segunda-feira, 11 de julho de 2016

Progresso? A que preço?


       É do senso comum o pensamento de que estamos caminhando, junto com os avanços das ciências e das tecnologias, para um futuro melhor, para uma melhora de nossa estadia na Terra. Muitas civilizações se formaram, cresceram e avançaram com o olhar no que viria à frente, no progresso. O uso da natureza, a modificação das matérias, a adaptação dos eventos à nosso favor permitiu que nossa atual geração, por exemplo, não passe as mesmas privações que nossos antepassados e que, ao mesmo tempo, construamos para as gerações futuras uma vida com menos privações que as nossas. A humanidade conquistou diversas melhorias de acordo com a ideia de progresso. Nosso país, por exemplo, se erigiu com este mesmo lema, tanto é assim que trazemos em nossa bandeira a ideia de que se conservarmos tudo o que é bom, belo e positivo (ordem) teremos por consequência o desenvolvimento e o aperfeiçoamento (progresso).
      Porém, a história quando vista de perto é outra. Nossa nação progrediu, e ainda progride, às custas de muito sangue, de muitas lutas, de muita violência. Violência aos direitos de algumas minorias, violência moral, psicológica, física. A escravidão e o massacre dos povos indígenas são provas disso. Nada veio para nós de graça. Ainda hoje é assim. Pessoas escravizadas por jornadas absurdas de trabalho, crianças sofrendo exploradas em minas de carvão, trabalhadores rurais perdendo a saúde... Quantos sonhos alheios foram assassinados para que vestíssemos uma roupa de marca, comêssemos um churrasco no final de semana ou pudéssemos viajar para o exterior? Sabendo disso, será que ainda acreditamos que vale à pena esse tipo de progresso? Ou podemos pensar que este é o preço do progresso? Como se disséssemos que sempre haverá alguma perda em nome de grandes melhoras... (tanto que não sejamos nós a perder).
   

   Você acha que o progresso vale a pena mesmo à custa de muito sofrimento? Existe outra maneira de enxergarmos essa nossa história, ou outra maneira de progredirmos? Quanto de verdade há nos argumentos apresentados na sua opinião? Existe relação entre violência e progresso? Expresse aqui sua opinião... Vamos conversar.

46 comentários:

  1. O que move um país e uma sociedade é o progresso, com ele, as pessoas passam a ter melhores condições e vidas mais confortáveis. O progresso é o motor da vida, é essencial para que não tenhamos uma mente atrofiada a opiniões tão rudimentares e para que possamos viver de uma maneira diferente e melhor do que a do passado. Se não houvesse o progresso, as mulheres continuariam cuidando da casa e não poderiam trabalhar já que era tarefa do homem; não poderíamos ter nenhum outro tipo de religião que não fosse a católica; pobres e analfabetos não poderiam votar e etc. É fato que mundo precisa progredir, não só em leis mas também na modernidade, já pensou em não ter um celular?
    O problema é que todo esse avanço vem acompanhado de muita luta e também de muita violência, não teríamos chegado até aqui se nossos antepassados não tivessem lutado tanto por isso. Pra falar a verdade, nunca parei pra pensar muito no assunto, em quantas pessoas precisaram ser escravizadas para que conhecêssemos hoje a liberdade, ou quantas mulheres morreram por reivindicar seus direitos, e quantas pessoas sofreram na ditadura para que hoje tivéssemos a democracia, essas pessoas são heroínas, se não tivessem tanta determinação nada seria como é hoje. Mas é preocupante pensar em quantos gays, por exemplo, ainda morrerão para que sua sexualidade seja aceita e respeitada, ou quantas mulheres ainda serão vitimadas para que seus corpos não sejam vistos como objeto de prazer. Ansiamos por progresso e precisamos lutar para consegui-lo, precisamos abrir a mente das pessoas. Todo o sangue e sofrimento talvez seja o preço a se pagar, por mais triste que seja, nada vem de graça.
    Fernanda Ribeiro,9° ano 2-Colégio Providência.

    ResponderExcluir
  2. Nome: Guilherme Vitor da Silva / Turma: 9-2
    A minha opinião em relação a esse documentário, é que vale a pena sim o sofrimento para o progresso, ate porque sem ele talvez nem estaríamos aqui e tento o temos hoje, também pelo fato de que o sofrimento sempre ocorre em toda evolução, pois temos que batalhar para consegui o que queremos, como se o sofrimento fosse um preço para o progresso. Em relação ao ponto de vista de enxergar o sofrimento como ruim diante ao progresso está errado, em minha opinião, pois temos que enxerga-lo como algo que foi uma etapa para conseguir o que queríamos.O que não pode deixar de citar é que, sempre alguém irá sofrer para que outras pessoas ´´vivam``, para progredir e que eu também acho que não tem outra forma de progredir, devido a violência que está em todas as pessoas como seres humanos e que a violência é algo natural para o ser humano e um modo de resolver as coisas, ou seja, há sim um pouco de relação quando se trata de progresso e violência ao SER HUMANO.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto assistia ao documentário (Guerras sem fim?), à medida que os argumentos consistentes eram expostos mostrando-nos a imagem de um Brasil pacífico e de povos gentis: pensei e repensei como este documentário cujo tema é uma pergunta incisiva e pertinente. Tudo foi ficando mais claro sobre uma “verdade” que até então não havia percebido e nem sabido. Desde a colonização do Brasil pelos portugueses, muito sangue começou a ser derramado, ou seja, antes mesmo dos europeus aqui chegarem os índios já lutavam entre si (por cultura ou ritual religioso), enquanto o homem branco massacra o seu semelhante e até mesmo tantos indígenas, pessoas como nós, por um preconceito que os estigmatizam, por motivos fúteis e banais, algo sem justificativa para tal barbárie. Só assim percebi a violência como uma constante na história do Brasil, bem como o historiador Lendro Karnal relata que trata-se de “uma guerra civil que não queremos enxergar, assim como os principais conflitos internos que houveram...”. Dizer que existe uma relação de dependência de violência para alcançarmos o progresso é um tanto paradoxal, porque VIOLÊNCIA é uma marcha para trás, retrogrado, algo que constrange o outro é cruel e indigno, enquanto o PROGRESSO é a marcha para frente , o desenvolvimento, a evolução. Mas, infelizmente foi o que vivemos no passado e comodamente no presente, pois “nós tendemos a melhorar esta memória, porque mais que a prática da violência é a atenuação da mesma...”.
    Nome: João Pedro de Souza 9ºAno 1

    ResponderExcluir
  4. Nas nossas aulas de Filosofia, conhecemos Hegel e sua Dialética que propõe a explicar como as coisas acontecem. Para ele, tudo que vemos e temos hoje teve como base um raciocínio dialético que consistia em Tese (afirmação geral sobre algo), Antítese (contra afirmação) e Síntese (uma ideia melhorada). Um exemplo muito comum é a Abolição da Escravatura, onde os escravos eram a Tese, os anti-abolicionistas eram a Antítese, e a Abolição era a Síntese.
    Mas esse processo precisa ter um mini regresso para progredir, ou seja, todas as coisas só estão assim hoje, porque uma coisa ruim aconteceu para que acontecesse a progressão, como por exemplo, umas das Guerras Mundiais, que todos não conseguem enxergar algo de bom nelas, mas graças a ela, hoje temos várias inovações medicinais e tecnológicas. Por esse motivo, a Filosofia é dada como fria, pois precisa analisar os fatos como um todo.
    Apesar deste sofrimento, acredito que o progresso vale a pena e que não exista outra maneira de progredirmos, pois apenas realizamos as coisas quando algo ruim está acontecendo e precisamos de alguma coisa para acabar com o sofrimento.
    Não é a violência propriamente dita que está relacionada ao progresso, porque depende do que está sendo analisado, mas geralmente ela está sim associada, como outras coisas ruins presentes no mundo.

