros fatores positivos para podermos caminharmos em um mundo melhor. ( André Jaci Malta dos Santos – 7º 2 nº 5 – 21/07/16 )
ResponderExcluirOi, André. Realmente precisamos repensar a maneira com que usamos a tecnologia, se estamos nos humanizando ou nos desumanizando... Abraço.
ExcluirEm minha opinião é possível sim aproximar o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo. É muito mais fácil para nós ficarmos na mesma de sempre e não enxergar a realidade. Os meios de comunicação e informação melhoraram bastante nossa vida, deixaram tudo mais fácil, mas nos afastaram da realidade. O que vemos na mídia é diferente do que acontece de verdade, muitas coisas não são mencionadas e algumas vezes disfarçadas (não são contadas como realmente aconteceu). Para vivermos uma vida mais esclarecida, devemos correr atrás da verdade, nos aventurar em coisas diferentes, descobrir novos mundos e algumas vezes nos afastar da mídia pois ás vezes ela pode nos forçar a formar uma opinião. Nem tudo o que se diz na televisão está certo, temos que tirar nossas próprias conclusões, também não deveu concordar com tudo que as pessoas dizem cada um tem sua própria opinião. Existe um mundo por cima das telas que é bem diferente dos jogos, filmes e séries (assim como existia um mundo por cima da caverna). A realidade é bem diferente do que imaginamos.
ResponderExcluirMariana Cota/ 7º1/ Colégio Providência
Oi, Mariana. Você usou uma palavra interessante: "aventurar". Realmente penso que a busca por uma vida mais esclarecida é essa aventura. Cabe a nós a coragem e a perseverança. Abraço.
ExcluirVERSÃO FINAL, LEIA ESSA BRUNO POR FAVOR
ResponderExcluirPrimeiro Video:
Representa o Mito de forma bem Próxima, somente com ele, eu reconheci uma coisa:A Mídia Nos Domina nos controla. Ao Sair dela, sentimos dores; porém nunca poderemos
liberta-los, pois eles já foram tomados pela ignorância da mídia.
Segundo Vídeo:
No Segundo Vídeo, Percebo que um dos participantes compara uma televisão, ou a mídia de telecomunicação é uma "Caixa De Mentiras"Assim como a Caverna, nos aprisonando.
As Mídias nos cativam, mas sem segundos interesses além de nos sucumbir
As pessoas se entregam para que a mídia nos domine,pois ao nos acostumarmos com as mídias; Uma das participantes compara a TV a uma coisa malévola
Podemos comparar as Novelas a Politica, pois nelas há Votos
As Novelas támbem expressam a idéia Ideal do Brasileiro e da Brasileira
Todos Nós queremos ser Outro: o Pobre ,Classe Média, Rico, Elite, Rei Do Mundo e isso tem um limite
Existem muitos Renegados atualmente, podemos transformar nós
Existem milhões de pessoas que reconhecem o falso Brasil, Uma Ilusão.
Nós somos obrigados a seguir os padrões regidos pela sociedade.
Infelizmente quase ninguém, ao formar-se não sabe ler ou escrever
As Novelas devem serTotalmente Didáticas,pois o povo não as interpreta; muitas pessoas
perdem seu tempo, elas póderiam estar adiquirindo conhecimento,se divertindo de forma saudável,mas não,elas se viciam na mídia
A princ´pal ambição da mídia é o lucro tomado do do consumidor
As pessoa s são totalmente dominadas pelo marketing, pois os produtos de algo são poucos, mais os derivados são excelentemente bem pagos
O Marketing é Extremamente Violento, crianças por exemplo vão a restaurantes fast food, mas nem se alimentam , pois só querem os brinquedos
A únioca luta ao Capitalismo é o boicote, e a originalidade, nós devemos ser originais, e não seguir os padrões socias
Transformaram o saber e viver suado, em forma de lucro, dando extremo lucro para os donos da mídia
Por isso a Mídia Cria uma falsa Visão da vida
As pessoas tentam seguir os esteriotipos, para não serem julgados
Nós temos mania de não achar que os problemas são dos outros, mas pelo contrário, nós somos os culpados.
Sim, Davi, devemos todos nos envolver. Enquanto compartilharmos o mesmo mundo, o problema será de todos nós. Abraço.
ExcluirESCOLA:Colégio Providência NOME:Geiciara Souza Rocha N*:9 TURMA:7*ano1
ResponderExcluirEu acho que é possível aproximarmos o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo,porque estamos ficando presos na "caverna" da televisão, estamos nos afastando da verdade assistindo as novelas e programas que mostram coisas que não existem na vida real, que contam mentiras,se estamos viajando estamos assistindo um filme ou desenho,se estamos em casa estamos assistindo algum programa,a verdade está ficando cada vez mais longe de nós enquanto estamos assistindo TV,mechendo no Facebook,Instagram,etc. Alguns males e bens provocados pelo crescimento das mídias e dos meios de comunicação e informação são:acalmam as crianças,fazem as pessoas pararem de fazer algo importante para assistir o capítulo da novela,faz as pessoas esquecerem que do outro lado tem pessoas passando fome,sem uma moradia,nos diverte,etc. Os caminhos que eu aponto que possamos viver uma vida mais esclarecida são:parar de ficar assistindo séries e novelas, conversar mais com as pessoas, conhecer novos lugares e pessoas,se desligar um pouco da internet e ter mais contato com a natureza.
Oi, Geiciara. Acho que parar de se relacionar com as mídias é um pouco radical demais, mas realmente precisamos dosar o seu uso e procurar mais beleza no mundo real que no virtual. Abraço.
ExcluirHoje em dia as pessoas se deixam levar pelas mídias, novelas e jornais, assim compreendem uma imagem diferente do Brasil de como ele realmente e, se iludem com novelas, como querem ter a vida que tal personagem tem, o marido ideal como mostrado nas novelas, e muitas vezes se frustram ao descobrir que nem sempre e assim, e se tornam os moradores da ``caverna´´, vendo apenas uma imagem ideal, programada e muitas vezes ficcional do nosso país, se tornam consumistas pela cobrança das propagandas a um aparelho celular novo, para consumirmos aquilo; as empresas pagam muito caro por essas propagandas em diferentes horários, pois sabem que muitas pessoas estão vendo aquilo e terão retorno. A televisão e também uma forma de entretenimento para nós, como existe uma propaganda de carro onde as crianças ficam muito quietas ao assistir televisão no carro, também a dona de casa que assiste a sua novela e vendo as propagandas, dando vontade de comprar tal produto, as também muitas pessoas deixam de fazer atividades esportivas para ficar em casa para assistir a tal programa, chegam ate a deixar de cuidar a saúde pelo mesmo motivo, tudo isso são os problemas que a televisão nos traz.
ResponderExcluirNome: Rangel Filipe de Lisboa Tavares
Escola; Colégio Providencia.
Ano; 7 ano 1
Numero; 23
Oi, rangel. Precisamos pesar mesmo as coisas boas e as coisas prejudiciais que a mídia nos traz. Só assim poderemos usá-la de forma consciente. Abraço.
ExcluirCom tantas coisas tecnologias no mundo, como as novelas,foi criada uma espécie de novo mundo, ou enxergando tudo dentro de uma realidade fictícia.Como se fosse uma pessoa sabe o estado de uma coisa ou de alguém, mas quer criar uma nova maneira de enxergar aquilo.Isto está muito relacionado ao mito da caverna pois os prisioneiros acorrentados(que pode se imaginar como nós)que só vê as sombras, que é uma cópia da verdade, e que a realidade está bem atrás dos prisioneiros.
ResponderExcluirO mito da caverna nos faz refletir sobre os dias atuais, Platão queria que nos tomar consciência de que não devemos dar valor apenas as coisas materiais, e sim que procurássemos nos libertar do que nos foi colocado, como por exemplo: a televisão que é um dos fatores mais intensos de “cavernismo” que consiste em um fato que é apresentado na TV, e após algumas visões já passa a ser imitado no dia a dia, a moda também é um produto muito divulgado pela televisão, nos tornando escravos do que a mídia quer que utilizemos.
Na atualidade, assim como na antiguidade, os fundamentos primordiais são digeridos e muitas vezes inquestionáveis. Acontece que, tem sempre alguém que investe no desvelamento destas "verdades inquestionáveis" e busca 'sair da caverna'; o que falta é compreensão para esses aventureiros.
Nome:Isadora Bárbara da silva cruz 7 ano 1
Escola:Colégio Providência
Oi, Isadora. A filosofia nos convida a sermos esses aventureiros, vamos tentar seguir esse caminho que nos leva a uma maior consciÊncia do mundo e da vida. Abraço.
ExcluirEu gostei muito desse texto, pois é um assunto que penso muitas vezes. Eu acho que é possível sim assimilar o texto com a realidade exposta no vídeo.
ResponderExcluirA tecnologia vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje isso não é tão bom quanto parece, infelizmente. Com o crescimento da mídia temos vantagens e desvantagens: a vantagem é que com toda essa evolução fica bem mais fácil, não somente em uma área, em várias como a da medicina, a da comunicação, entre outras... e a desvantagem é que essa nova tecnologia gera um certo vício em grande parte das pessoas em que elas nem trabalham, eu vi em uma pesquisa que uma rede social conhecida como Facebook pode viciar as pessoas assim como uma droga, o que , na minha opinião é muito triste.
Antes do segundo vídeo tem uma frase, antes não tinha entendido ela mas depois pude concordar:
“Percebamos agora, como nos dias atuais com o advento de tantas mídias, nós não estamos distantes de nos transformar nesses prisioneiros”
Não gosto de enfrentar essa realidade, mas infelizmente é verdade. Agora posso perceber a relação do mito da caverna com os dias de hoje e quanto a filosofia esta sempre presente nas nossas vidas nos dias de hoje e muitas pessoas não conseguem ou não veem essa realidade que a filosofia proporciona.
Essa historia era para representar a injusta morte de Sócrates mas acabou que no futuro ela se encontrou com a realidade.
Colégio Providência – Mariana MG
Nome: Eduardo Dias número: 9
Ei, eduardo. Também combato dia a dia para que não me torne esse prisioneiro, a luta é diária, mas é recompensadora. Abraço.