    Colégio Providência
    Maria Angélica Santos Teixeira
    9º ano 2

    ResponderExcluir
  5. A humanidade esta em constante progresso, mas para que se consiga esse progresso são travadas diversas lutas nas quais há milhares de mortes, destruição e acontecimentos que ao serem analisados de maneira pontual parecem ser negativos, mas ao serem analisados de maneira abrangente vemos que tudo que ocorreu foi para uma melhora da humanidade, ou seja guerras, assassinatos, golpes políticos, escravidão foram necessárias para que a sociedade progredisse.
    Para Georg Hegel tudo que ocorreu no mundo foi para uma melhora da humanidade, é a dialética hegeliana que é responsável por esse movimento de progresso, em que uma idéia sai de si própria (tese) para ser outra coisa (antítese) e depois regressa a sua identidade, se tornando mais concreta (síntese). Por exemplo, na Revolução Francesa, a crise pela qual a França passava ao ser analisada de maneira pontual parece algo ruim, mas sem essa crise não ocorreriam as revoltas e a França não sairia da crise e não teria as idéias de igualdade, liberdade e fraternidade na França, que mais tarde se espalhou pela Europa e pelo resto do mundo.

    João Benedito do Nascimento Gonçalves

    ResponderExcluir
  6. Eu não acho que o progresso vale a pena à custa de tanto sofrimento, porém, ultimamente, durante toda a nossa história, é isso que nos vem acontecendo. Nossa história é basicamente formada por esse processo de se ter sofrimento e progresso. Ex: Ditadura Militar, Guerra de Canudos, etc. Infelizmente, no Brasil e em todo o mundo, só tomamos as medidas necessárias sobre um certo assunto quando já se houveram mortes, feridos ou uma quebra econômica, ninguém enxerga o problema antes de suas consequências serem drásticas, o que é ruim.
    Sim, há maneiras de se progredir sem precisar sofrer, basta analisar a situação, friamente, ver os pontos positivos e negativos e imaginar as possíveis consequências e se precaver, não precisa sofrer para o progresso acontecer, o que no Brasil, isso, infelizmente, não é uma realidade.
    Na maioria das situações pelas quais o mundo passou, as duas se relacionaram. Ex: Alemanha pós guerra estava quebrada, com a ditadura implantada por Hitler a economia alemã cresceu muito, tirando o país de uma fortíssima crise, porém, quantas milhares de pessoas morreram ao longo dessa história? A violência e o progresso andaram de mãos dadas ao longo de toda a nossa história.
    Laura Condé Figueiredo, 9° ano 2.

    ResponderExcluir
  7. Erick Alexsander
    9 ano 1/Colégio Providência.
    Com o passar dos anos,o ser humano,assim como tudo ao seu redor,tende a passar por constante evolução,cerca de 500 anos atrás era impossível imaginar que poderíamos ir de uma cidade a outra com tanta facilidade e rapidez,mas tudo o que é bom tem um preço,durante esse tempo,várias pessoas sofreram coisas inimagináveis para que isto fosse possível.
    Para mim,o progresso vale a pena,apesar de todo o sofrimento,melhora infinitamente a vida das pessoas,embora seja melhor progredir com responsabilidade,sem violência e afetando pouco o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito deste documentário, que mostra um pouco da história do Brasil e o seu progresso no decorrer de alguns anos.
    É evidente que este documentário mostra uma teoria de Georg Hegel. Que fala sobre o progresso. Essa teoria tenta explicar um progresso de algo, muitas vezes de uma história (o decorrer de algo).
    O progresso segundo Hegel, começa com algo muito bom como por exemplo, o início da industrialização no brasil, que trouce para os brasileiros uma independência industrial muito grande, ou seja o progresso desta história se elevou muito. Porém com isso, veio o desemprego pois as maquinas substituíram os trabalhadores. Com o desemprego veio pessoas mais pobres, trazendo também a marginalização, entre outros. Ou seja, o progresso vai sempre ter uma queda em sua história, tendo em seguida algo bom.
    Neste documentário mostra justamente isso: “Nossa nação progrediu, e ainda progride, às custas de muito sangue, de muitas lutas, de muita violência. Violência aos direitos de algumas minorias, violência moral, psicológica, física. A escravidão e o massacre dos povos indígenas são provas disso.”
    Nota: 10 > esse documentário me fez entender um pouco mais da teoria de Hegel sobre o espiral do progresso de uma história. Gosto de documentários que contam um pouco da história dos países, sendo assim gostei muito deste trabalho e do documentário.

    Aluno: Bernardo Pena e Carvalho.

    ResponderExcluir
  9. Eu não acho que é necessário tanto sofrimento assim para um progresso, não vale a pena, ainda mais porque existem outras maneiras de adquirir o progresso sem gerar tanto sofrimento igual nosso país gerou para chegar até onde chegou.
    Nós vivemos uma guerra, a qual não conseguimos enxergar, uma guerra silenciosa, que somos tão covardes ao ponto de não conseguirmos declarar tal guerra.
    As Guerras que aconteceram no passado, na história do Brasil, não serviram só pra criar revoltas e sofrimentos, graças à elas conseguimos ter um progresso. Tudo gera um progresso. Foi ruim no passado, mas trouxe uma melhora pra sociedade de agora. Como por exemplo a Guerra de Canudos: aproximadamente 5 mil militares morreram, Canudos foi totalmente destruído, as casas foram incendiadas... É muito sofrimento para gerar algo bom, mas gerou.
    É triste saber que os homens mais violentos da história da colonização do nosso país foram homenageados com o nome das avenidas, na nossa história esteve várias pessoas boas, que não foram tão homenageadas.
    É um erro negar a nossa raiz (negros, índios, etc), ela foi o que nos ajudou a progredir, evoluir, e temos vergonha disso, mas não deveríamos.


    Maria Alice – 9º 1

    ResponderExcluir
  10. O progresso que sempre tivemos, sempre foi m uma base em que um império conquista o outro uma civilização escraviza a outra, e isso sempre acabou que varias culturas foram extintas para que o progresso do mundo fosse aumentando e com o progresso sempre vem o sofrimento pois para mudar uma ditadura temos que sempre criar revoltas que sempre acabam iguais, milhares de mortos, e então não vale a pena você sacrificar seres humanos iguais a você para que o mundo evolua, pra que o progresso continue, sabemos no que tudo isso levou, com a evolução do ser humanos, as revoltas as guerras, tudo isso que aconteceu levou o nosso mundo no que é hoje, um mundo que grande parte é desigual com problemas como o efeito estufa que é uma catástrofe que afeta a todos, e ai nos percebemos que todos os nossos sacrifícios que tivemos na nossa vida não valeram a pena para que pudéssemos progredir e chegar ao ponto de acabar com a Terra, de progredir e acabar neste mundo onde milhares de pessoas são mortas por dia.
    Saymon Eustáchio Delamore de Souza