ExcluirINTRODUÇÃO
ResponderExcluirBem como ainda existem muitas cavernas, a nossa realidade cria cada vez mais destas, coma a mídia e o consumo.
A mídia transmite um mundo imaginário, dentro de uma rápida visão de um mundo inexistente, em que muitos dos problemas sociais comuns em nosso dia a dia não são retratados. Esta por sua vez se tornou motivo de muitos brasileiros não ver oque acontece no mundo real. A mídia se tornou assim, a sombra de nossa realidade moderna.
Já o consumo esta sendo influenciado pela mídia diretamente, pois os telespectadores querem ter aquilo que os lembra dos famosos da novela ou ate mesmo do que o falso mundo remete. Sendo que os telespectadores são apenas mais um nível de classifiçao em meio às redes televisivas que julgam isto como aumenta de publicidade.
DESENVOLVIMENTO
As realidades expostas no vídeo mostrado são as sombras do mito da caverna, sendo que a mídia sendo que a tv tem sido a principal delas por esse motivo, muitas famílias hoje vivem em falsas cavernas sem dialogar sem discutir e sem ver o mundo que os espera do lado de fora e poder se conduzir a verdade.
A mídia pode fornecer informações e muitos tipos filmes já começaram a demonstrar a verdadeira cara da sociedade, mas nem sempre esta e a correta, pois ela demonstra apenas a marginalização. Porem a Tv também pode criar falsos mundos fazendo com que muitos consumam mais e percam a vontade de ter novas atitudes.
Atualmente podemos ser afastados da verdade através desta enorme caverna que encontramos em nosso da a dia, que de varias formas influenciam na nossa realidade. Para nos afastarmos das correntes e chegarmos a terra firme e necessário abandonar o mundo televisivo daltônico e imaginário em que e necessário mostrar varias vezes o mesmo fato para que as entes influenciáveis absorvam a informação ,a mídia que não monstra a real cara do ou ate o consumismo que nos faz dar suporte para empresas que ninguém sabe o que faz com o nosso dinheiro ou ate com os antigos produtos. Pois talvez o verdadeiro mundo esteja depois disso.
CONCLUSÃO
Acho esse assunto muito coerente com a nossa realidade de pessoas com as suas opiniões diversificadas e diversas realidades dos problemas e influencia sob todos.
NOME: Ana Luiza Bailon Gomes NUMERO: 4
TURMA: 7ano1 ESCOLA: colégio providencia DATA: 26 / 07 / 2016
Oi, Ana Luiza, obrigado por organizar seu comentário de forma tão clara e coesa. Acredito, que o mundo tem muitas coisas interessantes sim e a arte (inclusive as midiáticas) podem ressaltar isso, mas precisamos, sim, seguir tentando enxergar além daquilo que se apresenta a nossos sentidos. Abraço.
ExcluirMIGUEL DUTRA DRUMMOND-7ºANO1-COLÉGIO PROVIDÊNCIA
ResponderExcluirO mito da caverna se aproxima do vídeo porque os dois falam de como somos enganados pelas imagens produziadas pelas mídias como se fossem verdades. Muitas pessoas seguem comportamentos, modas, gosto musicais porque acreditam que se estão na tv só podem ser boas e não se questionam.
Eu acho que as religiões também se identificam com o mito da caverna porque elas alienam as pessoas e fazem com que elas se acomodem, acreditando que sendo da vontade de Deus nada pode ser mudado.
Os males da mídia são a mentira, o exagero das noticias como se tudo fosse ruim. Na maioria das vezes você só vê desgraça como estupro, assassinato, roubo. A internet também é uma mídia e mostra varias desgraças como alguns vídeos que revela o mundo misterioso da Deep Web. A verdade dita só por um lado, hipnotizando, acomadando as pessoas em seus sofás e esperando que as coisas se resolvam por si só, não faz do mundo um lugar melhor para viver. Ali, na sua rua, no seu bairro, na sua cidade há problemas precisando de sua atuação como cidadão. Muitos acreditam que nada podem fazer mas a democracia se faz na rua, com outros cidadãos. Buscar outras verdades mesmo que estas verdades possuem pensamentos diferentes e nos fazem pensar em outras possibilides. E deixar de pensar simplesmente que LGBT é pecado e que hello kitty é do capeta, por exemplo.
Mas não podemos nos deixar levar só por isto porque na mídia também tem coisas boas de ver como filmes de comédia, documentários divertidos, curiosidades, animação, etc. São formas de lazer.
Eu acho que devemos buscar a verdade em outras fontes. NÃO nos deixar levar pelo pensamento de uma só pessoa ou de uma só religião, em uma só direção, isso faz com que nós tenhamos uma vida mais esclarecida, mais humana.
Oi, Miguel. Você apresenta uma outra vertente de alienação: a religião. Realmente, algumas delas, ao invés de libertar o ser humano, o aprisiona ainda mais, por isso precisamos saber separar o joio do trigo. Sigamos tentando fazer uma vida melhor para que todos vivam esclarecidos. Abraços.
ExcluirO tema tratado no texto e no vídeo é muito triste, porém muito importante para que vivemos nos dias de hoje.
ResponderExcluirEm minha opinião O Mito da Caverna mostra que os prisioneiros vivem em um mundo que eles imaginam ser real,e o segundo vídeo mostra que a televisão nos acomoda mais a cada dia, fazendo com que as pessoas tornam-se prisioneiros da mídia.
No entanto pude observar que existem males provocados pelo crescimento das mídias e dos meios de comunicação e informação como:O vício, a acomodação das pessoas, o aumento do consumo desnecessário, faz com que a pessoa queira ser igual às outras etc. E também existem os bens como:cura de doenças, a globalização, facilitar e de comunicação, tratamento de última geração para doenças como o câncer, programas que ajudam crianças como "Criança Esperança" e "teleton" etc.
Eu acho que para podermos viver uma vida mais esclarecida precisamos ter consciência do que somos, pois quando sabermos distinguir o que é certo e o que é errado, temos mais chance de ser uma pessoa melhor.
Por:Karolayne Cristiny
Sétimo ano 3.
Ei, Karoline, obrigado por comentar. Precisamos mesmo separar as coisas boas e as ruins que as mídias e as tecnologias nos trazem. Só assim construiremos uma sociedade mais harmônica e esclarecida. Abraço.
ExcluirAnalisando o vídeo que mostra o mito da caverna e comparando com o vídeo Fábrica de Verdades é possível sim perceber que existe uma aproximação entre eles .
ResponderExcluirAqueles prisioneiros só viam as sombras, só aquilo que lhes era mostrado. O que aparecia na parede da caverna não era a realidade eram apenas sombras, “a falsa verdade”.
Quando um dos prisioneiros foi libertado e voltou para contar aos outros o que era a verdade, eles não conseguiram entender o que o liberto queria mostrar, pois continuaram a acreditar no que viam e não na verdade. Para os prisioneiros, o reflexo na parede da caverna era a verdade, era o conhecimento que tinham.
O mesmo é mostrado no vídeo. As pessoas preferem se enganar por uma “falsa verdade” do que buscar a verdade. O vídeo traz uma discussão: a televisão não revela como o negro é excluído e nem como o Brasil tem muitos analfabetos e pessoas que vivem sem ter seus direitos respeitados, pois ela prefere mostrar algo bonito e não a verdade, a realidade. E as pessoas preferem se acomodar com o que recebem, a buscar a verdade.
Em minha opinião o crescimento dos meios de comunicação e informação podem trazer como consequência deste crescimento, várias situações de benefícios e malefícios. Os benefícios aparecem quando a pessoa tem acesso à informação de maneira que seja capaz de avaliá-la criticamente. Ao ter acesso, ela passa a conhecer. Porém o olhar precisa ser crítico, sem se deixar levar pela opinião dos outros. Deixar de ser apenas uma sombra.
Os malefícios surgem quando a pessoa tem acesso a informação e esta já vêm com uma visão de um grupo social ou da mídia. A pessoa absorve a informação sem criticar e sem ver que aquilo não é a realidade, assim como os prisioneiros que só absorviam as informações sem buscar a verdade. Viam apenas o que lhes era oferecido, as sombras.
Para que a realidade seja modificada e a sociedade tenha uma vida mais justa e de igualdade de direitos é preciso que todas as pessoas tenham sempre a oportunidade de conhecer, mas vendo o outro lado da situação, analisando a realidade em busca da verdade.
Maria Clara Grossi Silva - 7º Ano 1 - Colégio Providência
Oi, Maria Clara. Você foi bem feliz quando disse sobre o pensamento crítico. É realmente isso que a educação e, especificamente a filosofia, buscam, incentivar as pessoas a pensarem criticamente por si mesmas e terem uma vida mais consciente e esclarecida. Abraço.
ExcluirCarlos Fernando Ribeiro,setimo ano 1
ResponderExcluirEu acho que ambos dos videos estão certos pois no mito da caverna mostra como as prisoneiros tinham uma imagem destorcida de como era o mundo,pois seu unico contato que eles tinha com o mundo era as sombras que o fogo fazia de acordo com que as pessoas iam passando na sua frente,assim eles iam criando imagens que eram diferentes do que era o verdadeiro mundo.Na minha opinião oque o video ques fala era que hoje em dia a televisão mostra um mundo totalmente diferente do real,pois la so mostra coisas boas aparecendo,como se no mundo real essas coisas nao acontecia,assim criando uma representação diferente do real,mostrando coisas que acontecia nas novelas representando um mundo real,mais no final nada que passa na novela e verdade pois as coisas no mundo real e totalmente ao contrario das novelas
Oi, Carlos. Não sei se a novela mostra o contrário da vida real, mas com certeza não é a realidade toda que está ali apresentada. Abraço.
ExcluirNOME:ALICE TRINDADE AQUINO
ResponderExcluirSÉRIE: 7ano 1
ESCOLA:COLÉGIO PROVIDÊNCIA
EU GOSTEI MUITO DO TEXTO,E ACHEI QUE RELATA ALGO QUE ACONTECE DESDE NOSSOS ANTEPASSADOS.FICAMOS PRESOS AS ILUSÕES DAS IMAGENS E NOS ESQUECEMOS DE FATO DO QUE É CONTEÚDO FORMANDO ASSIM UM CICLO VICIOSO.
QUANTAS E QUANTAS VEZES NÓS AJUDAMOS A MOVIMENTAR ESTE MERCADO DAS ILUSÕES ,QUE GERA BILHÕES,ISSO ACONTECE COMPRAMOS UMA MARCA DE NOVELAS,ROUPAS,SAPATOS,JÓIAS,POLÍTICOS ETC.É UM FALSO BEM ESTAR ALIMENTADO POR FALSOS PRAZERES ,NO QUAL ESTAMOS CADA VEZ MAIS ENVOLVIDOS PELAS IMAGENS DE UMA FALSA IDEIA REALIDADE NÃO SOMOS CAPAZES DE SAIR DESSA "ZONA DE CONFORTO" E NOS CONFRONTAR COM NÓS MESMOS ,FICAMOS ACOMODADOS COMPRANDO CADA VEZ MAIS AS IMAGENS FORMANDO E CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA SOCIEDADE SEM PRINCÍPIOS CULTURAIS.
Oi, Alice. Concordo, por isso digo que cabe a nós, pelo pensamento crítico começarmos a mudar essa realidade. Abraço.
ExcluirOlá Bruno, depois de assistir os dois vídeos e ler os pequenos textos e perguntas, acabei refletindo o assunto... O vídeo nos mostra a realidade encontrada em novelas e jornais, mas que no dia a dia não são uma realidade, (em novelas sempre tem um final feliz e ocorrem varias coisas em que no mundo real não acontecem!) e as pessoas acreditam ou se baseiam muito nisso tentando criar meio que uma vida ou relação fictícia. E o mito da caverna nos mostra prisioneiros que viviam no mundo das sombras e só viam sombras produzidas pelo reflexo da luz produzida pela fogueira e sempre escutavam os mesmos sons, e quando um prisioneiro vai ao mundo real e descobre muitas coisas e ao tentar mostrar essa realidade aos outros prisioneiros é julgado e condenado.
ResponderExcluirE se pensarmos bem conseguimos aproximar as realidades do dia a dia ao mundo da caverna, pois os prisioneiros que ainda estavam na caverna se acomodaram a aquela realidade como se fosse a única que poderiam ‘’seguir’’ ou viver. E no mundo real as pessoas se acomodam as coisas; e como no mito quando alguém tenta mudar ou mostrar as pessoas à realidade é julgado.
A mídia, não nos mostra uma realidade verdadeira e sim uma realidade apenas baseadas em alguns fatos, ou seja, a maioria das coisas que se passam em novelas e seriados é apenas uma criação um roteiro decorado sobre o assunto tratado na cena, mas que nos leva a querer assistir ou reproduzir os fatos. Como no vídeo mesmo mostra as novelas estão sendo “a unidade de ensino dos brasileiros hoje em dia”, pois com esse crescimento as pessoas veem o jornal como algo fictício, e veem como se as questões do país e do cotidiano fossem esclarecidos nas novelas, ou seja, isso acaba sendo uma inversão de principio de cotidiano impressionante, hoje em dia se vê pessoas fazendo coisas que viram em novelas e repetiram.
Para que possamos viver uma vida esclarecida, devemos julgar e questionar as questões dadas pelo mundo, buscar a realidade, lutar para mudar as coisas! Devemos perceber que “todos nos estamos no problema, estamos pagando pelo problema e somos o problema” e assim ocorrera uma grande mudança e poderemos viver uma vida esclarecida.
ALUNA: ISABELLA COELHO MOL SANTOS- N:9 -TURMA: 7 ANO 3
Oi, Isabela, muito bom o seu ponto de vista. Precisamos sair da acomodação da caverna e ir em direção a uma vida mais crítica e esclarecida. Isso exige de nós esforço, mas será recompensador. Abraço.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirVíctor Cardoso de Freitas 7anoI.Colegio Providência.
ResponderExcluirEm primeiro lugar, gostaria de dizer que achei o filme muito interessante. O filme me mostrou coisas que eu nem imaginava, despertou meu interesse e abriu meus olhos para a necessidade de refletir sobre o conteúdo que é passado pelos meios de comunicação, especialmente pela televisão. Não podemos simplesmente receber os conteúdos ali veiculados como se fossem verdades inquestionáveis.
Vendo o filme eu comecei a perceber melhor o mito da caverna. O que aparece na televisão vira realidade, ela cria um mundo bastante real e sólido. Para muitos o verdadeiro mundo é o mundo inventado pela televisão. Porém, o filme mostra que o mundo que ela cria, em muitos casos, é um mundo de aparências, ilusório e sem consistência. Podendo ser, inclusive, um mundo de mentiras e manipulações, onde a verdade é distorcida ou ocultada.
Diante do filme fiquei pensando que por um lado as mídias são um bem imenso, pois elas aproximam as pessoas, esclarecem, informam. Tudo isso numa velocidade incrível. Podem ser usadas para combater a criminalidade, para salvar vidas e muito mais.
Porém, elas podem também isolar as pessoas em um mundo virtual. Muitas pessoas gastam grande parte do tempo com internet, TV e celular e se esquecem das pessoas que estão dentro da própria casa. As mídias podem fabricar mentiras e promover muitas coisas ruins. Temos que ficar atentos e refletir sobre as verdades e mentiras veiculadas nas mídias.
Oi, Victor, que bom que gostou. Precisamos nos cuidar mesmo para que nossas cavernas particulares não nos afaste uns dos outros. Abraço.
ExcluirO video aborda a importância da midia para a sociedade brasileira. essse papel da televisão esta entre os temas da discussão feita com pensadores, politicos e representantes de movimentos sociais.Se você imagina que são as novelas que fazem a educação das pessoas... É uma inversão de princípio e de realidade.
ResponderExcluirCom a mesma preocupação,dizem que o telespectador tem de ser ajudado. É uma função pedagógica que deveria estar embutida nos meios de comunicação. Isso é uma coisa tão assustadora. Quem não aprende a ler não aprende a pensar . E quem não aprende a pensar não aprende nem a ouvir nem a falar.
Estamos em um país em que as pessoas não são alfabetizadas. Da mesma opinião, se você pega as pessoas formadas no ensino médio,pouco têm conhecimento para ler e escrever. algumas pessoas nao consegue ver violência entre a maior do que uma pessoa chegar ao final da sua adolescência e não saber ler nem escrever. Não consigo ver quantas violências são maiores do que essa. Mas ninguém liga.
Além dos pensadores brasileiros pensarem de formas diferentes da gente,muita gente pensa que o problema nao e com a gente o problema e com a gente
Olá, VocÊ poderia se identificar, por favor?
ExcluirCamile Almeida Gomes Dias – n4 – 7ano 3
ResponderExcluirNa minha opinião é possível aproximarmos o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo pois no mito da caverna os prisioneiros só viam o que as pessoas que os prenderam queriam que eles vissem, ou seja mudavam a realidade de forma a amedrontar os presos para que eles continuassem sem reagir contra quem os prendeu. Exemplo: Ele viam as pessoas, animais e objetos através da luz que criava imagens bem maiores e distorcidas na parede. O que eles viam na parede pareciam monstros assustadores, fazendo com que eles tivessem medo e permanecessem sem tentar fugir. Já no vídeo, eles falam a mesma coisa porém de uma forma diferente pois eles dizem que a televisão só mostra o que quer que a população veja, que ela muda os fatos de acordo com a forma que espera que os entendamos. Uma pequena manifestação pode parecer grande e uma grande pode parecer pequena, basta que isso seja importante para quem está transmitindo. As novelas e série também são assim, incentivam formas de viver, estilos de roupa e fala, marcas de telefone, computadores, roupas dentre outras coisas que eles querem que as pessoas achem são as melhores. Ou seja, os meios de comunicação hoje em dia servem para tampar nossos olhos, pois nos trazem os fatos prontos e com o ponto de vista que querem que a sociedade acredite. Como é mais fácil aceitar algo pronto do que ter que pensar e refletir sobre o assunto as pessoas simplesmente aceitam uma opinião e forma de pensar que não é delas.
Acredito que o único caminho para que as pessoas possam viver uma vida mais esclarecida e não viver na frente da mídia (televisão, computadores...) as pessoas tem que ter uma vida mais ativa, passear, ir a teatros, conversar mais com os outros, ouvir o que os outros acham, o que a mídia mostra e formar uma opinião sobre o assuntos. Formar uma opinião sobre as informações que chegam até nos é o mais importante, pois nos torna pessoas mais questionadoras e capazes de defender o próprio ponto de vista.
Oi, Camille. Concordo que a vida real pode ser mais interessante que a virtual, precisamos redescobri-la. Abraço.
ExcluirArthur Lana - 7º Ano 1
ResponderExcluirBruno, Sim, a realidade mostrada é algo real, pois somos afetados, como dito no vídeo, pelo entretenimento, que tudo que dizem pode ser real ou pode ser uma mentira para nos atrair mais para tau produto. Mas contudo temos algo bom em tudo isso, por exemplo, na internet podemos expor a muitas pessoas coisas como a filosofia em vídeos sobre o assunto e compartilhar esse saber, mas também ha os males, como : o entretenimento muitas vezes, como livros de ficção, jogos, programas de tv, entre outros, nos afasta mais ainda da saída da caverna, ou seja, do mundo das ideias e estamos presos aos prazeres físicos e não tentamos ver a verdade, estamos acorrentados na parte mais baixa da caverna, vem apenas sombras. Uma vida mais esclarecida é dar mais importância as ideais e buscar a verdade como Sócrates e Platão fizeram, e, com a maiêutica alcançar o fim da caverna e ver o sol, ou seja, a verdade sobre tudo.
Todos que querem saber a verdade tem que buscar a maiêutica e fazer o parto das ideias, deixar o mundo tangível e dar mais importância ao mundo das ideias.
Oi, Arthur. Gostei do seu comentário, muitas vezes ficamos presos nas aparências. Abraços.