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente na maioria das vezes, ou em todas elas, os humanos não conseguem progredir sem deixar um histórico de sofrimento de algum povo, o sofrimento e a violência vêm marcando nossa história desde a antiguidade e isso não parece que irá mudar atualmente já que vivemos em uma das décadas mais violentas e estamos entre os países mais violentos do mundo o que é lastimável, mas eu creio que seja algo bem improvável progredir sem haja sofrimento, pois, infelizmente, alguém terá que sofrer para que aprendamos com essa dor e para que o país melhore em suas relações com a população.
    Os argumentos apresentados no vídeo são bons, porem não concordo com todos, como por exemplo, não acho que o Brasil seja um pais pacifico já que está entre os mais violentos do mundo e como o vídeo nós estamos em guerra mas a maioria das pessoas não consegue enxergar isso por estarem “presas” em seu mundo e não enxergarem a realidade além do que vivem. É algo muito complexo relacionar a violência ao progresso, pois houveram progressos que surgiram a partir de guerras e revoltas, mas olhando por um outro ângulo, se toda a violência levasse ao progresso o Brasil teria progredido muito por ser um país violento. No vídeo fala-se da violência contra os índios e seu extermínio, nesse caso não houve um progresso, mas “A Revolução Industrial” onde também ocorreram inúmeros casos de violência trouxe progresso para a classe operária, não muitos, mas trouxe, portanto, concluo assim que são pequenos os casos em que a violência gera progresso, mas todos os progressos surgiram a partir da violência e sofrimento de algum povo.
    Giovana G. Oliveira, 9º 1

    ResponderExcluir
  12. Afinal estamos prosseguindo ou regredindo?
    Com tanta violência no país, estamos cada vez mais desacreditados em uma melhoria, mas creio que todo esse sofrimento seja uma consequência do progresso. Como foi citado no vídeo, o brasileiro não admite que temos sim, várias guerras civis no Brasil, mas isso acontece pois muitas pessoas não sabem correr atrás dos seus direitos de forma civilizada.
    Não acredito que o Brasil seja um país pacifico, até porque as pessoas procuram a violência para solução de qualquer coisa. Há situações que podem ser resolvida de forma correta, mas acaba, muitas vezes, em morte.
    Em minha opinião, estamos em um progresso para melhoria, mas fazemos com que a violência seja uma consequência disso. Estamos progredindo cada vez mais, temos como exemplo vários fatos históricos, mas poderíamos fazer diferente, ou seja, sem o uso da agressão, seja ela psicologia ou física. Se começássemos a amar o nosso país e tentar melhora-lo ao invés de sempre preferir os países do exterior, e começássemos a respeitar o próximo independente do que aconteça, veríamos uma grande melhoria.
    Achei bem interessante o vídeo, pois me vez ver que a violência esta casa vez pior e que a situação era mais grave do que eu pensava.
    - Sabrina Stephanny, 9°2, Colégio Providência.

    ResponderExcluir
  13. O documentário Guerras Sem Fim é muito interessante, pois ele nos conta a história do Brasil por um outro ângulo que normalmente os livros didáticos não mostram.Ele aborda a violência como o preço que pagamos pelo progresso e em minha opinião creio que o progresso não vale a pena às custas de muito sofrimento.Os argumentos apresentados contém muita verdade, pois tem base na real história do Brasil.
    Para Georg Hegel, um filósofo muito importante, existe outra maneira de enxergarmos a nossa história, pois para ele às vezes precisamos que aconteça algo ruim (guerras, por exemplo) para que possamos progredir. Ele fala que a história está em constante progresso e que para isto ocorrer tem que haver a dialética, que nada mais é do que uma Tese (afirmação), uma Antítese (contra-afirmação) para resultar na Síntese (conclusões melhoradas). Exemplo de uma dialética na história é a Idade Antiga, que é contestada pela Idade Média e resultou na Idade Moderna.
    No documentário, a teoria de Hegel é utilizada, pois ele relaciona a violência como uma maneira de ocorrer o progresso.

    Maria Júlia- 9º ano 2

    ResponderExcluir
  14. O documentário “ Guerra sem fim “, nos faz um alerta de que o Brasil não é um país pacifico como se dizem, muito pelo contrario, pesquisas comprovam que somos um dos povos mais violentos do mundo. Essa violência iniciou-se antes mesmo da colonização do Brasil, onde os índios que aqui habitavam já guerreavam entre as tribos. Com a chegada dos colonizadores os índios se viram desrespeitados e violentados nos seus direitos, crenças e costumes. Tentaram catequizá-los e alfabetizá-los em diferentes línguas. Os que não concordavam eram dizimados. Desta forma, hoje no Brasil existe apenas cerca de quinhentos mil indígenas ainda brigando pelo seu espaço e direitos. Ao longo da nossa história essa violência continuou com a escravidão e as Revoltas: Emboabas, Garrafadas, Farrapos e etc.. Hoje uma das grandes guerras travadas é contra o tráfico de drogas onde milhares de jovens são assassinados, é contra o estupro de jovens inocentes, contra a violência da mulher em geral, é contra os LGTBs, contra qualquer tipo de preconceito que fere os direitos do cidadão.
    Será que um dia poremos um fim a esta guerra?

    ResponderExcluir
  15. * Você acha que o progresso vale a pena mesmo à custa de muito sofrimento?
    * Existe outra maneira de enxergarmos essa nossa história, ou outra maneira de progredirmos?
    *Quanto de verdade há nos argumentos apresentados em sua opinião?
    *Existe relação entre violência e progresso?

    Tudo começa com a natureza humana somos controladores por natureza isso é fato. O nosso almejar que impulsiona a evolução. Por exemplo: a sede de conhecimento nos levou a evolução da ciência, a sede por mais vida evoluiu a medicina, a sede de organização o sistema monetário, etc.
    Os argumentos apresentados no documentário apresentam a nossa realidade, a diferença e que essas guerras atuais não terão um aproveitamento, grande parte delas é por motivos fúteis.
    Concluo que a guerra é o caminho natural (e creio que o único) para a evolução, e que se a guerra acontece pelo menos há um bom fruto para se colher depois, pelo menos aquelas vidas foram tiradas em prol de algo, valeu à pena.

    __ Maria de Lourdes Lana Rosa de Sousa

    ResponderExcluir
  16. O texto fala como o mundo é,como nos somos,e que para o mundo evoluir,temos que ajudar,o avanço tecnológico e a ciência de hoje estão muito avançadas,mas isso não é tudo o que precisamos,o mundo precisa de muito mais.A natureza,a tecnologia e a ciência ajudaram aos dias de hoje ao não passarmos pela mesmas necessidades dos povos de antigamente,e com o avanços das coisas,os povos do futuro não passem pela mesma necessidades que nos estamos passando,como violências,roubos,corrupção,trabalho infantil,trabalho escravo,e muito mais.A bandeira do Brasil representa a ideia de que conservamos tudo o que é bom,belo e positivo(ordem),teremos por conseqüência o desenvolvimento e o aperfeiçoamento(progresso).
    O nosso mundo progrediu,e ainda continua,com muita luta e garra,mas o mundo de hoje existe crianças trabalhando enquanto deviam estar na escola,fazer o trabalho de adulto em minas de carvão,plantações de café e muito mais trabalho perigosos como estes.O texto fala também que quanto trabalho as pessoas fizessem os tijolos das nossas casas para morarmos,as roupas para nos vestirmos.Portanto essas pessoas passaram horas fazendo coisas para nos agradar e ganhar seu dinheiro limpo,com essas coisas ruins acontecendo,será que vale ainda esse tipo de progresso,pois tem gente sofrendo e querendo uma vida melhor igual a de muita gente.Existe pessoas ingratas e que são de mau com a vida,querem mais do que tem,não se sustenta com aquilo que possui,e tem gente que precisa e queria metade do que as pessoas que tem,mais não tem condições.