ExcluirCOLÉGIO PROVIDÊNCIA
ResponderExcluirALUNO:PEDRO FREITAS ROCHA
TURMA:7 ANO 1
AINDA EXISTEM MUITAS CAVERNAS
Na minha opinião sim, porque no mito uma pessoa sai daquele mundo das sombras (que nesse caso estava representando o mundo que vivemos que é o mundo sensível) e foi para um mundo de coisas reais (que nesse caso representava o mundo das almas que é o mundo inteligível) e decidiu compartilhar com seus amigos dos quais o mataram, porque acharam que ele tinha enlouquecido e o mesmo aconteceu com Sócrates. E as pessoas de hoje em dia ainda estão vivendo no mundo sensível, porque tudo o que nós vemos é representação da ideia daquele objeto ou ser, por exemplo: se eu vejo um celular eu estou vivendo uma mentira porque ele é uma representação da ideia de celular .Isso é pior ainda na televisão, porque as pessoas estão representando outras pessoas e essas por sua vez estão vivendo uma mentira .Os males provocados pelo crescimento da mídia são por exemplo, que nos jornais eles só mostram um lado da história da versão como no protesto do vídeo e isso é muito ruim porque quem vê acha que o lado mostrado é o certo sem saber qual é a versão do outro .O caminho que eu aponto para vivermos uma vida mais esclarecida é buscar os dois lados da versão das histórias, estudar um pouco filosofia, não acreditar em tudo que vê e lê e acima de todas as anteriores buscar a verdade.
Oi, Pedro. O caminho que você aponta realmente me parece o melhor também. Precisamos acreditar que dá pra fazer um mundo melhor para todos. Abraço.
ExcluirSabemos que a televisão é um dos meios que circulam algumas mentiras e raramente verdades.Sabemos também que a televisão ilustra o que nós queremos ser.O mito da caverna de Platão é uma realidade das imagens e falas exposta nos vídeos,pois o homem que foi liberto para conhecer o mundo lá fora como diz no primeiro vídeo não foi nada com o que ele imaginava porém ele se encantou com aquele visão realista e foi chamar os outros dois homens.Mas a televisão,celulares e outros meios de comunicação tem seu lado bom e ruim, o lado bom por exemplo da televisão é que podemos nos espelhar naquilo que vemos por exemplo uma novela conta uma história de um menino que quer ser médico,mas não tem dinhero suficiente e não teve um passado com a escola muito bom ou seja não sabia ler nem escrever elementos básicos para ter um bom curso até então ele resolveu se esforçar e conseguiu o que queria.Você pode se espelhar nisso porém a televisão pode nus trazer para um lado de preconceito,racismo até então nos iludir.Acho que para conseguirmos uma vida melhor tanto com a televisão e tanto com nosso dia a dia devemos ajudar todo mundo a enxergar a realidade e seguir em frente e parar de se sentir ofendido com o que passa na TV e iludido também mas você não pode esquecer que ela também nos ajuda em algumas ocasiões.
ResponderExcluirManuela Villas Boas Fonseca
Colégio Providência- 7 ano 2
Oi, Manuela. A TV, como vocÊ disse, pode ter coisas boas e coisas ruins. Cabe a nós a capacidade de vÊ-la criticamente. Abraço.
ExcluirNa minha opinião é possível aproximarmos o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo pois, os homens prisioneiros são como se fosse a sociedade em que vivemos, prisioneira das mídias de televisões, jornais, marketing, entre outras ”ilusões” do dia a dia, ou seja quando estão presos eles não conseguem ver a realidade do mundo, apenas as sombras que no nosso caso são, como já disse, as mídias, jornais e marketing. E quando um deles se liberta e com muita dificuldade conhece o mundo como ele é, certamente quer dividir esta experiência com seus colegas, no nosso caso é uma pessoa que está disposta a reconhecer a realidade e enxergar que todas as “ilusões” de sua vida não passa de coisas que querem afasta-la da realidade e querem compartilhar esta experiência com novas pessoas.
ResponderExcluirSó que como eu mesmo disse, nem sempre as pessoas irão acreditar pelo simples fato delas estarem “ilusionadas”. Foi o caso dos companheiros do ex prisioneiro que não conseguiam enxergar oque o companheiro dizia e achavam que o que eles viram durante todo esse tempo presos, era verídico ou seja, como se fosse um fato. Igualmente para nós, nem sempre as pessoas estarão dispostas a acreditar no que as outras falam e por isso ficam em suas vidas “normais” sem conhecer o mundo como ele realmente é.
Acho que para mim um grande exemplo de “mal” que nos torna ilusionados através do mundo é o marketing pois por exemplo, quando nós vemos um produto muito bonito que promete ser o melhor de todos, com muitas qualidades, certamente iremos querer ele, isso acontece porque a propaganda é um tipo de ilusão aos nossos olhos.
Os caminhos que nos mostram a “realidade” são dois:
O caminho da verdade e o caminho da razão, porque com a verdade você vai saber realmente oque as coisas significam pra você de um jeito claro e verídico. Que você vai estar sempre buscando entender o porque das coisas até chegar em uma conclusão, normalmente o caminho da Filosofia.
E o caminho da razão também, porque ele mostra de um jeito que da para você entender as coisas com provas, normalmente são os caminhos da matemática e ciência.
Maria Clara Dias, 7°2 ,Colégio Providência.
Oi, Maria Clara. Algumas ilusões são, de fato, prejudiciais para nós, precisamos ficar atentos para não trocar a realidade por ficções. Abraço.
ExcluirHoje em dia, existem pessoas que não vivem o "mundo real" pois elas passam o dia vendo novelas, lendo livros de romance ou gibis de super heróis. Mas elas não percebem que isso não vai mudar em nada a vida delas, ou melhor, mudará para pior. Pois elas não vão saber o que acontece no país, na sua cidade, na politica, no crime. Mas existem pessoas que são realistas, pois elas leem livros sobre politica, sobre o nosso país, etc. Mas isso não significa que se você assiste novelas ou desenhos e lê livros de romances e super-heróis você não é realista. Mas hoje em dia,as pessoas acham que o que tem na televisão é real, que se você comprar algo que aparece lá, vai resolver sua vida, vai ser igual o que aparece na televisão.
ResponderExcluirQuando pessoas de outros países assistem na televisão ou veem no computador,celular, etc., as partes mais ricas e que tem pessoas de classe alta na cidade, ela não imagina que tem pessoas mal intencionadas que querem te roubar quando você fecha uma diária em um hotel, mas mal você sabe que é em uma favela ou em uma periferia. E quando você vem para o país você entra dentro da favela e alguém te mata para roubar 100 reais, ou seu celular. O mundo está cada vez pior, e é por causa das ilusões que ocorrem nos meios eletrônicos ou nas revistas, ou em qualquer outro lugar.
Ana Luíza S. Guimarães- 7º ano 2- Colégio Providência- 2016
Oi, Ana Luiza. Com certeza nem todas as pessoas que assistem Tv ou usam a internet estão sempre iludidas. o que precisamos mesmo é buscar um equilíbrio em nossas vidas. Abraços.
ExcluirNo mito, podemos perceber que os prisioneiros tem uma visão de mundo apenas restrita da caverna, assim eles vivem a vida imaginando que tem lá fora através de sombras, vivendo um mundo imaginário. Pelo vídeo, podemos perceber que quase que as pessoas também vivem assim, elas enxergam o mundo através do que a mídia fala e não tentando investigar e desvendar o em que vive.
ResponderExcluirPercebemos isso em situações que a mídia molda as informações seguindo seu interesse; situações que com o avanço da comunicação muito mais informações chegam com menos qualidade e alcançam quase o mundo todo; a mídia impõe padrões que a sociedade segue sem muitas vezes nem questionar o que é correto e deve ser aceito, do que não é.
Essa situação, já esta tão comum que muitas vezes nem pensamos que seja um problema, ou muitas vezes não conseguimos nem pensar em qual seria a solução para que isso mude, qual seria o melhor caminho e realmente é difícil pensar sem ter a influencia de alguma mídia, porem algumas soluções que poderiam funcionar é as pessoas tomarem consciência de que é um problema, de que precisa ser mudado e serem mais curiosas, investigarem mais as coisas usando vários pontos de vista, desligar de meios tecnológicos um pouco e procurar diversas informações, ler mais, fazer mais debates sobre todos os assuntos possíveis, conversar com profissionais da área. É um caminho difícil, mas com determinação é possível chegar ao final e resolver o problema, ou pelo menos diminui-lo.
Arthur Coelho da Silva
7º ano 3
Oi, Arthur. Mesmo que seja difícil encontrar uma solução, pensar é sempre um bom começo. Abraço.
ExcluirO mito das cavernas foi criado para mostrar a indignação de Platão com a morte de Sócrates e mostrar também o caminho que os filósofos usam para chegar ao mundo da verdade, ou seja, eles saiam do mundo sensível e iam para o mundo inteligível.
ResponderExcluirSe pensarmos bem, o mito das cavernas há mais coisa em comum do que pensamos, se observarmos direito somos os prisioneiros, que vivem acorrentados nos sofás; a televisão é como se fosse a fogueira, que emite sombras falsas e nos fazem crer em mentiras, escondendo a verdadeira verdade de nós; a caverna é o mundo sensível: um lugar de mentiras, desejos e cópias mal feitas; o mundo inteligivel é representado por meio do momento em que o prisioneiro sai da caverna.
Muitos anos se passaram desde a criação do mito, e há muitos indícios de que ainda podemos estar vivendo em cavernas. Se voltarmos os nossos olhares para a mídia, podemos ter mais influencias, no caso das novelas, que conta uma historia fictícia, e nos mostram um falso mundo, fazendo com que pensemos que aquilo é real, mas não é. O poder da mídia é tão grande, que se eles pedirem para todos se matar, todos irão obedecer. A mídia é falsa, ela nos indus ao consumo, nos mostra o mundo do jeito que eles acham que devemos ver, infuenciam as pessoas á entrarem no mundo dos crimes (por meio de novelas e programas).
Temos que ter um senso critico, para criticar aquilo que está a nossa frente, ver se aquilo é verdade ou não.