    Joao Henrique

    ResponderExcluir
  17. Gostei do vídeo fala muito bem de coisas que aconteceram no país como as revoltas que aconteceram,a violência no país,o descobrimento do brasil e muitas pessoas falaram da sua opinião sobre vários temas que tinha no vídeo em geral todos relacionados ao brasileiro, acho que vale a pena progredir mesmo com tanto sofrimento,a violência vem desde o processo de ocupação de dominação já é um processo de violência cotidiana o povo brasileiro é muito violento uma das sociedades mais violentas do mundo e os brasileiros usam essa violência em lugares errados como nos bares,no trânsito e o brasileiro é pacifico muitas vezes mais a maioria das vezes não, a relação entre a violência e o progresso é que a violência serve como regresso e todo progresso contém o seu regresso,por mais que seja algo ruim como a violência serviu como progresso para história isso tudo é como se fosse um espiral tem a parte alta que é o progresso e a parte baixa é o regresso e não tiver regresso, o espiral não é um espiral.

    ResponderExcluir
  18. Em minha opinião os progressos geraram pontos positivos e negativos. Alguns pontos positivos são: o avanço da ciência e da tecnologia; a educação; crescimento de indústrias (gerando empregos e menores quantidades de trabalhadores rurais);democracia; saúde; economia; aumento do IDH, entre outros.
    Alguns dos pontos negativos são: Mortes; roubos; aumento dos impostos; mecanização ( gerando desempregos); novas doenças; drogas;corrupção;poluição(sonoras,atmosférica,de rios e mares,e audiovisual);racismo e preconceito.
    Contudo, um Brasil politicamente correto não existe e nem irá existir, pois para ter um país correto necessita de bons cidadãos que contribuem para tal perfeição;o ser humano aprendeu com o progresso que nem sempre é necessário usar a ética para conseguir o que quer,sendo assim usando de má fé para conseguir realizar seus desejos prejudicando não somente as pessoas mas sim todo um país.Embora podemos notar que algumas melhoras aconteceram,mas tem muito o que melhorar.Eu acho que não vale a pena progredir com tanto sofrimento;pois não se compra uma vida ou várias vidas com dinheiro; há outras maneiras de evoluir que ainda vamos descobrir com o tempo.
    Vitória Marques Araújo-9º2- Colégio Providência

    ResponderExcluir
  19. Neste documentário tive a oportunidade de ouvir a opinião de vários entrevistados como a filósofa Márcia, o historiador Leandro Karnal, os políticos Lula, Fernando Henrique, Marina e outros pensadores.
    Através desses relatos pude perceber a história da violência no Brasil. Este vídeo mostra que a violência já estava presente na vida dos índios, antes da chegada dos europeus. É triste analisar a situação dos índios perdendo suas terras, sua cultura e sendo massacrados. Muito triste também saber o que aconteceu durante a escravidão no Brasil.
    E essa violência continua até hoje: preconceito racial, trabalhadores escravizados nos canaviais e carvoarias, a exploração do trabalho infantil, a violência contra as mulheres e tantas outras.
    No vídeo os entrevistados até tiveram discordância em alguma situação (como Fernando Henrique e Lula), mas todos mostraram a sua opinião de forma crítica e a verdade sobre como a violência afeta às pessoas.
    Na minha opinião é preciso ter progresso, mas não com sofrimento e violência. Um povo não pode ser oprimido para que o outro se sobressaia. Muitas vezes,só se conseguiu o progresso através da violência. É preciso mudar essa lógica. E isso só é possível com mudança de valores, educação e respeito ao direito de todos.
    Ana Carolina
    9º2

    ResponderExcluir
  20. O documentário nos mostra o modo de pensar das pessoas nos tempos de hoje em que elas vem o fato como de um único ponto em vez de pesquisar e analisar o fato como um todo , o que pode ser relacionado com Hegel que diz que dependendo do modo que a pessoa olhar um determinado fato ele pode tirar conclusões diferentes .
    Além disso o documentário também mostra diferentes pontos de vista, das pessoas que acham que as terras devem continuar com os produtores para que eles mantenham o Brasil competitivo no setor , e por outro lado pessoas que apoiam os índios é acham que suas terras foram invadidas e que devem ser devolvidas, o que também pode ser relacionado com Hegel que diz que uma ideia tem outra ideia oposta e a partir das duas surge uma solução mas que a partir desta solução surge uma nova ideia e outra oposta.
    Mas como kant nos fala precisamos vivenciar o acontecimento para termos juízo correto.
    ALUNO: BRUNO HENRIQUE ANO:9 ANO 1

    ResponderExcluir
  21. Em muitas vezes na história,houve revoluções,guerras,brigas,e muito sofrimento,mas,isso não foi em vão.Para Hegel,havia uma coisa que ele chamava de dialética, significa uma progressão na qual o movimento seja bom para todos no futuro. A revolução Francesa,para Hegel,que foi muito violenta,perigosa.Graças aos que batalharam,nos dias de hoje,a Revolução Francesa constitui a introdução da verdadeira liberdade nas sociedades ocidentais.Um outro exemplo é a escravidão.Muitos negros foram torturados e forçados a trabalharem em péssimas condições,sem pagamento,e muitas horas de trabalho.mas,graças a esse acontecimento,a escravidão foi abolida,proibida,embora muitas pessoas ainda fazem o trabalho escravo,mas escondidas.Na minha opinião, o progresso vale a pena mesmo à custa de muito sofrimento,pois,sempre estamos evoluindo,e,na maioria das vezes,estamos sofrendo,como a política no Brasil.Estamos lutando por um país melhor,mas,temos que conviver com toda essa corrupção. Não existe relação entre violência e progresso,pois,poderíamos progredir sem nenhuma violência,ou algo ruim,mas,graças à muitas pessoas,a maiorias das vezes,as progressões sempre são violentas,por quê as pessoas não colaboram com os outros e com si mesmas.

    ResponderExcluir
  22. Colégio Providência
    Disciplina: Filosofia
    Ano: 9°1
    Aluno: Bernardo Saraiva Oliveira Duarte
    Parte do progresso é autocontraditório, é a busca do homem para o aperfeiçoamento que segue a ideia de "atire, depois faça paz". O progresso é um estigma futuro da violência, antes que haja progresso, há de ter violência. E, porque isso acontece? Pelo esclarecimento e arrependimento do passado. Lutas contra o racismo, provavelmente no futuro, levarão à compreensão e aceitação de etnias ou raças diferentes no cotidiano, mas nem todo progresso vem da violência, as pesquisas, por exemplo.
    O progresso valerá a pena quando chegar a um ponto que possamos reverter a violência que levou ao progresso no passado para nascermos prontos, sem necessidade de sacrifícios.
    A mídia controla como vemos o caminho do progresso. Como vemos acima a mídia se refere aos colonistas como heróis, e os homenageia, mas foram eles que massacraram vários indígenas.