Maria Eduarda Hubner Rosa – 7º3
Oi, Maria Eduarda, o senso crítico é sempre um bom caminho. Ele nos ajuda a passar pela vida de forma consciente. Abraço.
ExcluirCamila Sales Barbosa-7 º ano 2
ResponderExcluir''Aquilo que está na televisão não está no mundo''.Tal frase mencionada no vídeo mostra uma realidade que não podemos descordar.As pessoas estão cada vez mais distraídas da realidade.Nós,que somos os prisoneiros acorrentados,acreditamos em sombras(que seriam mídias como a TV, Até mesmo o Marketing hoje em dia.)Essas sombras nós distraem,nós pensamos que não tem algo pra fazer a não ser continuar assistindo(o próprio vídeo fala disso.)Como nós podemos nos libertar dessas ''sombras'?É preciso dar um apoio para o expectador perceba que a vida ainda está andando.Igual o prisoneiro que se liberta,ele tenta mostrar aos companheiros que a vida não é feita de sombras.Mas nós,os prisoneiros,não acreditamos,porque continuamos distraídos. Nós devíamos parar com isso,isso de alguma maneira está prejudicando agente. Você passará a acreditar no que está na TV,ou internet,mesmo sabendo que nem sempre aquilo será uma informação verdadeira. Estudando seria uma maneira de viver uma vida mais esclarecida.
Em conclusão:A mídia atual é uma sombra,a Tv é uma sombra,o Marketing é uma sombra(o vídeo fala disso.)As pessoas que sabem da verdade,que não se distraem com as mídias,que se soltam da caverna,não são ouvidas.Para nós,a mídia sempre será a verdade.
Enfim,é só isso.Gostei dos dois vídeos:Conteúdo muito interessante e que me fez refletir muito antes de criar esse texto.
Oi, Camila. Talvez nem precisássemos abandonar completamente a mídia, somente usá-la de forma mais moderada e consciente. Abraço.
ExcluirNa minha opinião é possível, pois as realidades relatadas no vídeo são representadas figurativamente pelo mito da caverna.
ResponderExcluirUm dos bens é levar as informações a quase todos os locais do país, em praticamente tempo real. Um dos males é a manipulação das informações divulgadas.
Para nós podermos viver uma vida mais esclarecida nós devemos buscar a verdade, devemos nos libertar da “caverna” em que estamos e saber o que realmente estamos vivendo e o que a mídia esconde de nós. Devemos deixar de lado algumas coisas materiais desnecessárias e focar nas coisas mais necessárias, devemos buscar saber mais a cada dia e pesquisar pra aumentar nosso conhecimento e não sermos enganados pela mídia, devemos também aceitar mais e lutar pra não haver o preconceito de gênero, opção sexual, religião ou raça. Enquanto ainda existir a desigualdade entre pessoas pelas suas escolhas, nós não iremos evoluir, um mundo onde o racismo, machismo, homofobia são coisas reais e tratadas com normalidade por grande parte da população, é um mundo em que não é possível evoluir, por pessoas de mente fechada que não aceitam as diferenças entre as pessoas. A mídia na maioria das vezes manipula informações a seu favor, fazendo que com pessoas de pouco intelecto fiquem do lado dela e não busquem saber a verdade sobre tal assunto. Essa é a minha opinião sobre esse assunto
-Luiza Urzedo 7º ano 1 Colégio Providência
Ei, Luiza. Muito interessante seu ponto de vista. Precisamos criar uma sociedade mais justa e humana e com certeza o conhecimento é um dos melhores caminhos para isso.
ExcluirCLARA CALIXTO 7° ANO 3 NUMERO 5
ResponderExcluirSim, é possivel aproximar a realidade exposta no vídeo com o mito da caverna, pois o mundo que conhecemos é o que vivemos e vemos pela televisão e se tivermos a oportunidade de ver a verdadeira realidade (que nunca saberemos se é ou não verídica) no caso se apenas uma pessoa descobrisse por exemplo o munda além da tecnologia e consumismo seria algo de novo e as pessoas não estão/são abertas para mudanças. Quando vemos a propagação de produtos de diferentes marcas e ultilidades achamos que aquela marca é a melhor e isso nos induz a consumirmos coisas que nem precisamos! E ate a onde isso vai? A que ponto vamos chegar?
A certo tempo atrás as coisas não eram tão intensificadas mas com o aumento da tecnologia as coisas vem ficando cada vez pior o que vemos é apenas o que conhecemos e acreditamos... Não aceitamos a realidade de outa forma. Para nos chega ate ser confortante ver televisão, jogar vídeo game, jogos de celular e etc. Pois são coisas que já estamos acostumados e levamos como se fosse parte da gente, o que na realidade não é. E outro fato é que as pessoas acham que quem usam marcas caras são melhores do que pessoas que compram coisas na 25 de março. O que mais se agrava é quando a pessoa acha que se tiver um celular da apple e usarem uma roupa da adidas vão ser melhores. Se você for um babaca (com perdão da palavra) vai continuar sendo um se usar tal marca.
A tecnologia é boa ate certo ponto por exemplo seus pros podem ser vistos quando você economiza seu precioso tempo que hoje em dia é muito corrido pagando uma conta pelo celular, quando é feita uma prótese para pessoas com deficiência física quando podemos nos deslocar para outros lugares de carro, avião e etc. Entre outros...
Os contras podem ser observados quando uma pessoa passa horas em frente a televisão e esquece do resto do mundo. Quando tentam fugir dos problemas usando tecnologia. Isso não se deve ser feito pois problemas (na minha opinião) são feitos para serem enfrentados não devemos fazer isso uma hora ou outra teremos que enfrenta-los.
Para acabar com isso temos que nos conscientizar da proporção que esse problema esta tomando e a proporção que ainda vai tomar. Parar de achar que a pessoa que usa tal coisa é melhor que a outra que não usa essa coisa. Parar de comprar essas coisas. Somos explorados pelo excessivo preço de coisas fúteis. Por exemplo você comprar um cachorro de 6 mil reais você acaba incentivando a venda a esse preço. Mas em alguns casos não tem jeito somos obrigados a aturar esses abuso.
Ótima reflexão, Clara. É bom o equilíbrio de percebermos os serviços e os desserviços causados pela tecnologia. Assim, viveremos de forma mais consciente para que construamos um mundo melhor.
ExcluirMarcelo 7 ano 3 :
ResponderExcluirO texto e o vídeo relatam coisas que acontecem com a gente no dia a dia portanto, quase ninguém percebe, as ‘’cavernas’’ de hoje em dia é a mídia fazendo com que nós acreditemos em tudo o que ela fala por exemplo a novela, ela mente, mente, e nós continuamos a acreditar no que ela diz.
Hoje é muito de difícil encontrar uma pessoa que não acredite em toda a farsa da mídia e do mundo, a sociedade caiu de nível drasticamente, pois a população está em um mundo que não é real.
Em meio das mentiras que nos falam ficamos até confusos pois já não sabemos o que é a verdade e o que é a mentira, já estamos completamente perdidos em um mundo não real, portanto se não acordarmos, continuaremos a ser esses débeis, que não conhecem a verdade verdadeira.
No vídeo o mais claro que podemos ver é a mídia maquiando a mentira de verdade, temos que ficarmos muito consciente do que é a verdade.
O mito da caverna se encaixa perfeitamente nos dias de hoje falando do real e o não real deforma clara.
Oi, Marcelo. Por muitas vezes me senti perdido assim também, porém precisamos ter calma e perceber que cabe a nós a escolha de um caminho em que busquemos cada vez mais o conhecimento. Abraço.
ExcluirNo vídeo 2 mostra que progamas de televisão estão nos afastando mais da realidade como as novelas que mostra o que a gente quer ver e não o que precisamos ver e isso acaba nos tornando os prisioneiros como o do Mito da Caverna,mais essas mídias podem nos informar o que esta acontecendo na sua cidade e no mundo como os jornais da televisão,jornais impressos,rádios,a internet mas muitas vezes elas podem te mostra o que não esta acontecendo realmente.Um jeito de viver sem sermos atraídos por essas mídias é nos desligarmos delas e sair para nos divertir com as pessoas,fazer brincadeiras com a família e amigos e não jogos de celulares,computadores esquecer um das novelas que atraí tanto as pessoas e fazem elas se desligarem do mundo real que esta cada vez mais se distanciando da gente e muitas vezes por culpas nossas pois acabamos nos preocupando mais com o que a sociedade quer ver e não o que nos mesmos queremos ver da gente e isto acaba nos distanciando do que a gente é e da nossa realidade
ResponderExcluirOi, Alice. Muitas vezes esquecemos mesmo o quanto a vida fora das mídias pode ser divertida. Abraço.
ExcluirPara mim , nos dias de hoje as pessoas estão ficando 'viciadas' com a mídia , novelas , filmes entre outros fazendo com que elas fiquem presas em um mundo onde não conseguem discutir sobre as coisas do dia dia por isso que com o 'Mito da Caverna' o homem que estava preso durante sua vida toda consegue se liberta e descobrir a verdade. Então devemos começar a prestar mais atenção nas coisas reais e não as ficcionais da televisão mostra. Portanto a verdade assim como as pessoas existe mais de uma, simplismente uma opinião. Nos dias atuais as pessoas são muito discriminadas por não terem uma classe social de alta qualidade como a de outras pessoas e elas tem que se submeter a ser de acordo com o padrão que a sociedade pede que seja. Por isso as pessoas estão ficando mais doentes do que antigamente. Por isso não devemos dar importância com que as pessoas falam e viver da maneira que quiser. Tendo como referencia sua própria opinião e também sua verdade. Já os homens que não acreditaram e não estavam reconhecendo o amigo continuaram diferente dele que descobriu a verdade e seguiu nela .
ResponderExcluirJoão Paulo , 7° ano 2 , Colégio Providência
Pois é, João Paulo, nem toda libertação é fácil. Mas sabemos que, assim como aconteceu com o prisioneiro, o esforço vale a pena. Abraço.
ExcluirA minha opinião, assim como a das pessoas que falaram no vídeo, é que a vida real cada vez mais se relaciona com o mito da caverna. As pessoas ficam num tipo de “zona de conforto”, que podemos dizer até que foi formada pela mídia.
ResponderExcluirAs pessoas andam se baseando muito no que acontece nas novelas (ficção) para encarar a realidade.
E da mesma forma que a mídia pode provocar coisas boas, pode provocar coisas ruins, por exemplo: crianças, jovens e mulheres adultas ficam se prendendo num padrão (ser magra, ter cabelo liso, usar roupas caras e tudo mais), e se estiver dentro desse padrão você é bonita. Ultimamente, em algumas novelas, passam cenas de gays se relacionando e, não que isso seja algo ruim, mas tem pessoas que não acham correto e da mesma forma que eles devem respeitar os gays, devemos respeitar a opinião deles. O pior de tudo é que os diretores talvez nem se importam com a causa e passam na televisão, apenas pra ganhar audiência.
Poderíamos mudar esse padrão de beleza se as marcas de roupas e cosméticos passarem a pegar modelos de vários estereótipos e não só de uma mulher magra de cabelo liso para promover seus produtos.
Poderíamos deixar um pouco mais de lado as novelas e ver mais documentários, ver menos filmes de ficção e ler mais, sair da cama e do sofá para caminhar, conversar mais com a família, etc.
A vida é muito curta pra ficar plantado o tempo todo em casa vendo televisão.
Amanda A. Costa
7°1, Colégio Providência
Oi, Amanda. Muito legal seu ponto de vista. A vida é realmente curta e precisamos aproveitar as coisas boas que ela nos dá, sempre usando a consciência. Abraço.
ExcluirCOLEGIO PROVIDENCIA-MARIANA MG
ResponderExcluirALUNA:CAROLINA MÜLLER 7°ANO2 N°7
....................................
Nos dias atuais a mídia influência tudo ao nosso redor e o mito da caverna de Platão nos mostra que os prisioneiros da caverna estavam acostumados a verem as sombras das pessoas que passavam ali e refletiam na fogueira, e na "vida real" nos somos manipulados e já conivivemos com a mídia, como os prisioneiros e as sombras, e um desses prisioneiros sai da caverna e vai ver que existia vida fora da caverna, a mídia nos manipula tanto que "esquecemos da realidade" por exemplo: a mídia faz uma propaganda e "estimula" as pessoas a comprarem um produto e as pessoas compram e quando vão ver não era nada daquilo que foi noticiado. E quando o prisioneiro que se libertou e viu que havia vida fora da caverna volta para "resgatar" os outros, os outros já não acreditam e acham que o amigo estava ficando louco e o mataram. Ainda existem muuuitas cavernas ainda, já estamos "acostumados" com isso e quando ouvimos uma verdade, já entramos em contradição. A mídia tem seus aspectos positivos e negativos, os positivos são: Nos informa sobre o que está acontecendo com o mundo é as pessoas, oferece mais recursos para a populacao, você pode pesquisar, se informar, nos une com pessoas que estão longe de nós e facilita nosso dia a dia e trabalho. E seus aspectos negativos sao: Afasta as pessoas que convivem conosco,nos tira da realidade, faz com que cada dia nos tornamos mais dependentes dela. Nos podemos adotar a mídia sim mas devemos ter moderação, usar para se informar e não se tornar dependente dela.
Oi, Carolina. Moderação é uma boa palavra mesmo! Lembra das virtudes platônicas? Abraço!
ExcluirPodemos interpretar o mito da caverna mediante a nossa realidade, entendendo que em nossos dias, muitas pessoas vivem dentro de cavernas. Pois vivem das informações que são meramente produzidas pelas mídias, que projetam ou reproduzem as imagens daquilo que na realidade compreendemos que seja uma verdade, que quando provadas, vemos que realmente não são. Ou seja, formam opiniões a partir do que vêem ou do que ouviram dizer, e não meramente daquilo que comprovaram ser uma verdade.
ResponderExcluirViver sem comprovação daquilo que vemos e ouvimos, sem estabelecer critérios críticos, é um estado de a alienação do ser. Por isso aquelas pessoas que não procuram a utilização da dialética são aquelas pessoas que vivem pela sombra e os filósofos são aquelas que veem a realidade da maneira que são e não disfarçada graças a dialética
A mídia faz com que nos sentimos entretidos, para que possamos distrair, mas para a filosofia isso não e tão bom, são elas que mais nos afastam da realidade da ideia de bem e como no mito da caverna vamos ficando nas sombras, por isso quando buscamos a realidade devermos procurar outros meios como a filosofia (dialética) e não a arte, pois elas mais nos afastam da realidade.
Alguns deles são: a internet :: a televisão :: revistas etc..
Para que possamos viver uma vida mais esclarecida devemos deixar um pouco a mídia e procura a verdade da maneira que aprendemos em aula, usando a dialética assim viveremos na verdade e poderemos sair das cavernas.
Alice Baru ______ COLÉGIO PROVIDENCIA __________ 7º 2
Oi, Alice. O pensamento crítico mesmo nos dirá quando será bom ou quando não será bom usarmos as mídias. O esclarecimento depende não só do que fazemos, mas também de como fazemos. Abraço.
ExcluirQuando paramos um pouco e realmente pensamos sobre o assunto, podemos aproximar o Mito da Caverna das realidades expostas no vídeo. No mito os prisioneiros não conseguiam enxergar a realidade, viam só as sombras na parede, então eles se conformaram. Desde que a televisão virou o centro de atenção do mundo as novelas começaram a ter um grande índice de telespectadores, com isso, as pessoas pararam de querer buscar a verdade e se conformaram com o que assistiam, achando que a nossa realidade era de um país: Branco, Rico e Hétero, O que não é verdade. A população do nosso país é formada em maioria por Negros e Mulatos, A maioria são trabalhadores pobres que acordam 6 da manhã e voltam 9 da noite, e recebem um salário ridículo, e a Homossexualidade deveria ser tratada com mais normalidade e respeito. Os bens pelo crescimento da mídia são: Acesso à cultura de outros lugares, pessoas, etc (Para as pessoas que procuram), Informações que você não encontra no seu dia a dia, Forma de relaxar. Já os males: Falta de interesse em assuntos da sua realidade, Pessoas que gostam de se iludir, por exemplo quando o entrevistado citou o Rap Americano e o Rap Nacional, A maioria das bandas de Rap Nacional tentam transmitir a realidade nas suas músicas. Minha Banda favorita é a Cone Crew, A maioria das suas músicas fala sobre as dificuldades do país. Como por exemplo: A Corrupção. Já o Rap Americano é mais puxado para assuntos desnecessários. Para vivermos uma vida com mais clareza, eu acho importante não vivermos de mente fechada, temos que olhar e analisar tudo. Não podemos acreditar no que uma pessoa diz, no que uma emissora diz sem antes pensarmos e refletirmos. Temos também que deixar a televisão de lado, o celular, o computador e estudar mais, ler mais para que não sejamos tão facilmente ludibriados ou iludidos.
ResponderExcluirGiancarllo -- 7 ano 2 – Número: 11
Oi, Gian. Acho muito interessante algumas letras de rap também. É a voz que muitas vezes não é ouvida e tem muito a falar. Abraço.
ExcluirSim, pois o mito da caverna conta que os homens ficavam presos e não podiam ver o mundo real pois ficavam acorrentados, o mesmo acontece com a mídia, com a televisão e com o marketing, é um modo de nós nos ‘’ acorrentarmos ‘’ ali e não ver a realidade, ficarmos acomodados .
ResponderExcluirA mídia e as noticias nas redes de comunicações, são boas ate um certo ponto, a partir da hora em que passam informações fúteis, incentiva o povo a não olhar para a realidade que precisamos olhar, porque ao invés de os noticiários, os feeds de noticia, revistas e jornais passarem informações como ‘’ acabam de ver o Justin Biber saindo do salão com um novo visual’’ eles passarem informações para ‘’acordar’’ o povo brasileiro, como o modo em que o pais esta, desmatamentos, mortes, fraudes, corrupções, etc, porque é como o homem disse no vídeo, a realidade e muito triste, mas ao invés de ficarmos mascarando e fugindo dela, porque nós não tentamos melhorar ela ?
Os meios de comunicação podiam não passar coisas que influenciam ao mal, mas que o mostra e guia ao caminho certo.
Aluna; Alice Coura Mol de Queiroz
7°- ano 1
Oi, Alice. Também fico surpreso como tem pessoas que consomem informações tão superficiais, como a que você citou sobre o Justin Biber. Precisamos nos melhorar mesmo. Abraço!
ExcluirSim, é possível fazer a aproximação entre o mito da caverna e o que foi mostrado no vídeo: fábrica de verdades. No mito da caverna são mostradas pessoas que estão presas e que só conseguem ver o mundo através das sombras de imagens feitas por seres verdadeiros e que estão do lado de fora da caverna. Assim, eles não conheciam o mundo verdadeiro, que é o mundo das ideias. Para Platão, nosso mundo era formado por cópias, sombras do mundo das ideias.
ResponderExcluirO outro vídeo: fábrica de verdades mostra pessoas questionando o modo como a televisão e outras mídias tem influenciado as pessoas criando um mundo aparte, que deveria representar a sociedade, mas que não representa e apenas serve para acalmar as pessoas fazendo com que elas aceitem suas vidas sem procurar mudanças.
O crescimento das mídias sob várias formas faz com que tenhamos opções, umas mais alienantes outras menos. Por exemplo, uma doméstica que trabalha para uma patroa chata, preconceituosa, passa o dia inteiro morrendo de vontade de dar na cara da patroa. Mas quando chega a casa e vê que Maria Cecília sofre muito mais com a Carminha na novela. Isto dá forças para a doméstica para encarar um novo dia. As mídias podem induzir as pessoas a aceitarem suas vidas, ou verem apenas um ponto de vista do fato. Por outro lado, alguns programas podem levar a questionar, pensar sobre a vida e os acontecimentos. Para conseguirmos programas que levem a pensar devemos começar pela escola, ensinando os estudantes a terem posicionamento crítico.
(Letícia Pena , 7º ano 1 colégio Providência)
Disse tudo, Letícia. O posicionamento crítico fará de nós pessoas melhores e isso passará necessariamente pela educação. Abraço.