    ResponderExcluir
  23. O documentário é bem interessante, pois fala o que todos os brasileiros sabem, porém não assumem, ‘nós’ matamos mais que o Iraque, na década de 90, 516 mil pessoas morreram. Essa fama de pacifico que o brasileiro possui é apenas uma farsa, pois hoje não existem pacificidade neste país isso só existiu no passado, uma história violenta que muitos escondem, mas esclarece o porquê de muita coisa que vemos e fazemos hoje como por exemplo o brasileiro ser tão bom de lábia e conseguir esconder do mundo e da própria nação o fato de termos vivido várias guerras civis, mas na linguagem brasileira essas várias mortes e guerras que enfrentamos no passado não passaram de revoltas.
    O documentário esclarece não só um pouco da história do Brasil como mostra claramente o que Hegel apresenta em sua filosofia, basicamente ele demonstra a história como um espiral, um fato vai contra o outro, causa guerras e mortes mas por mais difícil que seja é possível progredir, pois é atreves de revoltas que conseguimos muitos direitos, por isso a filosofia deve ver o mundo e sua história do ponto de vista absoluto, universal para assim perceber a tese a antítese e a síntese do ocorrido.
    Aconselho todas as pessoas a assistirem esse documentário, pois além de contar um pouco sobre a história do Brasil, ele esclarece que a filosofia está em tudo não só no passado ou só no futuro, a filosofia é a junção de tudo o que o mundo da passou com um único objetivo: chegar a um consenso e mostrar que tudo que acontece de ruim é para melhorar.
    Nome: Bianca Guimarães Vieira
    Turma: 9º2

    ResponderExcluir
  24. Aluna: Cláudia Fernanda Fernandes
    Ano: 9° ano 1
    Quando li no título a palavra “progresso” pesquisei a fundo para saber qual é o verdadeiro significado de “progresso” de acordo com o dicionário progresso é: Desenvolvimento, especialmente social e tecnológico, da civilização. , olhando assim parece ser algo bom, não é? Desenvolver, fazer algo melhor mas nem sempre vai para esse caminho de progredir sempre pro bem.
    A maioria das revoltas que aconteceram no mundo foi para que acorresse uma melhorar, para ocorrer um progresso do bem . Mesmo que o progresso custe “caro” ele vale a pena, ele está sempre progredindo, nem sempre pra melhor, mas pode estar prestes a mudar algo, claro, sempre com suas consequências, porque tudo que esta fazendo a algo pra apor a isso.
    Para progredirmos sempre vai atingir alguém sendo, diretamente ou indiretamente, para progredir tem seus obstáculos e muitas vezes é algo negativo.
    Muitas vezes para alguns a violência pode levar ao progresso, sempre pode ocorrer uma certa revolta que ira levar ao progresso. Quando ocorreu a governação totalitário brasileiro para haver um progresso houve lutas e revoltas da população para tirar esse governo e melhorar as condições do Pais (Progresso).
    Pode-se dizer que a verdade em tudo que eles falam sobre a história do Brasil as revoltas que ocorreram aqui a maioria das vezes levaram ao um progresso em nosso país.

    ResponderExcluir
  25. Na minha opinião o progresso não vale a pena à custa de muito sofrimento e sim de dedicação tendo como retorno suas melhorias, a não ser que sofrimento para você seja a dedicação, portanto teremos outra forma de enxergar o progresso sendo esta maneira a qual se identifica o pensamento de que para chegarmos em algum lugar teremos que passar por desafios que nos farão sofrer. Existem várias formas de progredirmos e uma delas é o respeito entre as pessoas sendo ela a forma mais difícil de progressão nos últimos tempos pois no momento em que vivemos o respeito é algo que as pessoas não estão aplicando. Na minha opinião dos argumentos apresentados a maioria é verdadeira apenas descordo de algumas partes faladas através do vídeo. A única relação que encontro entre a violência e o progresso é baseado na nossa história ao qual os escravos eram fonte de lucro para os colonizadores que evitavam gastar suas energias e ao invés disso colocavam os próprios escravos para satisfazerem suas necessidades.

    ResponderExcluir
  26. (ID embaixo)
    Este vídeo me fez pensar em algumas coisas sobre progresso, como o ponto de vista sobre eles. Atualmente nós vemos a escravização dos indígenas e africanos como algo ruim, mas os europeus da época viam isso como uma coisa boa, como um progresso.
    Atualmente cada vez mais pessoas estão livres em suas escolhas e decisões, como os homossexuais, transexuais, negros, indígenas. Isso pode ser visto como um progresso, mas para as pessoas terem de lutar por seus direitos eles tiveram de perdê-los em algum momento da história, em um regresso, portanto a ideia de progresso varia de pessoa para pessoa.
    Vários indígenas já sofreram e ainda sofrem para terem seus direitos, isso é um regresso, mas terá um grande valor assim que eles tiverem seus direitos e poderem viver da maneira deles, sem a invasão de privacidade para fins econômicos, isso será um progresso, mas a muito tempo atrás, quando os europeus chegaram ao Brasil os índios perderam sua liberdade e muitos morreram, mas naquela época eles não eram acostumados a conviverem juntos, um dos progressos que terão é o fato de que Europeus, Indígenas, Africanos, Asiáticos, Homossexuais, heterossexuais vão conviver juntos, sem se importar com as diferenças, mas para isso terão muitos "regressos" no decorrer do tempo.

    Eduardo Ferreira C. de Souza 9º2

    ResponderExcluir
  27. Para mim não e necessário violência para que algo pregressa mas toda violência gera um progresso, mas mesmo assim essa não e a única forma de algo evoluir para melhor. Em toda a nossa história a crueldade cometida foram ditas como em nome do progresso, como o caso dos bandeirantes que foi citado no vídeo, o que nos leva a acreditar que sem sacrifícios nada pode progredir mas existe sim outra maneira de progredir que e utilizando a inteligência e parar de pensar em apenas no poder e grandeza e começar a pensar em grupo e em evoluir mais socialmente . Para mim em todos os argumentos apresentados estão 100% certos, mas o que mais me chamou atenção foi quando eles falaram sobre fatos históricos no qual atos de crueldade foram feitos mas foram encobertos dizendo que eram atos de heroísmo no qual eles eram postos como desbravadores mesmo cometendo atos terríveis. Mas porem se não tivesse ocorrido todo essa violência nos não teríamos progredido tanto quanto estamos hoje, exemplo foi o caso da escravidão que se não fosse ela hoje em dia poderia ser bem diferente, com isso tudo se chega a conclusão de que a violência apesar de ser algo ruim e de haver outros meios para que se progrida, ela esta sim relacionada com o progresso da humanidade.
    Kaique s campos

    ResponderExcluir
  28. De acordo com a teoria Hegeliana e com o texto apresentado, mostra que o progresso e muito presente na humanidade com avanços tecnológicos, descobertas, ou até mesmo historias que melhoraram aqui no Brasil como a abolição da escravidão. Como diz a bandeira do Brasil ordem (organização) e progresso (desenvolvimento) coisa que nesses últimos a nos não estamos vendo. Desde que o Brasil foi descoberto ouve muitas mudanças e avanços infelizmente com brigas, lutas, violência, mas tudo isso foi para que, à medida que os anos se passavam tudo foi melhorando, evoluindo e acontecendo cada vez mais descobertas que ajudaram párea que as pessoas tomassem mais maldade sobre as coisas que apareciam, por exemplo, novas doenças, novos remédios e as pessoas continuavam a pesquisar e achar novas coisas.
    Para que nós continuamos viajando, vestindo roupas boas muitas vidas foram sacrificadas, mas, sabendo disso este tipo de progresso não deveria continuar e poderíamos inventar novos tipos de progresso. Um progresso com muito sofrimento não vale muito a pena, existe muitas maneiras de progredimos sem muita violência, pelos argumentos apresentados a sim varias verdades, entre violência e progresso a muita relação, pois para chegar onde estamos foi preciso um pouco de violência.
    Lucas Gabriel Delgado de Oliveira, 9°ano 2

    ResponderExcluir
  29. De acordo com o texto e o vídeo, as pessoas dizem que desde 1500 estamos em uma guerra civil, mas não assumimos isso em momento algum. Segundo os historiadores o índice de morte brasileiro é muito maior do que de um país que está em guerra oficialmente declarada.
    Hegel foi um filósofo que acreditava na ideia de progresso em qualquer ocasião, tudo está em constante movimento. Ele dizia que tudo acontecia para um progresso mesmo tendo muito ou pouco regresso. Por exemplo a luta dos indígenas contra os homens brancos fez com que depois de algum tempo conseguissem se livrar do trabalho escravo, houve um regresso que foram as mortes, porém houve também o progresso que foi libertação do trabalho escravo.
    Tudo o que sempre aconteceu e ainda acontece no Brasil Hegel basearia na ideia de espírito absoluto para ver o problema como um todo e na sua dialética para responder: tese, antítese e síntese, e por fim diria que estamos caminhando para um progresso com um significante regresso.
    Mila/9 ano 2/Colégio Providência.


    ResponderExcluir
  30. O progresso feito pelos seres humanos é algo muito bom, já que a cada geração nós conseguimos melhorar a nossa qualidade de vida, aumentar nossas chances de sobrevivência, desenvolver curas para doenças e ajudar cada vez mais pessoas em situações ruins.
    Mas a que custo conseguimos esse progresso, precisamos passar por muitos coisas ruins, pois onde existir o bem, o mal também estará por lá, e vice-versa. Ex: A criação do avião foi algo muito melhor, que proporcionou viagens mais rápidas e baratas para que as pessoas pudessem se mudar ou até mesmo visitar outros lugares em todo o mudo, entretanto essas mesmas tecnologias usadas nos aviões foram usadas na guerra e acabou proporcionando milhões de mortes.
    Tais afirmações nos fazem lembrar de umas das ideias de um importante filosofo, seu nome era Hegel, e ele dizia que todas as coisas que acontecem por mais ruins que elas sejam a um bem maior por trás dela, mesmo que seja algo muito ruim, a pessoa deve analisar friamente o ocorrido para conseguir identificar esse bem maior presente e deixar coisas horríveis de lado, um exemplo disse foi o holocausto , que foi um desnecessário derramamento de sangue onde muitas pessoas morreram de uma forma horrível, mas se formos analisar os fatos essa foi uma forma de vermos o quão longe o ser humano pode chegar para conseguir o que quer , além de ser uma forma de vermos os nossos erros para não fazermos algo do tipo novamente.
    Arthur Sales – 9°2

    ResponderExcluir
  31. Progresso? A que preço?

    Umas das principais tragédias ocorridas no Brasil, tanto atuais, quanto antigas. Foram: A Ditadura militar (1964-1985), com aproximadamente 434 mortos e 210 desaparecidos. A Escravidão ( 338 anos- 22 de abril de 1500 ate 13 de maio de 1888),sem números exatos, aproximadamente, 150 milhões de mortos. Houve também o ´Holocausto Brasileiro`, o famoso manicômio em Barbacena MG, muito próximo da nossa cidade, Mariana MG, com 600 mil mortos. E uma tragédia recente, aqui em Mariana, foi o rompimento das barragens Fundão e Santarém, com 18 mortos e 6 desaparecidos. Como aprendido em sala de aula, após toda tragédia há também um progresso, pesquisei cada uma delas e achei progressos por trás das tragédias. Em relação à ditadura militar, foram; a expectativa de vida cresceu (dados do IBGE), fecundidade diminuiu (dados do IBGE), houve uma imagem de progresso nacional e durante a ditadura, devido a falta de liberdade de expressão, desse período surgiram muitas obras, peças, músicas que criticavam o governo e defendiam os cidadãos. Já na escravidão, o único e importantíssimo progresso foi a abolição da escravatura. No Holocausto Brasileiro, o progresso foi que serviu de exemplo para que pessoas com problemas mentais não sejam internadas em manicômios como aquele e os sobreviventes puderam relatar sobre o que aconteceu. No rompimento das barragens, para muitas famílias, apesar das perdas materiais, estão vivendo com uma condição muito melhor que antes, a segurança e fiscalização redobrada para que não aconteça novamente.
    Após adquirir conhecimento, com pesquisas e sobre a matéria estudada em sala de aula. Apesar das mortes, perdas, problemas psicológicos e corporais, por trás de toda tragédia ocorre um progresso significativo na história.
    Aluna: Cecília Ferreira
    Sala:9ºano2

    ResponderExcluir
  32. Colégio providência
    Disciplina: filosofia
    Professor: Bruno
    Aluna: Sara Raquel
    Ano: 9º 1

    O progresso é necessário, não importa quantas pessoas vão sofrer ou quantas vão morrer, pois sem o progresso não haverá mudança, vamos continuar sendo o mesmo país, com as mesmas leis onde tudo continuará exatamente igual.
    Há maneiras positivas de enxergarmos a história mesmo quando parece que esse lado não existe, por exemplo: A Escravidão.
    Quando existia a escravidão os negros sofriam, mas foi através da escravidão que foi criada a lei que declarava proibida a ação de escravizar.
    A relação entre violência e progresso é bem próxima, pois nós sabemos que é quase impossível realizar “um progresso" sem que seja utilizado alguma forma de violência sendo ela verbal ou física.

    ResponderExcluir
  33. Ao longo desses anos a humanidade foi evoluindo a custos dos outros, como é dito no texto, e muitas vezes esses ''outros'' sofrem para que haja o progresso.Certamente, várias exemplos podem ser citados para que essa afirmação seja mais clara, um deles são os índios, que de acordo com o vídeo, era 5 milhões e agora são 500 mil, ou seja, houve sofrimento dos índios para que houvesse o progresso da humanidade.
    No geral, não houve um progresso da humanidade sem que houvesse algum sofrimento, isso devido a várias guerras que foram disputadas pelo mundo e aos próprios humanos, que estão em constantes guerras com povos distintos.
    O conceito de violência não possui uma própria relação ao termo ''progresso'', porém nos últimos anos está tendo mais relação do que se imagina, um exemplo bem moderno é o ataque do ISIS nas regiões europeias, onde para eles, se não houver a morte de pessoas que não seguem sua religião, eles não ficam satisfeitos, ou seja, ''não obtêm o pregresso''.
    Todavia o progresso da humanidade custou muito caro para os próprios humanos, que por si mesmos geraram várias guerras para isso, ou seja, a violência. Cabe a nós descobrir e efetuar maneiras de progresso sem que haja o sofrimento de alguém.