Excluirsim e possivel comparar o mundo da caverna com a realidade porque os avanços tecnologicos sao como uma prisao que nos impede de observar oque temos em volta e ver ou obiservar a verdade que temos no dia a dia, televisoes por exemplo sao o maior meio de prisao que temos ela nos revela imagens que n se parecem com a verdade elas sao como ilusoes que nos empede de ver a realidae e esse e um dos males que a tecnologia nos tras.o meelhor meio de se ligar a realidade e se desligar-mos da tecnologia e ver oque esta em nossos redores. NOME:lariany SERIE:7ano2 ESCOLA:colegio providencia
ResponderExcluirOi, Lariany. A vida às vezes passa ao nosso redor e agente nem vê. Precisamos ficar atentos. Abraço.
ExcluirPuxa, Bruno, muito legal os dois vídeos, principalmente o segundo que retrata bem a situação do Brasil, como os crimes, os roubos, as falsas ilusões que a televisão faz a gente pensar que são boas, mas não são as propagandas são um exemplo dessas “falsas ilusões” que, por exemplo, você tem um celular que é bom,mas a televisão faz uma propaganda que mostra outro e você acha que tem que comprar. O mito da caverna faz a gente ter um novo pensamento sobre o mundo, que a gente tem que sair do “mundo da televisão” e ir em direção ao da realidade, porque lá e o que temos de melhor e em vez de ver televisão todos os dias, também é bom sair ao ar livre, ver o mundo do lado de fora como no mito da caverna. Os caminhos para termos uma vida mais esclarecida para mim é que devemos olhar o mundo com uma visão mais aberta, como não é a televisão que um mundo com um pouco de mentira, devemos sair mais desse mundo de mentiras que não pode ser mais puro e realista do que o nosso, que é mais bonito, verdadeiro e mais esclarecido.
ResponderExcluirOi, Lucas, que bom que gostou das sugestões de vídeos. Como você disse, o ar livre também nos faz bem. Abraço.
ExcluirColégio Providência
ResponderExcluirDisciplina : Filosofia – Fábrica de Verdades – Lutas.doc
Professor : Bruno Nepomuceno
Aluno : Davi B.B.P. Santos
Série: 7º Ano 3
Achei o vídeo bem interessante.
Ele nos faz refletir como a mídia e os meios de comunicação e informação influenciam em nosso dia a dia. Vivemos de uma maneira tão mecânica , que coisas óbvias citados no vídeo passam despercebidas e a gente nem se dá conta.
É possível sim, aproximarmos o mito da caverna como as expostas no vídeo. O mito da caverna refere a situação do ser humano frente ao conhecimento. O ser humano vive acorrentado , prisioneiro em mundo falso de sombras, vivem no mundo sensível assim como os entrevistados falam sobre as pessoas diante da TV, mídia etc. A televisão , a mídia, por exemplo , hipnotiza. Elas são capazes de qualquer coisa. Provocam comportamentos ,influenciam atitudes, fazem a cabeça das pessoas. Pois vivemos num mundo onde o lema tem sido: “ Consumo, logo existo”.
Observamos durante o evento das Olimpíadas , uma bela propaganda da Coca Cola incentivando o seu consumo. Como vivemos em um mundo das sombras, não pensamos, não questionamos, somos manipulados e compramos, consumimos quando e o que nos mandam comprar. Na frente de uma TV os pensamentos ficam inativos. Dizem que “ na TV não há aprendizado, há condicionamento”. O convívio social com outras pessoas é cada vez menor. Ela preenche a vida das pessoas. Mas é claro que não podemos ser fanáticos . Toda esta tecnologia tem vantagem, vivemos uma realidade que o imediatismo é importante. As distâncias foram encurtadas, a informação é imediata. Temos acesso fácil a um grande número de informações com ideias e culturas diferentes, aprimorando os conhecimentos dos seres humanos. Ela é também entreterimento.
Para viver uma vida mais esclarecida, precisamos ficar atentos para analisarmos como essas informações tem sido utilizadas por nós, hoje em dia. Se cada um de nós não achasse normal a violência apresentada na TV, nos jornais... penso que isto mudaria de figura. Temos de sair da passividade. “Temos que ser cidadão. Cidadania é uma luta diária”.
Oi, Davi. Muito legal o que vocÊ disse. Acho mesmo que o questionamento é o primeiro passo para que pensemos mais profundamente sobre as coisas. Abraço.
ExcluirEu penso que o segundo vídeo tem tudo a ver com o primeiro porque nele mostra os prisioneiros na caverna vendo apenas as sombras dos animais e pessoas que passavam por lá, e no "nosso mundo" isso é representado pela internet e, principalmente, TV, nas novelas e filmes, pois não mostram a verdadeira realidade.
ResponderExcluirO crescimento das mídias e dos meios de comunicação, tem o lado bom e o ruim. O lado bom da mídia é que ela pode trazer cultura, lazer, esportes, dicas pro nosso dia a dia, entre outras coisas.. O lado ruim é que muitos jovens e adultos são influenciados pela mídia, por exemplo, o padrão de beleza feminino e masculino, que é ter cabelos lisos, ser magr@, ter músculos, enfim, uma aparência "perfeita", que é o que aparece na TV.
Acho que para que possamos viver uma vida mais esclarecida, não temos que deixar a internet de lado, ou parar de ver televisão, e sim saber usá-las corretamente, tendo consciência de que nem tudo que aparece ali é a verdade ou está certo. Não podemos ser influenciados pelas coisas ruins. Temos que prestar atenção no que vemos, assistimos e acessamos, porque as mídias tem interesse em manipular com objetivos econômicos.
Letícia Coura 7° ano 1
Isso mesmo, Letícia. Não precisamos abandonar todas as mídias, é preciso que saibamos usá-las com responsabilidade e consciência crítica. Abraço.
ExcluirAcho que na mídia há realmente conteúdos doutrinadores como o vídeo passado que claramente é uma propaganda esquerdista disfarçada de documentário fazendo a mesma coisa que tanto reclamam no vídeo:ILUDINDO e DOUTRINANDO, mas é claro que se você passar este vídeo para um adulto com opinião formada ele não será iludido,mas passando esse vídeo para adolescentes de 13 anos claramente que serão mais fáceis de influenciar.Mas além disso na mídia a outros temas aonde isso também acontece como na política no futebol e até mesmo na religião. Por um lado isso pode levar a pessoas aprenderem sobre o assunto, mas como muitas vezes acontecem, as pessoas aprendem errado sobre o assunto que além de acharem que é verdade,eles também espalham seu "conhecimento" com amigos e familiares assim criando uma legião de pessoas que defendem a mentira em que acreditam com unhas e dentes, pois muitas vezes essas mentiras são reconfortantes para as pessoas que nela acreditam, assim mascarando a verdade em que elas não querem acreditar, por isso novelas são tão populares. As novelas por meio de personagens apresentam a vida em que as pessoas queriam viver (em uma mansão em um bairro nobre do Rio de Janeiro).
ResponderExcluirAcho que as pessoas deveriam acreditar no que elas acham certo e não em o que a televisão ou a internet falou.
Lucas de Almeida Vieira 7º3
Oi, Lucas. Você realmente acha que o vídeo é uma "propaganda esquerdista disfarçada de documentário"? Vi ali muitas pessoas de diversas opiniões e vieses partidários. Não sei se podemos fazer essa leitura tão radical. Não houve em momento algum uma tentativa de influenciar ideologicamente vocês, muito pelo contrário. O vídeo serviu de estopim para o debate. Seria eu um anti-filósofo se entregasse a vocês ideias prontas. Minha intenção é provocar o pensamento, não a concórdia de ideais.
ExcluirSobre o que você disse sobre a maneira com que as pessoas deveriam viver, de acordo com o que elas acham cerro e o que acham errado, deixo uma provocação: esse tipo de orientação não nos levaria ao relativismo? Se sim, ele é bom em todos os seus níveis ou existe um limite?
No mais, agradeço o comentário. Opiniões diversas sempre enriquecem o debate. Abraço!
Oi Bruno. Queria me desculpar pelo meu comentário, eu como sempre não consegui expressar minha opinião por texto assim deixando a entender que sou muito radical ou coisa do tipo, mas aí vai minha correção:
ExcluirEm minha opinião o vídeo apresentou somente uma opinião não mostrando outras diferentes.
Desculpe me novamente pela falto de respeito em meu comentário, não sei muito bem expresse meu pensamento é muitas vezes não leio o que escrevo mas vou tentar melhorar para não acontecer denovo :)
Oi, Lucas. Não se cobre tanto por ter dito o que você pensa. Não me senti incomodado ou ofendido. Pensamento da gente não nasce pronto mesmo... A gente vai se fazendo. O bom é que a filosofia convida a gente a repensar sempre e desse movimento de nos dobrarmos novamente sobre nossas opiniões, vamos crescendo, amadurecendo. Fique bem! Abraço.
ExcluirO crescimento da mídia tem seus lados bons mais também tem seus lados ruins.
ResponderExcluirpor exemplo um lado bom do crescimento da mídia e dos meios de comunicação e que por exemplo através de comerciais tentam,conscientizar uma pessoa sobre oque ela esta consumindo e o mal que isso pode causar a ela como bebidas alcoólicas drogas etc...
Mais,por mais que ela tenha um bom impacto ela bate mais forte quando se trata de seus males porque a mídia engana o povo através de uma realidade disfarçada, ou seja nunca mostrando o lado que realmente deveria importar, tendo uma forte ligação com o comercio, por exemplo quando você vai comprar qualquer tipo de produto você e induzido a comprar aquele produto devido ao fato da propaganda ter atraído você e não pela qualidade do produto e muito menos ainda pelo preço, a questão é que negamos a aceitar nossa realidade atual e procuramos algo que possa esfriar nossas mentes do que estamos 'Sofrendo", e a televisão e "um ótimo aparelho" para nos distrairmos, para que possarmos viver uma vida mais esclarecidas devíamos procura ver as coisas como elas realmente são e não ver de forma "encapuzada" como a mídia os retrata.