    Aluno:Daniel Venâncio Ramos
    Série: 9°ano1

    ResponderExcluir
  34. Colégio providência
    Disciplina: filosofia
    Professor: Bruno
    Aluno: João Otávio

    O progresso só vem quando tem sofrimento, pode até ser engraçado de pensar, mas sem sofrimento não há melhorias.
    Percebemos no nosso cotidiano como por exemplo um atleta, ele treina muito ao ponto de sofrer para obter um progresso assim também quando perde um campeonato, uma disputa, isso vai gerar um certo sofrimento, que fara com que ele busque a melhoria
    Infelizmente não tem como progredir sem sofrimento, isso como uma lei, todo o sofrimento é para um futuro melhor, que pode estar próximo ou distante, como a história dos escravos por exemplo.
    Para existir uma relação ente a violência dependerá muito do ponto de vista,
    Pois há algumas violências que servem para a diversão de pessoas com ideias ruins na cabeça
    Mas se for olhar no ponto de vista como a violência das guerras. A violência gerada pelas guerras pode não ser para o seu progresso mais sim para o deles ou até mesmo ao contrário.
    Todos podemos afirmar que o progresso em que estamos vivendo hoje foi por causa da violência que houve antigamente.

    ResponderExcluir
  35. Aluno: Antônio Herico Aguiar Lopes
    Ano:9º

    Desde o inicio da humanidade até hoje o ser humano se aproveita e controla o outro tirando a sua liberdade ou até mesmo a liberdade de nações inteiras.
    Essas pessoas que são abusadas sofrem muito e uma hora elas se revoltam, tentando mudar a sua situação e viver melhor os exemplos desse caso as revoltas que tem como o objetivo conquistar uma liberdade maior, para a maioria das pessoas.
    Se as pessoas não estivessem dispostas a sofrerem e lutarem pela liberdade e por direitos iguais todo o mundo seria controlado por reis absolutistas é isso seria algo muito ruim para sociedade, pois nos não teríamos nenhum direito ou seja a gente não iria progredir e seriamos controlados por alguém. Logo o progresso mesmo custando o sofrimento vale muito a pena.
    Algumas vezes os humanos se ajudam como um todo pendo em si mesmo ou nos outros. Um exemplo um cientista que busca a cura de alguma doença, é por para todos pois ele pode chegar a cura da doença e, é bom para ele, pois ele ganha dinheiro ou até mesmo quer ajudar as pessoas.
    A violência é uma maneira de atingir um progresso de forma extrema. Geralmente ela causa mortes, mas eu acho que é por um bem maior. A violência foi um dos métodos mais utilizados no passado, pois as pessoas não era ouvidas de outra maneira. Então a violência nunca é o primeiro método usado quando as pessoas lutam pro progresso. E em alguns casos ela não é nesse saria mais em outros só ela evolui a sociedade.

    ResponderExcluir
  36. Como vimos no vídeo acima, a nossa historia está repleta de confrontos violentos e isso gerou muitos avanços para a sociedade atual . A violência sempre apressa o progresso nos trazendo benefícios como a primeira guerra que trouxe o Tratado de Versalhes ou a segunda guerra , que nos trouxe muitos progressos científicos , principalmente na medicina mesmo que muitos testes tenham sido feitos em pessoas eles ajudaram na evolução de vacinas e medicamentos necessários e a criação dos direitos humanos.
    Os fins sempre justificam os meios pois há sempre algo bom que é criado de algo ruim.
    Quando a civilização se encontra em meio a um conflito sempre surge algo bom desse conflito , mesmo que não pareça , nós conseguimos nos reerguer e criar coisas indispensáveis e muito necessárias para a vida . As vidas que serão sacrificadas são apenas pela evolução e as mortes podem ser justificadas se houver um grande progresso para a sociedade em longo prazo . E por isso a violência tem justificativa e sempre nos trará um grande progresso.
    Aluno: Antonio Sérgio Souza Neto

    ResponderExcluir
  37. O progresso vale a pena mesmo com muito sofrimento, pois se não fosse nós não estaríamos muito avançados como estamos agora.
    Não existe outra maneira de enxergarmos essa nova história, pois segundo Hegel algo ruim, violência no caso, nos ajudam a progredi, e não existe outro meio.
    As pessoas que concordam com minha opinião achara que o que eu estou falando é verdade, pois em minhas respostas estou me baseando em Hegel, um filosofo renomado, os meus argumentos parecem ser verdadeiros. Mas também terá quem não concorde com as minhas afirmações. Não da para saber exatamente a verdade.
    Em minha opinião existe relação entre violência e progresso, pois, com isso que estamos muitos avançados, e segundo Hegel algo ruim (violência) nos ajuda a progredir mais e mais.
    Nome: Gabriela Tete Ferreira
    Número: 13
    Sala: 9 ano 2
    Escola: Colégio Providência

    ResponderExcluir
  38. O titulo da postagem “Progresso? A que preço?” pode ser interpretado como uma referencia a frase que está escrita na bandeira de nosso país, “Ordem e Progresso”, pois podemos ver ao longo do vídeo que várias pessoas distintas vem comentando sobre acontecimentos marcantes na historia do Brasil, e em sua maioria foram ações que resultaram em chacinas, guerras civis, matanças e etc, Que nos faz refletir se foram realmente necessárias para esse tal “Progresso”, tantas vidas tiradas em vão, tantas sociedades massacradas e derrubadas por outros povos que se intitulavam superiores, que achavam que sabiam o que era necessário para o avanço. Já pararam para pensar como seria se os europeus não tivessem dizimado os índios, e não tivessem cometido barbaridades com os negros? O que é esta “Ordem” descrita na bandeira significa? Enfim, a postagem nos faz refletir sobre o que seria a verdadeira “ordem” descrita na bandeira de nossa nação, e se essa “ordem” pode nos levar ao verdadeiro “Progresso”. Sei que para toda melhoria devemos fazer um sacrifício, mas não podemos tomar outras melhorias que nos ajudem a não sacrificar algo importante como tantas vidas?
    Pedro Russo Emerenciano
    Colégio Providencia
    9°Ano 2

    ResponderExcluir
  39. Na minha opinião o progresso vale apena mesmo com a custa de alguns sofrimentos. Porque para se obter um grande avanço é necessário que passemos por provações e nada neste mundo se consegue sem passar por barreiras e limitações.
    Os acidentes de aviões são um grande exemplo de sofrimento que atingem várias pessoas. Através destes acidentes pode se tomar providencias para que eles não aconteçam mais.
    Não consigo enxergar outra maneira de progredirmos.
    Infelizmente no mundo em que vivemos a violência é um dos principais atos do ser humano, através dela é que aprendemos como lidar com situações. Que nos fazem aprimorar a defesa para tais tipos de violência.
    Como por exemplo os atentados terroristas em vários países. Que podem aumentar a segurança para que isso não aconteça mais.
    Como tudo neste mundo têm seu lado negativo. A violência gera vários sofrimentos a pessoas diretas e indiretas que passam por grande tristeza com os acontecimentos por este mundo.
    Para que nosso mundo se transforme devemos parar de contar com o sofrimento e a violência para que no futuro possamos enxergar algum progresso.
    Nome: John Victor André oliveira silva