Isso prova q por mais forte que seja nossa sociedade temos nossos pontos fracos, que nos limitam e fazem que nos esqueçamos do real motivo de lutarmos, nos distraindo e fazendo com que não apresentemos nossos problemas, ou seja, não demonstrando nossa indignação sobre a sociedade que vivemos.
Essa e minha opinião relativa aos dois textos apresentados.
Matheus Rocha Silva Diniz 7°ano 3
Oi, Matheus, também percebo que muitas pessoas acabam fazendo da Tv e outras mídias, meios para fugirem de seus sofrimentos. Uma pena... Abraço.
ExcluirVITÓRIA GONÇALVES DANTAS M. WALTER - 7º Ano 3
ResponderExcluirNa minha opinião, se continuarmos sendo influenciados somente pelas realidades expostas no vídeo fábrica de verdades é possível aproximarmos do mito da caverna. Isso por causa das “mentiras” que são ditas através dos diversos tipos de comunicação. Com o crescimento das mídias e dos meios de comunicação podemos ter malefícios e benefícios; alguns dos benefícios são obter conhecimento através dos jornais e ter informações passadas como muita rapidez. Os malefícios são que através de novelas, por exemplo, se passam falsas interpretações do local de origem da mesma, exemplificando, no Brasil temos mais mulatos e negros do que brancos, mas nas novelas que deviam “representar” o país a maioria dos personagens são brancos, a minoria negra e mulata faz papel secundário, e quando representam aglomerados, mostram-se somente violência; outro maleficio é que pode com muita facilidade alterar qualquer documento ou informação; esses meios podem influenciar a todos. Para que possamos viver uma vida mais esclarecida não devemos confiar em uma única fonte para tirarmos nossa conclusão e evitarmos nos basear nas informações passadas pelas novelas.
Oi, Vitória. A construção do conhecimento é um caminho árduo, mas também cheio de recompensas. Vamos continuar buscando uma vida mais esclarecida. Abraço.
ExcluirNa minha opinião , nós podemos associar o mito da caverna de Platão com o que expõem o vídeo, pois no mito os prisioneiros só tem acesso ao o que eles veem das sombras e se nós se dedicarmos só os desejos essenciais do corpo era como se nós tivéssemos apenas olhando para as sombras. Temos sempre que buscar a verdade como o prisioneiro buscou a mundo de fora da caverna. A mídia pode sim nos atrapalhar, pois se a pessoa começa a passar muito tempo na mídia ele esquece do mundo real e de buscar a realidade última das coisas. A mídia tem o seu lado positivo, pois nela podemos conseguir algumas informações que podem ser muito úteis no nosso dia a dia. Mas , tem algumas pessoas que se deixam levar muito pela mídia, que só acredita no que a mídia diz, que em alguns casos pode estar errada. Eu acho que a pessoa deve acreditar no que ela quiser só não pode se deixar levar, porque se não assim as vezes no que ela acredita pode ser apenas algumas mentiras. Quando a pessoa se deixa levar pela mídia ela se deixa levar pelos desejos do corpo e assim ela pode nunca alcançar a virtude das coisas.
ResponderExcluirEleonora Silva Assunção 7 2
Oi, Eleonora. è desafio nosso separar as mentiras das verdades nesse mundo confuso e desigual. Abraço.
ExcluirOi, Rodrigo. Não foi dito, pelo que me recordo, que todo espectador tem de saber de 100% do que é falado na TV e nem que ela é totalmente má. Deixo algumas provocações: VocÊ acha realmente que não existe ninguém que se engana com a TV? Por causa da facilidade em que ali se vinculam os fatos, você acredita que ela mais acomoda ou inquieta o espectador? O brasileiro, na sua opinião, gasta mais tempo com a informação pronta ou com a procura de conhecimento?
ResponderExcluirSobre a formação do indivíduo criticada a partir do consumo, acredito ser somente uma crítica pessoal do escritor. Precisamos mesmo pensar mais sobre isso. Deixo como dica a leitura do poema "Eu, etiqueta" do Carlos Drummond de Andrade.
Não sei se chega a ser "ridículo", como você falou, apresentar esse vídeo a você por ter 12 ou 13 anos. Não há nada ali fora da classificação etária. E se você não tem interesses pelo mundo da política, é um convite para que se envolva mais, pois, como diz Aristóteles, somos seres políticos na medida em que somos seres relacionais. E relação humana já é política. O nosso problema é que acabamos entendendo política somente na interpretação limitada da visão partidária. Faz parte do processo educacional de vocês a abertura para a discussão de ideias. Essa foi só uma oportunidade de apontar uma interpretação dos fatos, mas não de trazer os discursos como verdades absolutas.
No mais, agradeço os comentários. O embate de ideias é sempre bem vindo! Abraço.
No mito da caverna, os prisioneiros viam em um mundo "mentiroso", eles não viviam suas próprias experiências, apenas viam as sombras sendo progetadas na parede. Acontece algo muito semelhante com a televisão. As pessoas passam horas assitindo um programa, uma novela, quando poderiam estar lendo, observando a natureza, os pássaros, estudando, criando novas experiências de vida. A televisão é algo que distrai as pessoas de qualquer coisa que elas estejam fazendo, alguém pode estar conversando sobre alguma coisa que mudam de assunto derepente pra falar do pai do Joãozinho, da novela das oito, morreu e depois foi visto pela Clotilde lá na Conchinchina. Na minha opinião, o crescimento das mídias tem um lado bom e um ruim. O bom é que elas podem trazer informações e fazer com que as pessoas possam se comunicar (apesar de essas informações e comunicação poderem influenciar de forma errada). O ruim é que elas ajudam numa vida preguiçosa sem experiências próprias. 7ºano 3
ResponderExcluirCorrigindo meu primeiro parágrafo: doutrinar é uma palavra muito forte, acho que a palavra iludir seria a correta, pois os argumentos utilizado pelas pessoas do vídeo te induzem a acreditar somente na verdade ali apresentada, não mostrando argumentos contrários ao citado.
ResponderExcluirAgora entendi melhor sua colocação. É um ponto de vista pertinente sim! Bom que você conseguiu fazer uma leitura diferente de seus colegas. O pensamento dialético é feito de contraposições e pode ter certeza que a sua posição enriquece o debate.
ExcluirOla, Bruno! Gosto muito de ler seus artigos! Acho bastante provocadores e interessantes porque estimula o debate, a criticidade de cada um! às vezes, temos pensamentos diferentes e, ainda bem que isso acontece, por que já pensou se o mundo não fosse assim tão colorido, tão rico nas suas diversidades? Seria um tédio! Os comentários/documentários postados nos leva a uma reflexão e acho que se discutirmos um dia inteiro, talvez não chegaremos a uma conclusão. Mas o fato é que vejo a filosofia permeando todas as áreas do conhecimento e eu não consigo ser indiferente aos mesmos! Tenho que falar, mesmo com volume bem baixinho... Abraços! Parabéns pelo trabalho! Já estou com vontade de fazer filosofia para entender mais sobre esse universo!
ResponderExcluirOi, Magna!
ExcluirAchei seu comentário aqui! rsrsrs É que está sem nome e não reconheci de pronto.
Obrigado por prestigiar e acompanhar nosso trabalho. Acredito, como vc disse, que a diversidade é o que dá mais dinamicidade e cor à nossa vida. Espaços assim promovem uma abertura de nossa mente e exigem que a gente pense em coisas que normalmente não pensaríamos. Abraço!
JOÃO PEDRO GUIDO MOREIRA 7° ANO 1
ResponderExcluirNa minha opinião é possível aproximá-los sim. As pessoas serão como os prisioneiros se ficarem "acorrentadas" às mídias, e se ficarem vivendo somente pelos prazeres do corpo também. Nós temos que buscar a verdade assim como o prisioneiro buscou, lendo, estudando, interpretando e entendendo o que está acontecendo e o mundo à nossa volta.
A mídia e os diversos meios de comunicação podem nos atrapalhar nesta busca. Passamos muito tempo nela e acabamos enquecento o que esta acontecendo no mundo e nos afastamos mais ainda da verdade.
Ela tem dois lados. Um Positivo e um negativo. informações,o negativo é que ela nos afasta da verdade, pois ao assistir à uma série ou filme que você gosta muito, você está dando atenção aos prazeres do seu corpo. Portanto isso nos afasta da verdade. E o lado positivo é que muitas vezes em jornais, ela traz informações úteis como o clima (se for viajar), a situação do país em relação à política. Inclusive a mídia consegue manipular às pessoas para acreditarem em algo. Em alguma "verdade". Por isso ela aumenta a distância entre nós e a vedade.
Lucas Henrique Alves Coelho – Colégio Providência – 7ºano1
ResponderExcluirEm minha opinião é possível aproximarmos o mito da caverna com as realidades expostas no vídeo, pois um determinado programa de televisão, por exemplo, pode apresentar um fato imaginário e parecer ser real, vai depender de quem estiver vendo, para diferenciar se é real ou não.
Um dos males provocados pelo crescimento das mídias e dos meios de comunicação e informação é que várias pessoas compram vários objetos só porque aparecem em propagandas e anúncios, além de serem iludidas por determinadas notícias apresentadas, às vezes, nem precisam daquele objeto. Por outro lado, esse crescimento pode ser considerado positivo, pois pode trazer um benefício, um bem às pessoas; um dos bens provocados é que podemos ver o que está acontecendo no mundo de forma mais rápida.
Para que possamos viver uma vida mais esclarecida, existem vários caminhos, dentre eles a informação. Essa informação, buscamos através de nossos estudos; através de leituras variadas, incluindo livros de literatura, revistas, jornais; através de rádio, televisão, redes sociais, etc; além de muito diálogo com pessoas mais velhas e experientes.
Oi, Magna!
ResponderExcluirAchei seu comentário aqui! rsrsrs É que está sem nome e não reconheci de pronto.
Obrigado por prestigiar e acompanhar nosso trabalho. Acredito, como vc disse, que a diversidade é o que dá mais dinamicidade e cor à nossa vida. Espaços assim promovem uma abertura de nossa mente e exigem que a gente pense em coisas que normalmente não pensaríamos. Abraço!