    ResponderExcluir
  40. sempre haverá sofrimento para o progresso do país ou de outras coisas,pois para haver progressos é preciso que haja uma idéia e opiniões para que leve a idéia adiante, e nem sempre todos irão concordar com a opinião apresentada, assim a ordem e quebrada e haverá sofrimentos por causa disso
    possivelmente não há outra maneira de progredirmos sem discordância ou sofrimento de parte das pessoas, pois como dito acima nem todos irão concordar com a opinião impostar por outros e querer colocar a sua opinião em proposta, assim gerando um conflito entre as partes
    a verdade sim no que foi dito no texto acima, mas não totalmente dita, pois ate hoje na historia da humanidade não aconteceu nenhum progresso sem o sofrimento de pessoas, como exemplo, a independência do Brasil aconteceu sim, mais com muito sofrimento e varias mortes durante essa caminhada
    sim, a relação entre progresso e violência sempre esteve na historia do mundo, quando pensamos em progressos a base de guerras ou de revoluções e pensando assim a violência sempre estará contida no progresso da nação
    concluindo sobre o assinto discutido, em minha opinião, sempre haverá sofrimento para haver o progresso por nem todos concordarem com a opinião dada
    Colégio Providência
    Nome: Henrique Batista 9º2

    ResponderExcluir
  41. Na história da humanidade houve várias ocasiões em que o progresso foi conquistado a custa de muito sofrimento. Na medicina, por exemplo, ocorreu diversas experiências perversas em campos de concentrações, essas experiências ajudaram a medicina atual ser o que é hoje. A primeira e a segunda guerra criaram diversas tecnologias que usamos no dia a dia, a guerra fria proporcionou a chegada do homem a lua (Sendo que na época a humanidade mal tinha saído da atmosfera terrestre).Na minha opinião, quando se há um acordo estabelecido entre as duas partes, se pode quase tudo. (Claro que há exceções que claramente uma das partes está se aproveitando da outra). Bem, falando sobre atualmente, acho que em toda a sociedade terá um grupo de pessoas que estará na base da pirâmide econômica/social. O que difere um país estilo Brasil de um estilo suécia é que no Brasil o número de pessoas vivendo na base é bem maior. Para mudar esse problema no Brasil acho que de inicio o estado deve auxiliar os mais necessitados, mas também abrir portas para que novas empresas entrem no Brasil para que gerem empregos para os mesmos. Nilson 9-2

    ResponderExcluir
  42. Para mim o progresso vale a pena mesmo à custa de muito sofrimento.Por exemplo uma pessoa que sempre foi pobre e sofreu na vida e está pessoa começa a enriquecer e se torna uma pessoa de respeito na sociedade, mas para chegar aonde chegou essa pessoa passou por coisas dificies de muita violência mas no final tudo valeu a pena.
    Sim existe outra maneira de progredirmos.Usando a cabeça, pensando, dialogando.Com uma boa conversa podemos progredir como seres humanos, sem violência, usando a razão.
    Há muito de verdade nos meus argumentos pois vale a pena o progresso mesmo a custa de sofrimento pois no final tudo vai valer a pena. E também podemos progredir ser violência,fazendo acordos,conversando.
    Sim existe uma relação entre o progresso e a violência isso e vizivel na sociedade. Sempre para termos um progresso, foi envolvida a violencia.Por exemplo no caso da mulheres que ja sofreram violência pelos seus maridos e hoje tem coragem de denunciar para isso não acontecer mais. Ramon Mendes 9º ano 2 ( meu comentário está como aline lazares silva

    ResponderExcluir
  43. Em historiografia e em filosofia da história, o progresso (do latim Progressus;um avanço) é a ideia de que o mundo pode se tornar gradativamente melhor no que diz respeito à ciência, tecnologia, modernização, liberdade, democracia, qualidade de vida, etc.
    Mas como é mostrado no documentário acima o progresso vem a custa do sofrimento das pessoas que lutam para ter melhorias em sua vida . Mas até onde se deve lutar para se obter o progresso ?
    Se pensarmos por um lado o progresso vale à pena sem todas as guerras ,revoltas entre outros acontecimentos não chegaríamos hoje onde chegamos.
    Mas se analisamos o outro lado o progresso começa a ser um peso nas costas de quem lutou para que hoje tivéssemos a igualdade tanto de raças, sexos,etnias, religiões etc...
    Deveríamos ter uma sociedade com a cabeça mais aberta para o futuro e começar a enxergar que podemos sim ter o progresso sem tanto sofrimento; talvez não seja possível haver progresso sem sofrimento porque às vezes o sofrimento aparece; para mostrar que há alguma coisa de errada e que precisamos concertar,mas por que arrumar uma coisa acusto de tanto sofrimento?
    No documentário acima nos faz pensar em PROGRESSOS que fizemos no passado e faz todos nós que assistirmos refletir que em todos os progressos que fizemos até aqui todos eles tem muito sofrimento no meio para que chegássemos a nossa sociedade de hoje .
    Arrisco-me a dizer que a palavra progresso está totalmente ligada a palavra violência já que todos os progresso acontecidos até hoje foram regados de mortes.
    Ana Clara Nóbrega Zacarias n° 3
    9 ano 2
    Colégio Providência

    ResponderExcluir
  44. Na minha opinião , o progresso vale muito a pena na custa de muito sofrimento, por exemplo o Brasil no passado , nós sofremos muito por causa de ditaduras e outras coisas , mas com o passar do tempo ele só foi progredindo , só foi melhorando e agora está melhor . Não , porque de qualquer forma você terá que sofrer , batalhar para conseguir algo . Acho que poucas , porque não entendo muito do assunto retratado . Existe sim uma relação entre violência e progresso , a ditadura no passado nos mostra como as pessoas sofreram em campos de concentrações , massacres... e com o passar do tempo isso foi acabando e melhorando o nosso país

    Colégio Providência
    Aluna : Marina Fernandes
    Série : 9º ano 2

    ResponderExcluir
  45. O proceeso está ligado ao sofrimento como no exemplo:um homem que nasceu e sempre viveu em uma casa simples,nao teve um bom aprendizado pois seus pais nao tinham dinheiro para pagar uma boa escola pra ele,mas depois ele teve um progresso na vida e passou de ter uma vida ruim e possou a ter uma vida boa,mas ele chegou lá atraves de sofrimento pois nao ter boas condiçoes de vida na infancia.Nao importa se a pessoa é rica ou pobre a violencia sempre vai estar presente no seu dia a dia.O Brasil é um pais que ja passou e passa ainda violençia,tudo comçou na sua colonizaçao e se estendeu nas guerra e chegou nos dias atuais,esse progesso pode ser mudado se o Brasil perceber que a cituaçao que ele esta vivendo (violencia)nao esta boa e precisa ser mudada para que o Brasil passa a ser exemplo para outros paises.ALUNO:PEDRO HENRIQUE/9ANO2

    ResponderExcluir
  46. Infelizmente, esse vídeo falou toda a verdade. O ser humano sempre viveu em guerras, conflitos como se isso fosse fazer com que tudo ficasse melhor. Mas não importa porque sempre vai acabar sendo pior e com muitas mortes. O ser humano, assim como todo animal, tem esse espírito de guerra desde o começo dos tempos e isso é um grande defeito de qualquer sociedade. O outro assunto citado também é verdade. Os povos indígenas estavam no nosso país muito antes de nós, porque eles tem essa desigualdade negativa? Suas terras, suas plantações estão sendo roubadas por pessoas que tem o interesse principal como dinheiro, e isso é errado. Por isso devemos respeitar o espaço dos indígenas pois eles não são diferentes e mereçem ter uma parte do Brasil assim como nós.

    ResponderExcluir